Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

19 de janeiro de 2012

A alternativa nascerá da luta de massas!

Entrevista a Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP
---
A proposta de aumento do horário, sendo a mais iníqua, não pode ser desinserida de outras que estão em cima da mesa e que visam o embaratecimento e a facilitação dos despedimentos, o ataque às férias, feriados e horas extra e ...

4 de janeiro de 2012

A galinha de ovos de ouro e o não ao reformismo.

Vários Estados criaram o BCE (Banco Central Europeu), contribuindo com dinheiros públicos.

O Estado quando precisa de dinheiro recorre aos impostos (sendo um estado capitalista desfaz-se de todas e quais queres empresas que possam dar lucro entregando estas ao privado, não tendo outra alternativa de financiamento se não a carga fiscal).

Quando o dinheiro é preciso no imediato financiasse na Banca pagando juros elevadíssimo (sendo pago pelos impostos na mesma mas médio/longo prazo actual/futuras gerações).

Lógico seria, o banco dos estados emprestar ao estado necessitado, dinheiro a um juro simbólico. Não é o que acontece.

Quando banca privada precisa de dinheiro recorre ao BCE (banco dos estados) que lho empresta a um juro (1%) simbólico. Este dinheiro "barato" por sua vez é emprestado "caro" (juro elevado). Estes empréstimos são feitos ao próprio Estado de forma directa/indirecta (câmaras municipais, empresas públicas, etc) como aos privados (empresas, cidadão comum).


Resumindo:
- A banca é criada com dinheiro dos contribuintes.

- A banca empresta este dinheiro com juros aos contribuintes.

- A banca é (privatizada) privada para que o negócio favoreça o individuo e não o público.

---
Para que o Zé Povinho não se aperceba da marosca arranjam-se uns gajos(as) bem falantes para lhe dar a volta.

O fim desta "trapassa" só será possível se estivermos radicalmente contra o sistema. - Não havendo lugar (a não ser táctico e temporário) para reformismos*.


*reformismoSistema político sob o qual a transformação da sociedade, em vista de uma maior justiça social, se pode efectuar no quadro das instituições existentes, por meio de reformas legislativas sucessivas (por oposição a revolução).

1 de janeiro de 2012

O que estes governos fizeram ...

Dentro de três dias João parte para a Suíça. Vai com o irmão mais velho, aproveitando a viagem de volta entre o Natal e o Ano Novo e juntar-se-á a mais três rapazes lá da aldeia que partiram no Verão. Aos 27 anos, os dois últimos no desemprego, cansou-se de procurar aquilo que há muito por aqui não existe. Parte sem qualquer certeza, mas sempre adianta a ideia: «ou era agora ou já não era».