Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

16 de março de 2010

A Pirâmide


Construa o seu próprio negócio, trabalhe a partir de casa, seja dono dos seus rendimentos, construa o seu futuro – são slogans utilizados, para aliciar o pacato cidadão a aderir a esquemas de Marketing bem montados. 

Quem lança o esquema está no topo a ganhar milhões e, quem está em baixo, a receber tostões. 

É a ideologia capitalista, a cultura americana a penetrarem no pacato cidadão e a transmitir-lhe a ideia que ,pode enriquecer de um dia par o outro, sem qualquer esforço. 

- Herbalife, Amway,Oriflame, Tapperware, ACN, e tantos outros mas, o esquema é sempre o mesmo. 

- O esquema é simples, arranjam um catálogo de produtos, que todos usamos, para venderem o sistema em que ,os que estão no topo vão enriquecendo cada vez mais à custa dos que estão por baixo a angariar novos clientes para entrarem no sistema. 

Uns apregoam umas pastilhas milagrosas, para o emagrecimento.Recomendam a ingestão desses produtos ,2 a 3 vezes por dia mas ,alertam para a necessidade de fazerem exercício diario e beberem 1 a 2 litros de água por dia. Milagre dos milagres… Qualquer cidadão sabe que, se fizer exercício e ingerir água em quantidade suficiente, acaba por emagrecer e por ter uma vida mais saudável. 

Outros ,vendem os produtos de beleza. Os melhores dos melhores, produtos naturais, fabricados a partir de plantas medicinais. Os preços são exorbitantes ( para pagar comissões a todos os participantes na cadeia). Por muito menos dinheiro, conseguem-se os mesmos produtos ou melhores em qualquer comércio tradicional. 

Agora, está na moda os video-telefones e a integração de todos os serviços num só ( internet, televisão, telefone portátil ou fixo). É a centralização em centros espalhados por vários países,, onde controlam todas as nossas conversas, o que vemos e o que fazemos. 

Por que razão, havemos de desembolsar 200 ou 300 euros por um telefone que não faz nada mais que, uma pequena câmara incorporada num computador e, através dela podemos ver e falar com familiares e outros amigos sem desembolsar um cêntimo? 

Em todas estas situações, efectuam-se reuniões, seminários, conferências, onde são apresentados os esquemas para angariar gente para entrar no sistema, raramente se fala dos produtos. 

Mostram filmes, com gente que tem grandes mansões, os chefes, com ferraris a entrarem nos palcos, férias em ilhas de sonho, etc.etc. 

As palestras caem no rídiculo, depois de grandes doses de optimismo, de apelo ao subsconsciente de cada um, empregam as perguntas fulcrais que levam a multidão ao rubro. 

“ se você tivesse que dançar nú, no cimo de uma mesa para ser rico dançava?” e a multidão responde em unissomo que “sim”. E tantas outras tão ridiculas como a anterior. 

Muita gente, levada pelo incentivo de uma vida fácil e faustosa, abandona empregos estáveis, e acaba por perder o que tinha e o que não tinha, para passar a viver miserávelmente. 

Por detrás destas empresas, para lhe dar credibilidade, há sempre um prémio nobel disto ou daquilo, pago a peso de ouro, para dar o nome em pról do objectivo a atingir. Milhões, para os de cima, a exploração dos que estão em baixo. 

É o capitalismo de porta em porta e a viver á custa dos que, investem no sistema a pensarem que um dia poderão ser ricos.

OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE! (PEC)

em relação ao artigo/post anterior:
-É apenas mais um dos muitos marajás que foram brotando à sombra do "centrão", sempre escarnecendo do Estado enquanto garante do equilíbrio social, fragilizando as suas estruturas e afastando as populações da sua defesa, para melhor o poderem abocanhar em benefício próprio e das classes possidentes.

-Chegou-se a tal ponto que já se ouvem vozes - que antes deram o seu "melhor" contributo para este festim - clamarem agora contra mais privatizações!

-Mais vale tarde que nunca, até porque está à vista de toda a gente que o agravamento da crise é proporcional ao desmantelamento do sector empresarial do Estado.

