Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

16 de abril de 2010

Face Oculta + 1 processo a caminho do arquivo

Todas as escutas do processo Face Oculta que envolvem o primeiro-ministro foram já destruídas, garantiu o juiz presidente... (+)

«Não é próprio de um político comentar essas decisões, nem ocupam um milímetro do meu pensamento». Assim respondeu José Sócrates aos jornalistas... (veja aqui)

O nosso Eng. Socrates esquiva-se ás perguntas dos jornalistas sobre o apagamento das escutas do processo face oculta. Diz-se preocupado com a governação exigente e dificil.

Eu sugeria uma folga pois sempre daria para aliviar o sacana do cinto, o engenheiro comentava, o juíz, procurador ou essa "máquina justiceira" divulgava as escutas e acabava-se com esta dita polémica, afinal quem não deve não teme.

Assim, pelo andar da carruagem e a julgar pelo que se tem passado, ainda vamos ter mais um processo arquivado onde ficará a suspeita sobre o nosso Engenheirinho e ninguém mesmo será culpado, mas sim todos inocentes, senão mesmo indeminizados...

Bloco Esquerda e o "camarada Alegre"

Dois artigos que recomendo e que deixo aqui parte de cada um para vos suscitar desta forma o vosso interesse. 1º artigo / 2º artigo

Francisco Louçã disse que «Manuel Alegre (...) está acima de qualquer partido»?
 "Sobre o apoio à candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, o líder do Bloco de Esquerda justificou que «é um candidato que depende de si próprio e que está acima de qualquer partido»."

Comprende-se... O rapaz chegou recentemente à política... É inexperiente... Ou então é a luta tenaz para arranjar mais uns votinhos...


E Manuel Alegre? O que diz Manuel Alegre? (+)

«A minha casa política é o PS», avisa Manuel Alegre

Irra! Já é vontade de contrariar o Louçã!...

Alegre está-se nas tintas para o PCP (2) mas quer os votos do PCP...
Ver aqui artigo completo

*** ***

No seu enésimo «post» no «arrastão» a favor de Manuel Alegre, Daniel Oliveira aborda os atrasos e indefinições do PS no apoio a tal candidato e depois remata, pura e simplesmente, desta forma a meu ver gloriosa e inesquecível (sublinhado meu):«Com estas indecisões, ganha, antes de mais, Cavaco Silva, que aparece como consensual à direita.E, depois, o Bloco de Esquerda, que prova que o candidato que decidiu apoiar cria mesmo problemas à ala direita do Partido Socialista. Incluindo a Sócrates.» Pois é, leio isto e, querendo deixar propositadamente de lado considerações sobre infantilismos e maturidades políticas, não posso deixar de considerar que bem aviados estamos se esta é a «nova forma de fazer política» de que o BE tanto se reclamou nos seus primeros anos de vida. Com efeito, nesta frase só vejo tacticismo, calculismos, mesquinhas contabilidades de perdas e ganhos e aproveitamentos e nem um cisco de designio democrático ou nacional nem um grama de preocupação real com o amanhã e o depois de amanhã.
 ... Desculpem a brutalidade da frase mas cada vez mais me parece que o grande respiro táctico do BE nas presidenciais se pode resumir numa frase do género «Saiamo-nos nós bem e o resto que se lixe».

15 de abril de 2010

Foram-se os dedos, venham os anéis!

Primeiro, discretamente, pequenos anúncios, com placas artesanais, ofereciam os seus serviços na compra de ouro. “ Compro ouro, pago em dinheiro”.
Agora, aí estão por todo o lado, casas abertas ao público onde compram ouro e outros valores, pagos em dinheiro.
Isto é espelho da sociedade onde vivemos.
Comprar um anel, um fio, uma pulseira em ouro ou oferecer a amigos e familiares foi, ao longo dos tempos, uma forma de ter algo de valor, que um dia pudesse ser útil em caso de necessidade.
A miséria, a pobreza, a fome, o desemprego, os salários em atraso, a exploração desenfreada têm sugado a força de trabalho daqueles que produzem toda a riqueza.
Foram-se os dedos das mãos calejadas pelo trabalho, venha de lá o pouco que lhes resta, os anéis.
Voltamos ao tempo antigo, vender, penhorar para continuar a sobreviver.
São sempre os mesmos a lucrar com a miséria dos que nada têm.

