José Carlos Ary dos Santos
Isto vai meus amigos isto vai
um passo atrás são sempre dois em frente
e um povo verdadeiro não se trai
não quer gente mais gente que outra gente
Isto vai meus amigos isto vai
o que é preciso é ter sempre presente
que o presente é um tempo que se vai
e o futuro é o tempo resistente
Depois da tempestade há a bonança
que é verde como a cor que tem a esperança
quando a água de Abril sobre nós cai.
O que é preciso é termos confiança
se fizermos de maio a nossa lança
isto vai meus amigos isto vai.
30 de abril de 2010
Crise vs Gripe
«Vacina anti-gripe, "anulada parte da encomenda" pelo governo francês deu 2 milhões a um Laboratório, outros continuam em negociações. In Jornal Oueste-France (hoje).»
Esta pequena nota no jornal dá-nos conta, do que já significou noticias sobre o Vírus H1N1 e o que significa hoje para os mesmos orgãos de informação.
Certo é, como todos sabeis, que o pânico criado foi motivo dos laboratórios ganharem muitos milhões de milhões. Significando do outro lado da balança despesas enormes, que agravaram a situação actual.
A fúria (que atribuem aos mercados) é de tal ordem, que não bastou, é preciso ir mais longe dizem ainda alguns (passos & companhia) que se dizem de diferentes.
Fazem recair sobre a Povo tudo quanto diz respeito a sacrifícios, deixando os apoios, as benesses de vária ordem para os homens de confiança, aos disponíveis, do género daqueles que estão sempre à mão.
Os abastados e ao seu regime capitalista, cabe arrecadar a maior fatia e logo, logo aparecerão outras crises, se necessário mais guerra, governos fantoches, repressivos, sempre em nome do interesse nacional; e assim vão alimentando os cofres já abastados; sempre e até quando?
O Sétimo dia….
Dizem os católicos que Deus criou o mundo em seis dias e ao sétimo descansou.
Em honra de Deus, trabalhar ao Domingo é pecado.
Ainda não vi a igreja católica ou os seus serventuários indignarem-se com o grande capital, dono das grandes superfícies, por obrigarem os trabalhadores a terem de trabalhar ao domingo e nos feriados.
Quando se trata de explorar quem trabalha e beneficiar quem explora já não há pecados.
Com a vinda a Portugal do “representante de Deus na terra” já há tolerância de ponto para bajular sua excelência.
O dinheiro tudo compra. Os maiores exploradores deste país, os parasitas, os vigaristas, praticam as maldades durante a semana e vão, ao Domingo, à missa para que sejam perdoados e voltarem ao mesmo na semana seguinte.
Os pobres, os trabalhadores, se tiverem pecados, nem ao Domingo têm tempo para pedir perdão e acumulam o “ pecado” de não serem filhos do mesmo “ Deus”.
Dizem os católicos que é mais fácil um “camelo” entrar no buraco de uma agulha que um rico entrar no paraíso.
Não precisam…os ricos já vivem no paraíso e os pobres habitam o inferno.
Amen!
29 de abril de 2010
Portugal Bate no Fundo
«No panorama político e empresarial português trava-se a batalha final pela posse e conservação do poder. É uma luta de vida ou de morte que pode (e vai mesmo) ser fatal para as estruturas sóciopolíticas do grande capital. Esta fase envolve já todas os organismos dirigentes das instituições superiores do regime, desde o Presidente da República e o primeiro-ministro, à Assembleia da República, aos tribunais, às polícias, à advocacia, ao empresariado, à banca e à Igreja. Todos são apanhados em falta e todos se recolhem à sombra da inocência. A existência de uma tal situação não é apenas imoral. ...
***
O País já está nas mãos da banca mundial, das multinacionais, da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional. Se apenas estas entidades exigissem para já o pagamento das dívidas contraídas pelos governos portugueses, Portugal entraria irremissívelmente em falência. Entretanto, os grandes negócios dão crescentes lucros. A «crise económica» passa-lhes ao lado. ...»Excelente artigo, leia na íntegra aqui
"Se houver essa necessidade, estaremos preparados"
Hoje o Ministro das Finanças mais conhecido entre os amigos pelo Teixeira disse:
"Na orquestra o maestro conduz a orquestra mas não é ele que toca piano"
O Teixeira Santos lembrou ainda que a Comissão Europeia disse esta quarta-feira que não são necessárias mais medidas no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento: "Se houver essa necessidade, estaremos preparados", concluiu. (...)
