Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

31 de dezembro de 2010

Há duas maneiras de matar

(De passagem pelo Blog do Cid Simoes)
«Há duas maneiras de matar: uma que se designa abertamente com overbo matar; outra, aquela que fica subentendida habitualmente sobeste eufemismo delicado: “tornar a vida impossível”. É a modalidade deassassinato lento e obscuro, que requer uma multidão de cúmplicesinvisíveis. É um auto-de-fé sem chamas, perpetrado por uma inquisiçãodifusa.»
Eugène D’Ors, La vie de Goya

28 de dezembro de 2010

Mentiras e Omissões na Mensagem de Natal

Caro(a) amiga)

O governo tem procurado ocultar o problema do desemprego em Portugal. Sócrates, na sua mensagem de Natal, não fala uma única vez do desemprego, nem dirige qualquer palavra de apoio e esperança aos desempregados. E eles e seus familiares deverão ser quase 1,5 milhões de portugueses.

O governo tem utilizado os dados do desemprego registado divulgado mensalmente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que não reflectem a verdadeira situação do desemprego no nosso País, para descreditar os números oficiais de desemprego divulgados pelo INE.
Neste estudo analiso que desempregados são abrangidos pelos números do IEFP, como estes números são construídos e quantos desempregados foram eliminados dos ficheiros dos Centros de Emprego durante o ano de 2010 para o IEFP obter os dados que divulga.

Nesta quadra é um imperativo moral não esquecer a situação de milhares de famílias portuguesas, em que o pai ou/e a mãe não têm trabalho, que por isso enfrentam grandes dificuldades, pois só não ocultando a sua situação dramática é que poderá levar a que sejam tomadas medidas. E isto apesar de Sócrates não gostar de ouvir falar da miséria, e de se irritar com quem fale dela.

Procurar mais uma vez que ela não seja ignorada, e desmontar as formas que estão a ser utilizadas para a ocultar junto da opinião pública, é também uma forma de a combater e de levar a que sejam tomadas medidas adequadas. Caso contrario a situação destas centenas de milhares de portugueses e de muitos outros que cairão certamente no desemprego, se nada for feito, vai-se agravar ainda muito mais.


O IEFP ELIMINOU 543.892 DESEMPREGADOS DOS FICHEIROS DOS CENTROS DE EMPREGO EM 2010 SEM APRESENTAR QUALQUER JUSTIFICAÇÃO. Resumo deste estudo em pdf
Divulgar este artigo é lutar para evitar que o desemprego seja oculto pela propaganda e tomadas medidas.

O Portugal de e para alguns.

Os Criadores de Emprego, dizem uns.

Os Dinamizadores da Economia dirão outros.

Eu direi mesmo uma grande filha da putice.

Isto a propósito das 18 empresas públicas cujos mandatos dos conselhos de administração terminam este mês, em 12 delas os custos com os vencimentos dos presidentes ascendem a 1,6 milhões de euros, valor a que não foram somados os prémios nem as ajudas de custo. Ler mais »

Um Bom ano para os doze!

24 de dezembro de 2010

Conto de Natal – Maria e José na Palestina em 2010


Os tempos eram duros para José e Maria. A bolha imobiliária explodira. O desemprego aumentava entre trabalhadores da construção civil. Não havia trabalho, nem mesmo para um carpinteiro qualificado. 
Os colonatos ainda estavam a ser construídos, financiados principalmente pelo dinheiro judeu da América, contribuições de especuladores de Wall Street e donos de antros de jogo. 
"Bem", pensou José, "temos algumas ovelhas e oliveiras e Maria cria galinhas". Mas José preocupava-se, "queijo e azeitonas não chegam para alimentar um rapaz em crescimento. Maria vai dar à luz o nosso filho um dia destes". Os seus sonhos profetizavam um rapaz robusto a trabalhar ao seu lado… multiplicando pães e peixes. 

Os colonos desprezavam José. Este raramente ia à sinagoga, e nas festividades chegava tarde para fugir à dízima. A sua modesta casa estava situada numa ravina próxima, com água duma ribeira que corria o ano inteiro. Era mesmo um local de eleição para a expansão dos colonatos. Por isso quando José se atrasou no pagamento do imposto predial, os colonos apropriaram-se da casa dele, despejaram José e Maria à força e ofereceram-lhes bilhetes só de ida para Jerusalém. Texto completo aqui

Sr.º Presidente Cavaco Silva, não tem nada a dizer?