Bob Dylan - Blowin in the Wind


How many roads must a man walk down, Quantas estradas precisará um homem andar
Before you call him a man? Antes que possam chamá-lo de um homem?
How many seas must a white dove sail, Quantos mares precisará uma pomba branca sobrevoar,
Before she sleeps in the sand? Antes que ela possa dormir na areia?
Yes and how many times must cannonballs fly, Sim e quantas vezes precisará balas de canhão voar,
Before they're forever banned? Até serem para sempre abandonadas?
The answer, my friend, is blowin' in the wind A resposta, meu amigo, está soprando no vento
The answer is blowin' in the wind A resposta está soprando no vento

Yes and how many years can a mountain exist, Sim e quantos anos pode existir uma montanha
Before it's washed to the seas (sea) Antes que ela seja lavada pelo mar?
Yes and how many years can some people exist, Sim e quantos anos podem algumas pessoas existir,
Before they're allowed to be free? Até que sejam permitidas a serem livres?
Yes and how many times can a man turn his head, Sim e quantas vezes pode um homem virar sua cabeça,
Pretend that he just doesn't see? E fingir que ele simplesmente não vê?
The answer, my friend, is blowin' in the wind A resposta, meu amigo, está soprando no vento
The answer is blowin' in the wind. A resposta está soprando no vento
Yes and how many times must a man look up, Sim e quantas vezes precisará um homem olhar para cima
Before he can see the sky? Antes que ele possa ver o céu?
Yes and how many ears must one man have, Sim e quantas orelhas precisará ter um homem,
Before he can hear people cry? Antes que ele possa ouvir as pessoas chorar?
Yes and how many deaths will it take till he knows Sim e quantas mortes ele causará até ele saber
That too many people have died? Que muitas pessoas morreram?
The answer, my friend, is blowin' in the wind A resposta, meu amigo, está soprando no vento
The answer is blowin' in the wind A resposta está soprando no vento

"pequena lista da engrenagem bipolarizada PS/PSD"

Também por aqui se pode verificar que o PSD de cara lavada irá continuar a fazer mesmo no caso de um dia voltar a ser governo (espero que nunca mais o seja, mas fica o alerta)


Fernando Nogueira: 
Antes -Ministro da Presidência, Justiça e Defesa
Agora - Presidente do BCP Angola 

Jorge Coelho: 
Antes - Ministro das Comunicações, Transportes e Obras Publicas
Agora - Presidente da Mota & Engil 

José de Oliveira e Costa:
Antes -Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Depois -Presidente do Banco Português de Negócios (BPN)

Rui Machete: 
Antes - Ministro dos Assuntos Sociais
Agora - Presidente do Conselho Superior do BPN; 
Presidente do Conselho Executivo da FLAD 

Armando Vara: 
Antes - Ministro adjunto do Primeiro Ministro
Agora - Vice-Presidente do BCP 

Paulo Teixeira Pinto: 
Antes - Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Agora - Presidente do BCP (Ex. - Depois de 3 anos de 'trabalho' saiu com 10 milhões de indemnização !!! e mais 35.000EUR x 15 meses por ano até morrer...)

António Vitorino: 
Antes -Ministro da Presidência e da Defesa Nacional
Agora -Vice-Presidente da PT Internacional; 
Presidente da Assembleia Geral do Banco Santander Totta (e ainda umas 'patacas' como comentador RTP) 

Celeste Cardona: 
Antes - Ministra da Justiça
Agora - Vogal do CA da CGD 

José Silveira Godinho: 
Antes - Secretário de Estado das Finanças
Agora - Administrador do BES 

João de Deus Pinheiro: 
Antes - Ministro da Educação e Negócios Estrangeiros
Depois - Vogal do CA do Banco Privado Português. 

