Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

4 de março de 2013

Rumo à Vitória


"Quando os capitalistas inauguram novas fábricas e anunciam que investiram nelas centenas de milhares de contos, isso não significa senão que centenas de milhares de contos de trabalho não pago são por eles utilizados para em novas fábricas comprar ainda mais força de trabalho, obrigar um número maior de operários a trabalhar para eles e a produzir mais mais-valia, sempre mais mais-valia. Vendo uma nova fábrica, os operários podem dizer com inteira razão:«Ali está produto do nosso trabalho, pago com produto do nosso trabalho»

Em 1962 Álvaro Cunhal calculou, com base em dados oficiais, que em média numa jornada de trabalho de 8 horas de trabalho, o operário gastava apenas 2 horas e 21 minutos como trabalho necessário, isto é, 5 horas e 39 minutos o operário trabalhava gratuitamente para o patrão. Hoje como será? com a intensificação da exploração, com a redução dos salários, com a introdução de novas tecnologias, possivelmente trabalha-se mais horas gratuitas para os patrões.


Rumo à Vitória. Obras escolhidas Tomo III pag. 45