-Isto é: com a cedência de parcelas do Estado ao grande capital - para mais, a preços de "tremoços" - as mais valias e respectivas contribuições tributárias diminuiram drasticamente, e agora aí temos o PEC com todo o estendal de restrições sobre os salários e outras participações sociais, numa clara demonstração de que serão os pobres a pagar a crise!

-Face ao "regabofe" instalado por tais marajás, com salários e reformas acumuladas de forma obscena, é o momento apropriado para devolver a tal gente, com toda a frontalidade:

OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE!

O Penedo

Original aqui
É justo. O salário mensal do Penedo é de 46 mil euros. O Penedo só em2008 embolsou 655 mil euros.
O Penedo vai receber como prémio dedesempenho referente a 2009 seis meses de salário. O Penedo, o arguido, suspenso por “alegadas” ligações criminosas “cada vez que uma empresa é privatizada abre uma garrafa de champanhe”.


Ao serem anunciadas mais privatizações este Penedo irá abrir muitas mais garrafas de champanhe. E uns cerca de 300 mil euros de bónus vêm mesmo a calhar para poder distribuir champanhe por toda a escumalha que o rodeia. Escumalha sequiosa de mais privatizações para continuarem o saque.


«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, paraflorão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concursointernacional. Aí se encontra a salvação do mundo… e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»


José Saramago – Cadernos de Lanzarote - Diário III – pag. 148


A TODOS!

15 de março de 2010

Costa Martins: 25 de Novembro e outras mentiras

- Sentiram que o Povo estava ao lado do 25 de Novembro?

A esmagadora maioria da população não estava de acordo, a realidade tem de ser dita, o 25 de Novembro, que é vendido e apresentado, é uma fraude histórica, muito grave. E com base nesta fraude histórica é que foram destruídos os valores essenciais da sociedade em que se chegou ao ponto de que se chegou, e toda a gente clama que não há justiça, mas se não há valores morais como pode haver justiça? Se não há a possibilidade de conhecer a verdade como se pode fazer a justiça? A verdade é a base essencial para a feitura da justiça, aliás as nossas leis até prevêem que no foro criminal, o arguido pode mentir à vontade.  »»»

14 de março de 2010

Um mundo que não existe…

Cláudia Raposo
À medida que o tempo passa, vão surgindo novas tecnologias. De dia para dia, a tecnologia vai evoluindo, isto para fazer face ao crescimento populacional. Estas evoluções dão-se para que a distância entre as pessoas diminua. O surgimento dessas novas tecnologias, permite um maior contacto entre as pessoas, o que faz com que o comportamento humano seja alterado. 

Como tudo na vida, essa evolução não tem só aspectos positivos tem também aspectos negativos. 

Nos dias de hoje, e à distância de um clique, temos acesso imediato a todo o tipo de informação e em qualquer parte do mundo. A comunicação entre pessoas é cada vez mais facilitada. A Ciência também, graças às novas tecnologias, tem evoluído muito. Têm-se descoberto coisas incríveis através de novos aparelhos. A Medicina todos os dias dá um novo passo, descobrindo coisas que até então eram desconhecidas. O Homem usa também as novas tecnologias, para explorar o meio que o rodeia, permite-o explorar o Universo. 

Todavia, as novas tecnologias têm também os seus efeitos secundários. Estas quebram a relação física entre as pessoas. Faz com que as pessoas se isolem no seu mundo, que não tenham contacto com o mundo físico. O mundo virtual torna-as reféns, faz com que deixem de ter contacto com o mundo exterior. Talvez nos dias que decorrem, as crianças prefiram estar em casa a jogar computador, do que a brincar na rua. Eu, pessoalmente, noto muito isso, pois antigamente o silêncio da rua era “quebrado” com o riso das crianças a brincarem. Agora, ao caminhar num jardim existe um silêncio ensurdecedor. 

As novas tecnologias, influenciam cada vez mais as relações físicas, o que está na moda são as relações virtuais. Já ninguém prescinde de uma conversa no msn, de conhecer e fazer amigos na internet. As pessoas esquecem-se que, é muito raro, arranjar relações verdadeiras e sinceras utilizando estes meios. Aí, as pessoas podem criar personagens fictícias, podem criar um mundo imaginário. Eu nunca hei-de trocar uma boa relação de amizade física por uma virtual. Esta sim, é verdadeira, tem personagens reais que vivem num mundo real. 