Elias da Costa: 
Antes - Secretário de Estado da Construção e Habitação -
Agora - Vogal do CA do BES 

Ferreira do Amaral:
Antes - Ministro das Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte)
Agora - Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato.
Adaptado de um mail enviado pelo A. Carvalho

Não basta pedir perdão

O papa hoje durante uma missa no vaticano pede para que os cristãos reconheçam erros cometidos, mas é preciso muito mais que isso. É necessário que os responsáveis sejam punidos pelo crime, desde os que cometeram o acto aos que o  silenciam. A justiça é para todos incluindo a Igreja o Papa até ao simples cristão... 

14 de abril de 2010

Sobre a CEE

"comentário de A. Carvalho num blogue"
Ao ler o seu post, lembrei-me de meia dúzia de questões que estão sempre na minha visão desta UE, quer quanto aos seus princípios, quer quanto aos métodos para os atingir, bem como o nome atribuído aos sócios do clube que não se portem dentro da sábias decisões e objectivos a ser atingidos.

Quanto aos princípios:

1 - A questão económica do aço como base e depois a politica agrícola comum.

2 - Combate politico(mesclado de defesa comum), mas com componente militar diferente dos países aderentes.

3 - Após a queda do bloco de leste e do chamado perigo comunista, foi gradualmente programada uma politica militar de confronto não só com o leste mas com a própria Europa não alinhada (veja-se a guerra na Yoguslávia-Kosovo) e o papel desempenhado pela Alemanha.

4 - Uma politica interna de submissão à politica de guerra dos EUA (Apoio à guerra no Iraque e Afeganistão) onde a troco de nada positivo, se ensaiou a maior mentira financeira e económica dos tempos modernos (Roubos de massas monetárias incalculáveis Bancos, Seguradoras, offshores e afins) Imobiliários Subprimes, etc. etc.

5 - O celebre tratado de Lisboa (fez agora 10 anos) onde se teceram e apregoaram as mais e melhores politicas de criação de emprego, aí estão todas provadas, como a burla informativa e manipuladora de opinião, traçada e alimentada por políticos sem vergonha e jornalistas e donos dos media, que a troco de benesses politicas mais não foram que agentes de manipulação.

6 - A actual direcção politica da UE, não tem nada a ver com os interesses dos povos da totalidade dos países que dela fazem parte. Ela é como sempre foi, a vontade e orientação económica dos países mais poderosos (obviamente a Alemanha, França e Inglaterra) que com toda a certeza, não estão, nem nunca tiveram a ideia de desenvolver a Europa com princípios de solidariedade entre povos e estados, mas sim como a caminho mais amplo e livre, para que os seus produtos fossem vendidos aos pseudo-novos ricos, tipo Grécia, Portugal ou Irlanda.

Como já se sabia, agora, para pagar a dívida, serão como sempre será, os povos desses países a pagar a factura de tal mentira e para além disso, ainda serão os bodes expiatórios perante a opinião pública de que são eles os principais culpados da desvalorização do Euro em relação ao dólar, o perigo da chamada falência (mais um embuste do capitalismo selvagem e neoliberal) e as agências ditas de rating (pagas e suportadas pelos EUA) como suporte cientifico financeiro para a cruzada sempre eminente contra os salários da generalidade dos trabalhadores.

Tanta trapaça junta, só pode dar um cheiro e uma comida requentada e podre, pelo que aos povos destes países chamados de falidos, só resta um caminho. Atirar pela borda fora tanto mentiroso, incompetente e vigarista chamado gestor tipo BCE, FMI e Agências de Rating (pseudo-técnicos de moeda falsa). Só assim, teremos uma Europa livre, democrática e solidária.

