Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

17 de maio de 2015

SÃO TODOS IGUAIS?

SÃO TODOS IGUAIS?

Claro que não são todos iguais mas são muito parecidos e estão ao nível do mais sujo e reaccionário que se pratica por aí.

Na política não basta apregoar boas práticas é preciso provar na  que somos diferentes.Comunistas e gente que se diz de esquerda, `a frente de direcções de colectividades, IPSS e outras instituições, que na prática fazem o mesmo e actuam como os patrões mais retrógrados e reaccionários, mais vale que se demitam e não enxovalhem o bom nome do partido a que pertencem. Explorar, humilhar, discriminar e mal tratar os trabalhadores não está de acordo com os princípios que defendem ou que dizem defender.

O Centro Cénico da Cela, uma instituição fundada antes do 25 de Abril de raízes antifascista  e linhas  progressistas, comporta-se hoje como qualquer empresa capitalista e como os patrões saudosistas do passado. Há muito que me chegam críticas à actuação da direcção do Centro Cénico da Cela para com os trabalhadores: Utilização dos mecanismos anti-sociais implementados pelos diversos governos de direita – contratos a prazo; estágios profissionais de duvidosa utilidade para quem trabalha, a não ser o camuflar o desemprego e as instituições usufruírem de mão-de-obra gratuita…   

 Recentemente a direcção do Centro Cénico da Cela despediu uma trabalhadora que estava com contrato a prazo mas teve o “azar” de querer ter mais um filho. A senhora teve de meter baixa por se tratar de uma gravidez de risco e a direcção despediu-a antes de acabar o fim do respectivo contrato precário. 

Esquece a direcção do Centro Cénico da Cela o mais elementar direito de quem trabalha: Direito ao trabalho, à vida digna, à maternidade e a ser pai ou mãe, a ter filhos que um dia mais tarde poderão alimentar o negócio das creches do Centro Cénico e de tantas outras que por aí existem.

Poderão as “virgens” ofendidas criticar-me por denunciar esta situação publicamente mas não ficaria bem com a minha consciência e com os princípios que defendo se pactuasse com estas injustiças. Infelizmente não é situação única na região. Anteriormente outras seguiram o mesmo caminho e desprezaram quem trabalha e se esforça para dar o seu melhor em prol destas instituições e    na altura foram por mim e por outros denunciadas. 

Terão sempre o meu desprezo e a minha voz activa na denúncia destas injustiças.

Caetano Tofes

Peço desculpas aos Srs. Dirigentes, indignados, do Centro Cénico da Cela porque errei. Afinal a trabalhadora não foi despedida, foi convidada a despedir-se mas como recusou recebeu uma carta de despedimento 1 mês antes de caducar o contrato de um ano que tinha com a instituição.
Uma semana depois estavam pedidos no Centro de Desemprego para a mesma tarefa da trabalhadora despedida.
Parece que só os dirigentes não sabiam que a trabalhadora estava grávida quando esta teve o cuidado de informar, primeiro que a sua família, os seus superiores, colegas e utentes da sua situação de futura mãe.
É melhor ficarmos por aqui e que no futuro não voltem a acontecer casos destes porque há casos muito mais graves e recorrentes.


7 de maio de 2015

Escravatura do século XXI


Na DERONE Confecções SA,http://www.derone-sa.pt/ empresa têxtil de S. Mamede, concelho da Batalha, os trabalhadores não recebem há dois meses e meio os seus baixos salários por inteiro. Em Março receberam apenas 200 euros cada um e com uma advertência dos patrões para que poupassem aqueles míseros euros.
Na DERONE Confecções SA  as 300 trabalhadoras apesar de não receberem continuam a deslocar-se diariamente com despesas de gasolina, desgaste das viaturas,  refeições  para assegurarem a produção de artigos destinados à exportação. As trabalhadoras pagam para trabalharem e o patrão fica com tudo.
Onde anda a Autoridade para As condições do Trabalho que não intervém, que não investiga a razão de naquela a produção continua a fazer-se sem interrupção, os produtos são exportados regularmente mas o dinheiro não chega aos bolsos das trabalhadoras?
E o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis e Lanifícios que tem feito para organizar, unir e esclarecer as trabalhadoras no sentido de reivindicarem e lutarem pelo que lhes pertence? Não são sindicalizadas? - Mas são trabalhadoras a necessitarem de ajuda, de solidariedade, de intervenção de todas as formas para que justiça seja feita.
A Liberdade e a Democracia ainda não passaram por aqui, o medo, a repressão estão presentes em muitas empresas como a DERONE Confecções SA. Mesmo sem receberem os patrões, ajudados pelos seus encarregados lacaios, continuam a exigir das trabalhadoras mais produção, maior produtividade, mais motivação, mais e mais trabalho.
Como é possível que dois patrões/patroas consigam manietar, amedrontar e gozarem com 300 trabalhadoras abnegadas, esforçadas que trabalham mas não recebem nada pelo seu esforço despendido?  
AS trabalhadoras perderam o salário e correm o risco de perderem o posto de trabalho, nada resta. Já toleraram tudo: A falta de salário, a falta de respeito por parte dos patrões, a repressão, a humilhação mas continuam a produzir e a deslocarem-se diariamente para o seu local de trabalho.
As trabalhadoras têm de lutar, têm de reivindicar o que lhes pertence, têm direito ao salário a viverem a sua vida com dignidade. Têm o direito e dever de não trabalharem enquanto os seus direitos não forem respeitados sobe pena de perderem o salário, o emprego e hipotecarem o seu futuro.

Esta empresa encerrou e as 300 trabalhadoras foram para o desemprego.