O governo injectará mais 500 milhões de euros no BPN, anuncia o Público. Estes somam-se aos 4,8 mil milhões de euros já ali despejados após a sua nacionalização. O caso merece algumas observações:

1) O mesmo governo que deixou/deixa afundar centenas de empresas produtivas pelo país afora encontrou recursos vultuosos para salvar um banco insolvente – o contraste é chocante;
2) A nacionalização foi cuidadosamente circunscrita apenas ao próprio banco e não à sociedade que era sua proprietária (a qual supõe-se ainda ter património);
3) Os accionistas da holding proprietária do BPN (quem são?) foram assim poupados à nacionalização;
4) É lícito supor que esta nacionalização foi feita para evitar que o assunto fosse a tribunal, pois um processo de falência poderia tornar-se demasiado público para os interesses envolvidos;
5) O BPN ainda poderá exigir mais recursos do que os 5,3 mil milhões já recebidos, pois ninguém garante qual a dimensão do seu buraco.

Sr.º Presidente Aníbal.
- Que interesses o Sr.º Defende?
- Quanto lucrou V.ª Exª com o negócio?
- Não lhe chega a reforma milionária que (indevidamente) aufere mensalmente?



Exigi-se um presidente que se coloque definitivamente ao serviço dos trabalhadores e de Portugal e não uma marioneta dos mercados, e muito menos de um "cigano".

22 de dezembro de 2010

Quem está com Cavaco Silva.

A foto acima é bem demonstrativa dos terroristas que radicalmente colocaram Portugal e os portugueses na cauda da Europa.

São estes também que apoiam Cavaco Silva. E é Cavaco Silva, a ser de novo Presidente que voltará a defender os interesses destes em prejuízo de quem mais precisa.

Hoje mesmo assistimos ao escândalo de negarem os já prometidos 500 Euros de ordenado mínimo para o próximo mês de Janeiro. Quando estes senhores todos ganham mais de 5000 mil euros a par com Cavaco que recebe mensalmente acima de 12 mil Euros mês.

Arre porra para tanto filho da puta! Não à meio de chegar a hora que esta canalha seja varrida e que pague com cadeia e trabalhos esforçados as responsabilidades que tem pelo estado em que Portugal se encontra.

Abril de novo!

21 de dezembro de 2010

Até quando, o ano que se aproxima é sempre pior?

Depois dos combustíveis, da luz, do pão e de outros bens essenciais, chegou a vez dos transportes também aumentarem acima da inflação, já a partir do próximo mês. E, se a tudo isto acrescentarmos a subida do IVA (23%), e o corte nos salários, é caso para perguntar onde fica o poder de compra dos portugueses...

Procura-se um futuro diferente!

Benfica procura uma nova Águia para render "Vitória".
E os Portugueses procuram um presidente que os faça sair da crise. Sugiro este porque é a única candidatura capaz de construir um futuro diferente.

20 de dezembro de 2010

O BPN precisa, o Governo Injecta!

O semanário expresso noticiou que a administração do BPN pediu na passada semana um aumento de capital com o máximo de €500 milhões.

Por sua vez o Governo injecta 500 milhões no BPN e retira CGD da gestão. Avançou hoje o Jornal Público.
---
Mas, e para que se saiba, e não se esqueça, fique-se a saber que à 34 anos andam os dois, fingindo que nada têm a ver com tudo isto e apresentam-se como portadores da política salvadora... recomenda-se a leitura aqui.

17 de dezembro de 2010

Saiba para contar...

Clic no link acima e leia o artigo na integra.
Surripiado ao Salvo Conduto, Blog que se recomenda...

Incómodo, demasiado incómodo o relatório elaborado pelo ex-magistrado suíço e actualmente membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Dick Marty, tornado público ontem em Paris.