Cada vez mais chegam-nos notícias de abusos, fraudes por intermédio da internet. Talvez se as pessoas se acomodassem um pouco menos, muitas dessas situações fossem evitadas. 

O mesmo se passa com a grande quantidade de informação recebida. De minuto a minuto, vai surgindo nova informação, cabe-nos saber distinguir qual é a verdadeira e qual é a falsa. Mas, por vezes, a informação é oferecida de tal maneira, que nos deixa completamente deslumbrados e com a nossa inocência, leva-nos a acreditar em tudo. 

Posso concluir, que o avanço da tecnologia é muito importante em campos relacionados com a Ciência, Medicina, Astronomia. Agora a nível de convívio, não a usem com esse fundamento. Saiam de casa, mantenham contacto com a Mãe Natureza. Usufruam de todas as belezas que o nosso planeta nos oferece. Não se deixem ficar reféns dum mundo virtual, de um mundo que não existe.

A união faz a força


Observemos a natureza! 

Observemos os animais! 

Andamos tão atarefados, isolados, absorvidos nas coisas banais que não apreciamos o que está diante dos nossos olhos. 

- Os Leões para caçarem as suas presas unem-se e colectivamente é-lhes muito mais fácil obter o alimento de que necessitam; 

- Os perus, ao detectarem algo de estranho à sua especie, fazem um circulo para se protegerem e afuguentarem o intruso; 

- As raposas, no seu território, colocam-se em postos estratégicos, emitem latidos continuos até encorralarem a presa num pequeno espaço e assim se apoderarem dela; 

- As formigas, em colectivo, recolhem no verão, o alimento que consomem no inverno; 

- As abelhas, trabalham colectivamente os seus favos de mel. 

O ser humano, desdes os primórdios da humanidade, tem vivido sempre colectivamente. 

Os poderes instituidos – a sociedade capitalista –sabendo que a União Faz a Força, procura dividir, desorganizar, incentivar ao individualismo, ao salve-se quem puder. 

O capital e seus lacaios organizam a produção no sentido de tirarem partido da divisão dos trabalhadores e dessa forma obterem o maior lucro possivel explorarem quem trabalha. 

- Despedem trabalhadores efectivos para contratarem empresas externas, de trabalho temporário, de aluguer de mão de obra barata; 

- Despedem trabalhadores incentivado-os a colectarem-se em nome individual ou formarem pequenas empresas que depois vão fazer serviços aos locais onde trabalahavam anteriormente; serviços de limpeza, de manutenção, etc. 

O Capita l e seus lacaios, criam sindicatos que nada têm a ver com os interesses dos trabalhadores e que são instrumentalizados e finaciados pelos capitalistas no sentido de obterem os acordos que melhor sirvam os seus intentos exploradores. 

Observemos a natureza, observemos os animais que nos ensinam que a União faz a Força. 

Unamo-nos em torno das nossas organizações de classe, lutemos por por uma vida melhor, por um mundo em que nenhum homem explore outro homem. 

Só a luta organizada e colectiva poderá transformar o mundo!

13 de março de 2010

A comunicação social ao serviço dos poderosos.

Cláudia Raposo
De dia para dia, vamos dando cada vez mais importância à comunicação social. Já faz parte da rotina diária seguir atentamente os telejornais, bem como ler o jornal. Somos constantemente bombardeados com inúmeras publicidades e informações, vindas de todo o lado. Através da comunicação social, limitamo-nos a estarmos sentados no sofá enquanto viajamos por esse mundo fora. Estamos sempre a par de tudo o que se passa no exterior, temos conhecimento do que é de bom e de tudo o que é de mau fora das nossas quatro paredes. Tudo isso pode enriquecer muito o nosso conhecimento, pois conhecemos culturas novas, pessoas novas, ficamos até a saber o que se passa no espaço, algo que para nós (pessoas comuns) é inatingível. 

Mas por vezes, a comunicação para lucrar ainda mais, aproveita-se das coisas menos boas, tornando-as em desgraças, pois é o que vende mais. 