CAVACO HOMENAGEIA TERRORISTA

O presidente da República, Anibal Cavaco Silva, homenageou dia 11 de Abril o marechal António Spinola. O sr. Spinola foi presidente do chamado Exército de Libertação de Portugal (ELP), organização terrorista criada pelo ex-pide Barbieri Cardoso, e do MDLP. Estas organizações praticaram numerosos crimes em 1975 e 1976, como o assassínio do padre Max, o ataque à Embaixada de Cuba, incêndios de sedes do PCP e actos bombistas. Associou-se à homenagem o presidente "socialista" da Câmara Municipal de Lisboa, que não teve pejo em dar o nome do referido indivíduo a uma avenida da cidade.

12 de abril de 2010

“O Congresso já está. Falta convencer o País.”

...pois, pois, e para que se faça mais do mesmo basta insitir em promessas e mais promessas.

Já o PS/Socrates o fez e outros PS/D o têm feito. Mudam as moscas mas a trampa continua a mesma.

O actual discurso contradiz a prática. Aprovaram o Orçamento mas agora já não o fariam, o mesmo acontece com o PEC.

Agravam as condições de vida da grande maioria do povo em favorecimento de meia duzia. Mudam de lider à máquina / lavam a cara e vêm dizer que nada têm haver com o passado. Está aí mais hipocrisia para depois mandarem as culpas para os da frente e carregarem sobre os mesmos do costume.

10 de abril de 2010

Pensão de aposentação: 20 perguntas e 20 respostas

Temos recebido centenas de emails de trabalhadores a pedirem informações sobre as consequências das alterações que o governo pretende introduzir no Estatuto da Aposentação através da Lei do OE2010 e mesmo solicitando um conselho sobre o que devem fazer. Na impossibilidade de responder pessoalmente a cada trabalhador, decidimos reunir neste texto as perguntas e as duvidas mais frequentes e responder a elas. O objectivo é disponibilizar aos trabalhadores interessados uma informação que lhes permita tomar a decisão, que só cada um pode e deve tomar, mas de uma forma fundamentada. É a decisão de se aposentar ou não, portanto é uma decisão muito importante, que vai ter consequências graves na sua vida futura, e por isso não deve ser tomada nem de um forma apressada nem sem informação consistente. Também construímos uma folha de cálculo que qualquer trabalhador poderá utilizar para calcular a sua pensão da aposentação antes e depois da publicação da Lei do OE2010 , que está disponível em www.eugeniorosa.com na pasta "ULTIMO ESTUDO" com o nome "Folha de cálculo para calcular de uma forma rápida a pensão da aposentação".

9 de abril de 2010

Ainda em relação à "postagem" anterior*

*"perdoai-lhes Sr. que eles não sabem o que fazem"
Sobre este tema podemos garantidamente dizer que não sabemos da missa um terço... e infelizmente já imaginamos como vai acabar: em peixe, isto é nada.
É mais uma caterva de criminosos que vão ficar na sombra à espera que a onda passe, para depois continuarem impunemente as suas práticas abjectas, até que a justiça humana lhes possa cair em cima, já que a "justiça divina" além de cega como a outra, é também surda e muda.
Mas uma outra questão interessante surge no meio desta desculpabilização instuticional: - Onde estão aqueles que, a propósito de casos passados, defendiam as penas mais severas, tais como a castração? Vimo-los e ouvimo-los com pose de entendedores opinar sobre estas e outras medidas "cautelares" para evitar situações futuras, diziam. Neste momento, ninguem os ouve, ninguem os trás para os holofotes para nos mostrarem a sua douta sapiência.
Bem, neste caso dos servidores da igreja, e porque se trata de um juramento voluntário de abstinência sexual, faz todo o sentido que no acto do juramento, aí sim, lhes seja ministrada a medida cautelar e preventiva de castração, não vá o diabo tentá-los...

6 de abril de 2010

"perdoai-lhes Sr. que eles não sabem o que fazem"

Ah e tal, pedofilia também existe noutros sectores da sociedade... Existe, existe mas não é a mesma coisa. Nos outros sectores da sociedade quando apanhados são julgados e condenados. Na igreja ficam-se por um simples pedido de perdão.