Segundo esse relatório o exército de "libertação" do Kosovo, UCK, mantinha prisioneiros sérvios em quintas, em fábricas vazias do Kosovo e Albânia ou em casas isoladas e depois de os tratar bem, de os deixar dormir, de lhes dar de comer e deixar descansar, quando os médicos de certas clínicas estivessem preparados e o negócio apalavrado, transportava-os para o centro da Albânia e dava-lhes um tiro na cabeça. De imediato, os cadáveres eram despojados dos rins e vendidos no estrangeiro. (+)

16 de dezembro de 2010

Presidente da CIP manda no Conselho de Ministros

Reunidas extraordinariamente, as excelências, essas cabeças dotadas que nos desgovernam, atarefadas como sempre, em encontrar as melhores soluções para combater a crise que eles próprios criaram e sempre, sempre em “benefício” dos trabalhadores, cá fora, essa criatura execrável, presidente da confederação dos patrões, de seu nome António Saraiva, atarefava-se a dar entrevistas explicando, antecipadamente, as conclusões do Conselho dos seus Ministros. 

Deu instruções para que sejam reduzidas as indemnizações por despedimento de trabalhadores, com justa causa. Assim será decidido. 

Aconselhou para que a contratação colectiva; os aumentos de salários e demais assuntos, até agora da responsabilidade dos sindicatos, sejam acordados com “comissões de trabalhadores” (nomeadas pelos patrões). Assim será decidido. 

E, como as poucas migalhas das indemnizações que os trabalhadores receberão, são ainda muito dispendiosas para os patrões, o Sr. C I P propôs, e as excelências aprovaram, criar um fundo, seja lá o que isso for, mas parece-me que se encaminha para mais uns descontos nos salários de quem trabalha e sermos nós, os que trabalhamos, a pagar o nosso próprio despedimento. 

A CIP impôs, a UGT disse sim, o governo decidiu. 

A CGTPP-IN e a esmagadora maioria dos trabalhadores, dos que querem trabalhar, produzir e criam a riqueza que a burguesia ostenta, estão contra mas não importa, esta “democracia” manda que uma minoria decida e imponham que a maioria se submeta. 

Mais manifestações, mais greves, muitas e muitas lutas são necessárias para pôr fim a esta ditadura. 

Quem não luta perde sempre, quem luta pode vencer. 

15 de dezembro de 2010

Ainda têm duvidas?

E agora digam lá, os que duvidas tinham, que este é ou não é, o Candidato que com toda a confiança, demonstra desde o primeiro debate (ver vídeo completo) que é o Presidente da República que PORTUGAL PRECISA!

Desculpem-me, mas só encontrei o vídeo nesse link :-((

10 de dezembro de 2010

500 Euros em Janeiro

O Governo quer fugir ao acordado sobre o salário mínimo nacional, mas não há nenhuma razão para que este não seja fixado em 500 euros, a partir de 1 de Janeiro.

A propósito deste assunto o jornal “ Região de Cister” ouviu a opinião de algumas “individualidades” do nosso concelho.

Os patrões, ditos de referência, alguns até distinguidos pelos altos responsáveis do país, estão contra este aumento com o argumento de ser incomportável para a sobrevivência das suas empresas.

O aumento do salário mínimo nacional para 500 euros corresponde a uns míseros oitenta cêntimos por dia e por trabalhador e representa menos de 0,06% dos custos salariais das empresas.

Mais uma vez, os patrões, argumento que a competitividade das empresas passa pela alteração da legislação laboral e pela imposição de baixos salários dos trabalhadores.

Discutem ao cêntimo os aumentos de salário de quem trabalha e não reclamam a redução dos custos dos factores de produção: energia eléctrica e gás dos combustíveis e transportes.

Não discutem a vergonhosa posição da EDP que se prepara para aumentar a energia eléctrica em mais de 15%.

Quanto aos salários uma contradição a ter em conta:

Se os salários são baixos, a mais-valia e o lucro são elevados, mas os mercados reduzidos. Se os salários são elevados, os mercados são importantes, mas a mais-valia e o lucro são reduzidos. Ora, as empresas têm necessidade simultaneamente de lucros elevados ( é a finalidade do sistema) e de mercados importantes ( elas têm de poder vender as mercadorias produzidas).

Só os trabalhadores criam valor e rendimento e são eles os principais consumidores do que se produz logo, os seus salários têm de ser valorizados para que a economia se desenvolva.

9 de dezembro de 2010

"the beauty of Capitalism"

Esta é a "beleza" do Capitalismo: 
Onde tudo se vende. Até as pequenas desgraças quotidianas de quem não consegue comprar o que se vende.

A CAIXA QUE ADORMECEU O MUNDO
Chama-se "Agora é que conta", passa na TVI" e é apresentado por Fátima Lopes.