A comunicação social, como tudo, tem os seus benefícios como também tem os seus malefícios. Por exemplo, através desta temos conhecimento de, além do que já referi anteriormente, avanços da ciência, avisos importantes que visam o nosso bem-estar, eventos importantes, entre outros. Mas, a comunicação tornou-se de tal maneira poderosa que, controlada por grandes grupos financeiros, é capaz de alterar mentalidades e incutir a sua própria ideologia. Esta por vezes, direcciona-nos para o “local” que eles pretendem. O capital utiliza a comunicação social para nos tornar maleáveis, para nos tornar tolerantes e moldar nossas as consciências. Os seres humanos tornaram-se inocentes de mais, para conseguir lidar com algo tão poderoso, esta faz-nos mudar de opinião com uma facilidade impressionante. O seu poder de persuasão é tão enorme, que nos leva a acreditar em certos valores, ideologias que até então não faziam parte da nossa própria ideologia. 

Na minha opinião, a comunicação social deveria estar ao serviço do Povo e do País, ter mais cuidado na maneira como comunica, usando para isso, um vocabulário mais assertivo para cada assunto. Acima de tudo, darem mais importância à cultura, a informar com honestidade e transparência. Deviam também dar mais importância ao que de bom acontece, não só em Portugal como por esse mundo fora. 

Vamos dar mais tempo ao tempo!

Levantamo-nos a correr. Corremos para o trabalho. Trabalahamos a correr. Almoçamos à pressa. Vamos às compras a fugir. Regressamos a casa quando já lá deviamos estar. Quase não jantamos porque há sempre algo para fazer. E já nem descansados dormimos. (dormimos a correr acordando já cansados ) 

Os nossoa filhos vão a correr para a escola em vez de irem correr para a escola. 

Saem das aulas à pressa porque têm um sem número de actividades a realizar. 

Chegam a casa, comem a fugir, porque têm trabalhos para apresentar no dia seguinte. 

Os adultos não falam, não convivem, não partilham. 

As cianças não brincam, não têm tempo para serem meninos. 

Estamos a ser formatados para chegarmos depressa a tudo. 

Empreendorismo, competitividade, sucesso, produtividade são palavras com que todos os dias somos bombardeados. 

Não resisto a publicar aqui a angustia de uma criança de 9 anos que chegou a casa num pranto porque não tinha tempo para nada. 

O ritmo imposto é detal ordem que as crianças desde pequenas não têm tempo para brincar, para aprenderem a serem meninos. 

São aulas normais, são actividades extra-curiculares, a catequese, a natação, o bailado, a música e número infidável de actividades que não deixam espaço às crianças para darem mais tempo ao tempo de serem meninos.

Pela igualdade na lei e na vida

Dados sobre a situação das mulheres no mundo
Original aqui
● Em todo o mundo são mais de 1000 milhões os trabalhadores pobres (recebem menos de dois dólares por dia), representando 40,5 por cento do emprego total (OIT, 2009);