De repente grande parte dos blogs de direita passou a usar esse argumento. Declarando-se ofendidos pelas críticas acabam por defender os actos de pedofilia praticados por sacerdotes por esse mundo fora.

Uns chegam mesmo a afirmar que está montada uma teia que visa apenas a destituição de Ratzinguer, outros vão mais longe e afirmam que se pretende a destruição da igreja. Com essa actuação mais não fazem do que vestir o hábito e fazer o monge à sua própria dimensão. Estou esclarecido.

Julgava eu que para os católicos estes actos seriam passíveis de redobrada condenação, porque ignóbeis, porque praticados na própria casa e em tudo contrários à doutrina que supostamente deveriam defender. Enganei-me, redondamente, pelo que leio. Talvez por aqui se entenda como foi possível esconder casos e casos durante dezenas ou centenas de anos.

Silenciaram-se as vítimas, ameaçaram-se as testemunhas, tudo em nome da "fé" (+)
---
Eu sempre disse que não é boa ideia ter o vinho na sacristia. Sangue de Cristo? Desse também eu o bebo! Tenho uma garrafa dele, Brites de Aguiar, preparada para o Domingo de Páscoa e quase que garanto que não irei fazer a figurinha de um sacerdote francês que antes de ir para um funeral fez aquilo que só o sacristão ousava fazer, emborcou o vinho da missa todo.

Conclusão, chegou atrasado e com uns valentes copos a mais ao funeral que devia oficiar, na pequena localidade de Muret, no sul de França e acabou a esmurrar um dos amigos da defunta. Teve que soprar ao balão e acabou detido pelos gendarmes.

Agora o arcebispado diz-se "consternado", mas quem não está pelos ajustes são os familiares da defunta (+)

5 de abril de 2010

A LUCIDEZ DE MÁRIO SOARES

Eis parte do enigma. Mário Soares, num dos momentos de lucidez que ainda vai tendo, veio chamar a atenção do Governo, na última semana, para a voz da rua.
A lucidez, uma das suas maiores qualidades durante a sua longa carreira politica.
A lucidez que lhe permitiu escapar à PIDE e passar um bom par de anos, num exílio dourado, em hotéis de luxo em Paris.
A lucidez que lhe permitiu conduzir da forma "brilhante" que se viu, o processo de descolonização.
A lucidez que lhe permitiu conseguir que os Estados Unidos financiassem o PS durante os primeiros anos da Democracia.
A lucidez que o fez meter o socialismo na gaveta durante a sua experiência governativa.
A lucidez que lhe permitiu tratar da forma despudorada amigos como Jaime Serra, Salgado Zenha, Manuel Alegre e tantos outros.
A lucidez que lhe permitiu governar sem ler os "dossiers".
A lucidez que lhe permitiu não voltar a ser primeiro-ministro depois de tão fantástico desempenho no cargo.
A lucidez que lhe permitiu pôr-se a jeito para ser agredido na Marinha Grande e, dessa forma, vitimizar-se aos olhos da opinião pública e vencer as eleições presidenciais.
A lucidez que lhe permitiu, após a vitória nessas eleições, fundar um grupo empresarial, a Emaudio, com "testas de ferro" no comando e um conjunto de negócios obscuros que envolveram grandes magnatas internacionais.