AR via e-mail

8 de dezembro de 2010

Mexer nas leis laborais "é uma declaração de guerra" aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou, na terça-feira, que o facto de o primeiro-ministro, José 

Sócrates, ter admitido rever a legislação laboral "é uma declaração de guerra" aos trabalhadores.


Num jantar com militantes em Alpiarça, Jerónimo de Sousa criticou o que considera ser a "tentativa do Governo [PS] para embaratecer os despedimentos, para impor a lei da selva do trabalho, para delimitar a contratação coletiva e para liberalizar horários de trabalho".

O secretário-geral do PCP afirmou que o Governo e o patronato "pretendem rasgar a Constituição da República" e rejeitou qualquer revisão ao documento que caracteriza como "atual e fiel aos valores de Abril".

Jerónimo de Sousa apelou aos militantes do partido para se mobilizarem para "pequenas e médias lutas para responder a esta ofensiva", afirmando que "o Governo só não avançou com a revisão [laboral] porque tem medo da mobilização dos trabalhadores, demonstrada na greve geral de dia 24 de novembro".

O líder do PCP disse que "o país precisa de refletir sobre o que tem que ser alterado na política monetária europeia", assinalando que "o euro não tem qualquer saída" para Portugal.

Para Jerónimo de Sousa, "o Banco Central Europeu devia emprestar dinheiro aos Estados à mesma taxa de 1 por cento que empresta aos megabancos alemães e franceses".Retirado daqui

"Os Jovens não querem trabalhar"


Hoje, muito frequentemente, ouve-se dizer que a nossa juventude não quer trabalhar.

Bem, não quer ou não os deixam trabalhar?

Recentemente ao conversar com uma amiga cujo filho acabou a formação em Marketing, depois de fazer o estágio, enviou currículos para a TAP e outras empresas de Lisboa.

O moço foi chamado mas, o que lhe ofereceram? - Um estágio não remunerado.

Argumentou que já tinha feito o estágio mas de nada valeu. - Se quer vir para cá trabalhar tem de ser sem remuneração porque não temos verbas para pagar o seu salário.

Destas situações há todos os dias.

O Belmiro de Azevedo, que se diz o campeão do emprego, mais não faz que explorar na mão de obra escrava dos licenciados.

E tantos outros que se enchem à custa da escravidão dos jovens.

E querem que a juventude trabalhe sem ganhar um único cêntimo?

São jovens, precisam de trabalho mas trabalho remunerado, com dignidade, com direitos.

Voltamos aos tempos do fascismo em que se começava aos 10 anos, sem salário e ainda os pais tinham de dar umas prendas aos patrões para darem trabalho aos filhos.

7 de dezembro de 2010

Timor - A diplomacia anda a dormir...

O personagem que dorme profundamente, durante uma cerimónia oficial, é o excelentíssimo Embaixador de Portugal em Timor. Quem aproveita a ocasião para tirar uma fotografia, é o Presidente da República Ramos-Horta.


Julian Assange é perseguido pelo imperialismo

Wikileaks
Face às perseguições que lhe são movidas pelo imperialismo, o responsável pela Wikileaks considera um pedido de asilo à Suíça como se revela nesta entrevista à TSR.CH (ouvir aqui em francês).
Relacionado:

"DOUTRINA EM MOVIMENTO"

"...O marxismo-leninismo é uma doutrina em movimento, constantemente enriquecida pelo avanço da ciência, pelos novos conhecimentos, pelos resultados da análise dos novos fenómenos, pela riquissíma e variada experiência do processo revolucionário.

Tendo passado 127 anos desde a morte de Marx e 86 anos desde a morte de Lénine, o marxismo-leninismo foi enriquecido, no que respeita às ciências sociais, pela contribuição dada pelos mais diversos partidos na crescente diversificação e complexidade do processo revolucionário.

O enriquecimento e desenvolvimento do marxismo-leninismo é obra colectiva, resultante das experiências da luta e do trabalho teórico criativo do movimento comunista internacional e de cada um dos seus destacamentos - entre os quais, naturalmente, o Partido Comunista português."

pequeno trecho do livro: "O Partido com Paredes de Vidro"
AR via e-mail

Se Sá Carneiro não tivesse morrido, ainda hoje estaria vivo!

Respigado aqui.