● Cerca de 70 por cento dos pobres de todo o mundo são mulheres (UNIFEM, 2008);
● Apenas 18 por cento das mulheres trabalham na indústria (26,6 por cento de homens), contra 46,3 por cento nos serviços (41,2 por cento de homens) e 35,4 na agricultura (32,2 por cento de homens) (OIT, 2009);
● Na Zona Euro a taxa de desemprego das mulheres aumentou de 8,5 por cento para 10 por cento(Outubro de 08/09). A dos homens aumentou de 7,3 por cento para 9,7 por cento (Eurostat, 2009);
● Persistem as diferenças salariais entre homens e mulheres na UE: as mulheres ganham, por hora, menos 17,4 por cento do que os homens (UE, 2007);
● Em África, cerca de 91,5 milhões de mulheres e raparigas com mais de 9 anos sofrem as consequências físicas e psicológicas da mutilação genital. Mais de 130 milhões de raparigas e mulheres que sobrevivem sofrem sequelas irremediáveis (UNIFEM, 2008);
● Cerca de 70 por cento das mulheres em todo o mundo sofrem violência física ou sexual, dos maridos, companheiros ou de alguém que conhecem, qualquer que seja o local, em casa ou no trabalho, nas ruas ou nas escolas, em tempos de paz e em tempos de guerra (ONU, 2009);
● Em cada ano ocorrem nos países em desenvolvimento mais de quatro milhões de mortes maternas e de recém-nascidos, devido à falta de cuidados de saúde básica e de planeamento familiar (ONU, 2009);
● Cerca de quatro milhões de pessoas são traficadas por ano, a maioria das vítimas são mulheres (UNIFEM, 2008);
● Os recentes conflitos armados matam mais civis que militares. Cerca de 70 por cento das mortes são de não combatentes, a maioria mulheres e crianças (UNIFEM, 2008);
● Em muitas sociedades, as mulheres são vítimas de violação. As que se suspeitam terem relações sexuais pré-matrimoniais, ou que são acusadas de adultério, são assassinadas pelos familiares porque a violação da castidade da mulher é entendida como uma afronta à honra familiar. Estima-se que, todos os anos, são assassinadas mais de cinco mil mulheres (UNIFEM, 2008);
● Em todo o mundo as raparigas representam 57 por cento das crianças que não estão na escola(UNESCO, 2008);
● A cada minuto, mais de 30 mulheres ficam gravemente feridas ou incapacitadas no trabalho. Por cada mulher que morre com complicações de gravidez, entre 30 e 100 conseguem viver mas com consequências dolorosas e penosas. Contudo, ninguém reconhece as 15 a 50 milhões de mulheres afectadas (Banco Mundial, 2009);
● Prevê-se um forte crescimento do emprego vulnerável em todo o mundo: cerca de 671 milhões de mulheres e 935 milhões de homens (OIT, 2009).

12 de março de 2010

Passamos pelas coisas sem as ver

Passamos pelas coisas sem as ver,
gastos, como animais envelhecidos:
se alguém chama por nós não respondemos,
se alguém nos pede amor não estremecemos,
como frutos de sombra sem sabor,
vamos caindo ao chão, apodrecidos.

Eugénio de Andrade

original aqui

Trabalho Infantil - Braga (Distrito)

A União de Sindicatos de Braga considera “inadmissível” que a Autoridade para as Condições de Trabalho tenha detetado, esta semana, casos de empresas do distrito que recorrem ao trabalho infantil. “Não se admite que, depois de nos anos 80 termos denunciado um acentuar muito grande do trabalho infantil no distrito, a própria inspeção de trabalho continue a detetar e a punir empresas que recorrem a mão de obra infantil, como aconteceu no início desta semana“, afirmou o líder da estrutura, Adão Mendes, em declarações à Lusa.

11 de março de 2010

Os três da vida airada...

original aqui
Cocó
«Estou aqui para ser primeiro-ministro!»
Aguiar-Branco em 2008 só os activos financeiros no BES atingiam meio milhão de eurose 118.600 euros em aplicações no BBVA. Os rendimentos declarados nesse ano foram de 230 mil euros.

RANHETA
Rangel considera que ser primeiro-ministro «não é nada apetitoso».
e
facada
A independência dos media está tão afunilada, a desvergonha atingiu tamanho desvario, e a ensurdecedora mudez dos comentadores, é de tal modo gritante quando as notícias correm a favor dos seus patrões, que se torna difícil classificar o quese está passando.

Todos os dias e em todos os noticiários televisivos e outros meios de comunicação somos obrigados a beber com os olhos oucom os ouvidos a mesma purga.

Um gato mijou fora do caixote, logo um batalhão de câmaras e repórteres entrevistam Passos Coelho, Rangel e Aguiar-Branco. O cão deixou o presente na relva e Aguiar-Branco, Rangel e Coelho têm que se pronunciar sobre a matéria.

E ninguém se exalta, reclama, vitupera contra esse escândalo que é de ver três burgessos que se apresentam comosalvadores da pátria e os tratam como se assim fosse.

10 de março de 2010

Não há quem apague a puta da "luz"?

Não desarmam
Estejam onde estiverem a demência é uma constante. Desta vez é o cardeal Julio Terrazas que fazendo jus aos seus pares e à sua "doutrina" afirma que o terramoto do Chile é uma chamada de atenção de Deus para pedir mudanças.

"O Senhor nos chama a atenção, o Senhor intervém e nos pede a mudança", assim proclamou na sua homilia deste Domingo.