Jerónimo de Sousa diz que PEC se opõe a princípios da Constituição


Secretário-geral  do PCP criticou a defesa do programa feita por Cavaco como  "uma estranha forma de defender o País" 
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou ontem as declarações do Presidente da República em defesa do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) e referiu que o PEC contraria os princípios da Constituição.
No sábado em Loulé, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, sublinhou que Portugal precisa de estabilidade e que "neste momento, independentemente de se gostar ou não gostar do PEC, temos de nos colocar na posição de defender Portugal perante o estrangeiro".
Num comício na Covilhã, o líder do PCP contestou ontem aquela posição, referindo que a defesa do PEC pelo Presidente é uma "estranha forma esta de defender o País" e que "não é isto que diz a Constituição da República Portuguesa". Para Jerónimo de Sousa, em causa estão os princípios de desenvolvimento consagrados na Constituição, tendo em conta que o PEC "constitui uma repetição de agravadas receitas, medidas e orientações que tantos sacrifícios, desigualdades, injustiças, têm imposto à maioria do povo português", justificou.
O secretário-geral do PCP destacou os vários cortes sociais impostos pelo PEC e concluiu que "este é um programa que vem acrescentar crise à crise".
PECado Mortal de todos os trabalhadores!

Este PEC mata lentamente:
O futuro
As reformas
o trabalho
o trabalhador
Portugal


4 de abril de 2010

Ainda o código do trabalho.

Conversa com uma trabalhadora. A realidade ao vivo.

23:00- Hoje não trabalhas, estás de férias? 

23:05- Não! Antes fosse. Esta semana trabalho dia sim, dia não. Amanhã estou em regime de "adaptabilidade" uma lei do novo código de trabalho proposto pelo Sócrates! Esta já está a fazer doer a alguns adeptos dele. Pena que muitos dos meus colegas não me tenham dado ouvidos em devida altura...agora temos que aguentar todos a situação! Esta lei está mencionada no código de trabalho de uma forma dúbia. Aliás eu diria mesmo, de uma forma estrategicamente dúbia! 

23:15 -Então só ganhas dia sim, dia não? 
Mas isso é escandaloso. 

23:20 -Não. Esta lei permite ao patrão mandar-nos para casa quando há menos trabalho (Não é o caso) e temos de trabalhar noutras alturas mais horas diariamente. No ano passado no primeiro trimestre do ano foram despedidos todos os trabalhadores que estavam a contrato, por alegadamente se avizinhar uma quebra de trabalho. O que não se verificou e depois o resultado foi termos de trabalhar nós (os efectivos) 12h dia. Consegues imaginar o que é trabalhar por exemplo das 9h da manhã às 21h? Ou das 05h da manhã às 17H? 

23:22 -Claro que consigo. É retroceder ao século passado. 
Só falta queimarem-nos vivos dentro das fábricas como fizeram às mulheres nos Estados Unidos quando lutavam pela redução do horário de trabalho. 

23:25 -Mais ou menos isso! Tivemos prevista uma entrada em Lay-off. Foi constituída (porque a lei assim o obriga) uma "comissão de acompanhamento ao processo de entrada em Lay-Off" que nem sequer chegou a ter início. Tudo não passou de uma encenação por parte da entidade patronal para se candidatar a fundos comunitários. 







23:26 -Claro, foi para isso que o código foi alterado. Defender o patronato e fazerem dos trabalhadores autênticos escravos.

a reputação do Papa.


De toda a parte chegam notícias de estórias aberrantes vindas do clero. Notícias antigas, mais recentes e de hoje, que nos dão conta do pesadelo vivido por milhares de rapazes e raparigas marcados para toda a vida por actos execráveis, vítimas inocentes às mãos de centenas de padres e freiras... exactamente aqueles em que, por vezes, mais confiavam.
Quanto mais se levanta o véu que cobriu durante décadas a prática da pedofilia no seio da Igreja, de uma forma tornada quase natural, tal a quantidade esmagadora de casos, mais se percebe o papel encobridor e cúmplice das hierarquias da religiosas. Como se está a descobrir, não poucas vezes, em vez de afastarem ou punirem um sacerdote comprovadamente pedófilo, compravam o silêncio de vítimas e familiares, transferindo o predador para outra paróquia, onde, como seria de esperar, voltaria a atacar crianças e jovens.

Auroeuropa, sindicalismo amarelo,António Chora, BE e uma grande salgalhada


Alguns trabalhadores são, se facto, colaboradores!