Este homem que está à cabeça da Igreja Católica da Bolívia desde 1997 indicou que cada pessoa deve reflectir e examinar "qual é a maneira, qual é o estilo, qual é a forma que o Senhor tem para comunicar com o seu povo".

"É importante ver o sinal da presença de Deus, que como uma lâmpada acesa, como um fogo, está constantemente a tratar de iluminar as pessoas e as sociedades", apontou.

Não há quem apague a puta da "luz"?

original aqui

Mais uma porta fechada

Cláudia Raposo
Para começar tenho de mencionar que segundo, o art.º 65 da Constituição da República Portuguesa, “Todos têm direito para si e para a sua família, a uma habitação, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”. Quer isto dizer que, todo o ser humano tem direito a um espaço que o proteja a si e à sua família das condições climatéricas (água, chuva, frio, vento, …), onde possa guardar os seus bens. A habitação deve possuir pelo menos, as condições mínimas para levar uma vida digna.

Será que esse direito é de todos?

Uma pessoa para adquirir uma habitação, tem duas hipóteses, ou compra ou aluga. Existem inúmeras casas para esse fim. É óbvio que, as pessoas preferiam comprar mas, visto a ter um custo elevado, têm que optar por alugar. 

Eu, entre tantas outras pessoas, fui “obrigada” a alugar uma. Como é óbvio, preferia viver numa casa que fosse minha, pois todos os meses tenho que proceder ao pagamento de uma renda, ou seja, estou a pagar por uma casa que não é minha. Eu, ainda tentei comprar uma mas, aos preços que se encontram é-me totalmente impossível, para já. 

O nosso governo tem (tinha) essa mesma noção como também tem (tinha) consciência de que isso leva os jovens a adiarem a saída da casa dos seus pais, por consequente a sua independência, também ela se torna tardia. 

Para incentivar os jovens a conquistar a sua liberdade, esse criou há já vinte anos um apoio para esses mesmos jovens, o IAJ (Incentivo de Arrendamento a Jovens). Os jovens alugavam uma casa e o governo, mediante um contrato, comprometia-se a pagar 70% da renda. Este programa era dirigido a jovens até aos 30 anos, os quais teriam que se dirigir a um balcão da Caixa Geral de Depósitos. Estes eram os intermediários, era onde se preenchia a ficha de candidatura e onde se entregavam os respectivos documentos, estes além de serem os de identificação eram também fotocópias da licença de habitabilidade, contrato de arrendamento e recibo de renda do mês em que o pedido era feito. 

Ao ter conhecimento deste incentivo, procurei uma casa que reunisse a s condições necessárias e avancei com a minha candidatura. Mas, como tudo neste país, é um processo moroso, tive que aguardar três meses por uma resposta. Esta ainda poderia ser positiva ou negativa. Após tanto tempo de espera, recebo a confirmação de que o meu pedido tinha sido aceite. Afinal, a demora valeu a pena. 

Este incentivo era renovado todos os anos, até o meu marido perfazer 30 anos. E assim foi, todos os meses recebia o apoio por transferência bancária. Tenho de confessar que, o apoio era fulcral para mim e para os milhares de jovens que também o recebiam. 

Mas, chegando ao ano de 2007…acabou. 

O Estado, há já algum tempo, que vem habituando os portugueses a retirarem-lhes as poucas coisas boas que ainda oferecem, sendo esta mais uma para a lista. 

Como o governo gosta de ajudar os jovens, decidiu substituir o IAJ pela Porta 65, tendo sido uma péssima troca. Este novo (des)apoio veio alterar por completo a minha vida e a vida de tantos outros jovens. O IAJ apoiava mais de vinte mil jovens, a Porta 65 apoia entre 5 a 10 mil jovens, alguma coisa não está bem. 

Foram feitas imensas alterações, ou melhor, foi tudo alterado. As condições necessárias para se candidatar são absurdas e houve um corte brutal no valor do incentivo. O Estado criou uma lista de rendas por município, onde foram estipulados limites de renda consoante a tipologia da casa e a zona onde essa se encontrava. Mas essa lista é também algo absurda, pois estipularam valores que não são praticados nas zonas assinaladas e, ao acontecer isso, torna ainda mais difícil os jovens concorrerem, pois como a renda é superior ao valor dessa lista, a candidatura não pode ser submetida. E ainda… a partir desse momento as candidaturas são enviadas pela internet, tendo sido criado um site da Porta 65, que contém o formulário para nos candidatarmos. Eu, como tantos outros candidatos, não tendo acesso à internet em casa, logo tive que me deslocar a um local que a tivesse, o que se tornou num incómodo. Quanto ao valor monetário, pior ainda. Esse valor foi reduzido para metade, e ainda não satisfeitos, esse valor de ano para ano vai decrescendo, o que faz com que a determinada altura o apoio ronda a módica quantia, uns absurdos 50 euros. 

O aparecimento da Porta 65 apanhou-me completamente desprevenida, a mim e aos restantes usuários do IAJ, a maioria teve que regressar ao lar dos seus pais.

Mais uma vez os jovens sentem-se injustiçados, esquecidos, abandonados pelos nossos governantes. Isto, como jovem que sou, revolta-me imenso. O estado devia apoiar-nos muito mais, devia incutir-nos o gosto de sermos portugueses. Que nação temos nós se, em vez de fazerem de tudo para nos tornarmos umas pessoas responsáveis, colocam-nos enjaulados na casa dos nossos pais. 

Eu tenho esperança de que um dia tudo mudará. 

Os Jovens do futuro jamais seguirão as pegadas dos Homens do passado!

9 de março de 2010

Ministra da saúde "preocupada com os contribuintes"

Na verdade, se estivesse efectivamente preocupada com o «dinheiro dos contribuintes» não andava, nestes vários anos que já leva de ministra da Saúde, a permitir o êxodo dos melhores especialistas de todas as especialidades médico-hospitalares do SNS para o sector privado, por não lhes garantir remunerações adequadas e carreiras seguras, para depois os contratar «à peça» e a peso de ouro aos seus novos patrões, os negociantes da Saúde, a quem, entretanto, a mesma ministra e o mesmo Governo Sócrates vão oferecendo hospitais construídos com dinheiros públicos para serem «administrados» pelos interesses privados.
As promessas de Ana Jorge já não enganam ninguém. Nem com sorrisos.
A promessa aqui

8 de março de 2010

Nós e o Mundo

Cláudia Raposo
Cada dia que passa chegam-nos notícias de alguma catástrofe natural. Começo a habituar-me que, todas as semanas, ocorra um sismo, um tsunami, furacões, … Porquê? Para saber o porquê, basta fechar os olhos e tentar escutar a Natureza. Em tempos ao fazê-lo, ouvia-se a Natureza a sorrir de alegria, ouviam-se as flores a desabrochar, o sol a nascer, ouvia-se o som da vida. Mas agora… A Natureza está triste, revoltada com todo o mal que o Homem lhe faz. Este queima, afoga, mata, destrói, enfim, comete barbaridades tremendas. 

O ser humano não tem noção do quão importante é a Natureza, para a sua vida, para a vida de todos. É ela que nos dá o ar que respiramos, dá-nos água para matar a sede, comer para saciar a nossa fome. A vida dela é a nossa vida. 

Revolta-me imenso olhar para um mundo que, a cada dia que passa, está a ser destruído por quem mais precisa dele. A Natureza revoltada com toda a sua ingratidão, age dessa maneira, com esses gestos naturais. Isto, talvez, para nos alertar que algo não está bem, que não estamos agir em conformidade com ela. O ser humano esquece-se que basta um gesto da Mãe Natureza, para a raça humana se dissipar da face da Terra. 

A Natureza só se está apoderar e a cuidar do que, em tempos, já foi dela. 

O Homem tem muitas qualidades, mas também tem bastantes defeitos, dois deles a ganância e o egoísmo. Este nunca está satisfeito com o que tem, quer sempre mais, e mais, … Então a forma que este pensa que é mais eficaz para obter tudo o que quer é, tirar aos outros e fazer guerras, e mais guerras, … Para isso, colocam pessoas inocentes, muitas delas crianças, em perigo, aproveitando-se muitas vezes disso mesmo. 