9.4. A RELAÇÃO COM A COMISSÃO DE TRABALHADORES

A opção por uma relação privilegiada com a comissão de trabalhadores pressupôs que a escolha dos membros que integrariam esta futura estruturarepresentativa não fosse deixada ao acaso! Quando se começou a pressentir o desejo de constituição desta estrutura, provavelmente estimulada pelos membros ligados aos sindicatos da CGTP — muitos deles eram desconhecidos formalmente por não quererem revelar a sua identidade —, a empresa rapidamente «entrou em jogo». Contactou sigilosamente o director de cada uma das áreas para que este indicasse nomes de trabalhadores de «confiança» que pudessem integrar a futura estrutura.
hiperligação ao original

3 de abril de 2010

Governo e empresas não utilizaram até ao fim de 2009 mais de 6.359 milhões de euros de fundos comunitários


Duas das razões mais importantes da persistência da grave crise que o País enfrenta é a quebra continuada no investimento e no consumo interno. Sem investimento não se criam empregos, nem se moderniza a economia nem se aumenta a competitividade das empresas. Sem aumento do consumo, as empresas não conseguem vender o que produzem, entram em falência e lançam mais trabalhadores no desemprego. De acordo com o INE, em 2009, a preços correntes, o investimento total caiu em -15,7% e o consumo em -2,6%. As previsões do governo constantes do PEC:2010-2013 revelam que a situação não vai melhorar nos próximos anos. Assim, a preços constantes, em 2010, em relação ao investimento prevê uma nova quebra de -0,8%; no consumo publico uma redução de -0,9%; e no consumo privado mais 1%, o que será difícil de atingir devido à tentativa do governo e do patronato para congelar salários e pensões, e para aumentar IRS.

Um meio importante que o governo e as empresas têem para combater estas quebras é a utilização atempada e eficiente dos fundos comunitários. Mas neste campo a incapacidade, ou a incompetência, quer do governo quer dos empresários para os utilizar são claras e preocupantes.
hiperligação ao original

Este mundo e o outro


Qual a função dos media, nomeadamente a TV? A TVI, que tem andado nas bocas do mundo pela alegada tentativa de ser arregimentada para o PS e José Sócrates, vai apresentar um programa em que se vão estabelecer “contactos com algumas almas geralmente designadas como sendo «do outro mundo»”. Digaa TVI disser, ele “constituirá mais um reforço, provavelmente não deliberado nem sequer inteiramente consciente, da ofensiva em curso desde há muitas décadas contra a Razão e o racionalismo em nome de outras supostas formas de conhecimento.Sinais dos tempos…


E por um pesado motivo: é que o racionalismo conduz ao lúcido conhecimento das sociedades, à identificação das iniquidades, à indignação, ao combate pela transformação. Ao passo que o irracionalismo, complementado com o descrédito da Razão, transporta boa parte das questões, se não todas elas, para as penumbras da secundarização ou mesmo do esquecimento.

Não direi que esse objectivo esteja em quem se lembrou de promover a participação de «almas do outro mundo» nas emissões da TVI: por vezes as motivações são mais que remotas, até estão apenas no que dantes se diria ser o «air du temps».

Mas, como diria o outro, lá que as há, há.

O "Milagre da multiplicação"


Longe vai o tempo em que a usura era pecado mortal… Talvez por isso e ou por o juro oferecido às contas poupança ser “superior a 5%” – vá lá saber-se… – a Fábrica do Santuário de Fátima foi apanhada na bancarrota da Islândia. Castigo de Deus ou consequência natural da ganância capitalista?


 Entre os credores incluídos na lista agora publicada estão instituições religiosas: as Carmelitas del Sagrado Corazón e a Fábrica do Santuário de Fátima. Se tivessem sido mais prudentes, saberiam que milagres da multiplicação se podem encontrar na Bíblia, mas que quando se trata do universo financeiro do capitalismo é preferível consultar Marx. da multiplicação se podem encontrar na Bíblia, mas que quando se trata do universo financeiro do capitalismo é preferível consultar Marx.
hiperligação para o original