Em todo o mundo existem milhares, milhões de pessoas que não têm que comer, que beber, o que vestir, … Morrem abandonadas, entregues à sua sorte (azar). Levam uma vida cheia de dor e sofrimento, sem saberem o porquê. 

Quem tem coragem de fazer tal barbaridade? 

Têm que ser pessoas muito más, horríveis. Eu era incapaz de fazer tal coisa, fazer mal aos outros em meu benefício. Nunca me iria perdoar, nunca conseguiria chegar à noite e deitar-me de consciência tranquila. Abomino por completo, as pessoas que mal tratam as outras, que se aproveitem dos mais fracos, ou melhor, menos fortes. 
As crianças são as mais frágeis, logo tornam-se mais vulneráveis. Eu adoro crianças. Além de ser mãe, também eu um dia fui criança, sei perfeitamente qual a importância de se ter uma boa infância, para que nos tornemos uma pessoa melhor. 

Todas as pessoas, enquanto pais, incutem na educação dos seus filhos a partilha, o respeito, a ajuda ao próximo, princípios éticos e morais. 

Mas, afinal. O que fazem elas (os pais) no seu dia-a-dia? Onde estão esses mesmos pais? Onde está o respeito, a partilha? Em casa? Ensinam de uma maneira, mas agem de outra? 

Que espécie de pessoas somos nós? 

Em que é que nos estamos a tornar? 

Eu não quero que o meu filho cresça e viva num mundo onde a ganância, o egoísmo reinem! 

Eu quero um mundo onde todos possamos dar as mãos, onde todos estejam unidos por uma única causa: Um Mundo Melhor!

Um mundo onde a Paz, a Alegria e o Amor falem mais alto.

8 Março - Mulheres de Abril no Século XXI

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Faz hoje 100 anos

7 de março de 2010

Viva o Dia Internacional da Mulher!

Mulher branca, mulher negra
De etnia cigana
ou de outra qualquer
Simplesmente mulher.

Mulher bonita,
Mulher elegante,
mulher sedentária ou errante
espelhado no teu semblante
a alegria de ser mulher

Mulher operária e camponesa
ou de outra profissão qualquer,
Mulher explorada e discriminada
Serás sempre mulher

Mulher parida
mulher doméstica, mãe e avó
Mulher jovem, idosa ou de meia-idade
teus seios não amamentaram
Mas serás sempre mulher

Mulher amante,
Prostituta ou companheira
Amada num sítio qualquer
serás sempre mulher.

Mulher ciente, mas amarrada
que luta, que se revolta
Mulher com vontade de crescer
A luta é o caminho

Para um novo alvorecer
E quando esse dia chegar
E não mais amarras houver
Terás muitas a teu lado
e o orgulho de ser mulher.

Viva o dia Internacional da Mulher!

Deixem os jovens curtir a vida!

Eu que não fui menino nem jovem (comecei a trabalhar com apenas 10 anos) entendo que só se é o jovem uma vez na vida. 

Está na moda criticar a juventude, é-nos transmitida essa mentalidade pelos poderes instituídos, pela comunicação social, pelos moralistas da sociedade. 

Os pais que criticam os exageros dos filhos e que se esquecem do tempo em que eram filhos também. Não tínhamos o que hoje os jovens têm mas, éramos irreverentes, gostávamos de nos divertir, de fazer as nossas noitadas de fazer as coisas próprias da juventude. 

Os patrões que acham que os jovens não gostam de trabalhar – digo eu, e ainda bem. Trabalhar sem receber ou por salários miseráveis – trabalhem os filhos deles. 

Trabalhar com 10 ou 12 anos? – Não! Deixem os jovens serem meninos. 

Os professores que se queixam dos jovens devem antes reivindicar um ensino de qualidade e condições de trabalho nas escolas onde todos se sintam bem. 

Conheço muitos jovens que, tal como eu e a maioria de nós, foram irreverentes, rebeldes, moinantes e são hoje homens e mulheres conscientes do seu papel na sociedade. 

Fosse outra a sociedade – Justa, livre e democrática – teríamos jovens felizes por desfrutarem dos prazeres da sua juventude. 

A contradição entre o novo e o velho há-de sempre existir, porque só assim podemos evoluir e construir um futuro melhor.