«A União Europeia, é proprietária desta grande orquestra musical conhecida pelas iniciais UE. A ela foi chamado "o português, Maestro José Manuel", ao "Piano", que de forma configurativa representa todos os "instrumentos entregues aos três maiores partidos com acento parlamentar". Há ainda "o grupo coral" que afinadinho canta umas coisitas, mas depende sempre de "terceiros" para cantar... é um "grupo" que teve origem em "vários grupinhos" e mais tarde "formaram um Bloco; o possível..."
Quem não canta nem toca este tipo de musica não tem entrada nesta orquestra. É o caso de "um grupo" que se recusou sempre aos ditames dos donos da orquestra e de seus associados. Cada vez com um maior numero de elementos, canta e toca musica popular em conjunto e sempre com o povo e para a população.
Lutam todos os dias, já lá vão mais de 80 anos, mas continuam sempre (paço atrás dois à frente), pra que sejam ouvidos e ao mesmo tempo mostrar que é possível dar uma guinada à esquerda a esta politica musical.
Estamos fartos de ouvir sempre a musica dos donos, queremos editar a nossa própria musica. Para isso e até por algumas sugestões que vão chegando dos nossos leitores, teremos que se necessário tomar medidas mais duras, ou seja adaptadas sempre às circunstâncias para que o Povo tenha a musica que quer.
termino dizendo:
Dêem os instrumentos a quem os sabe tocar!»
União Europeia - Simplesmente, escandaloso!
Isto é só uma parte das mordomias que aquela gente tem:
- Infantário gratuito, subsídio escolar total, subsídio de arrendamento, assistência médica gratuita, refeitório gratuito, viaturas isentas de impostos, isenção de irs, etc. etc.
- Depois correm a europa para nos convencer das "maravilhas" do prolongamento da idade de reforma, da redução das despesas sociais, da diminuição do "peso do Estado", e o mais que se sabe.
- Qualquer dia, a casa cai....
Agora leia mais um pouco sobre este Escândalo na UE! ! !
Foi aprovada a aposentadoria aos 50 anos com 9.000 euros por mês para os funcionários da EU!!!. Este ano, 340 agentes partem para a reforma antecipada aos 50 anos com uma pensão de 9.000 euros por mês.
Sim, você leu correctamente!
Para facilitar a integração de novos funcionários dos novos Estados-Membros da UE (Polónia, Malta, países da Europa Oriental ...), os funcionários dos países membros antigos (Bélgica, França, Alemanha ...) receberão da Europa uma prenda de ouro para se aposentar.
Porquê e quem paga isto?
Você e eu estamos a trabalhar ou trabalhámos para uma pensão de miséria, enquanto que aqueles que votam as leis se atribuem presentes de ouro.
A diferença tornou-se muito grande entre o povo e os "Deuses do Olimpo!"
Devemos reagir por todos os meios começando por divulgar esta mensagem para todos os europeus.
É uma verdadeira Mafia a destes Altos Funcionários da União Europeia ....
Reagindo!
Jerónimo de Sousa:
como "predadores implacáveis que rapinam os recursos dos povos, o grande capital lança agora um fortíssimo ataque" contra a economia portuguesa, visando "apoderar-se de importantes recursos nacionais" e "extorquir milhões de euros" dos recursos nacionais por via da dívida. (+)
***
Bernardino Soares,
esta noite na SIC-Notícias em debate com Guilherme Silva do PSD, definindo a atitude e a política do PS e do PSD nas circunstâncias actuais:
"Estamos a ser atacados pelos mercados, logo vamos atacar mais os portugueses"
(esta frase foi gamada aqui)
28 de abril de 2010
O “Sr. Dos Paços”
Lá vai o “Sr. Dos Paços” de encontro ao “S. José” para alinharem a estratégia de nos tramarem.
O “ Sr. Dos Paços” já disse que, apesar de algumas “divergências”, estão unidos no mesmo objectivo, isto é, pela defesa dos interesses do País.
Que País? Não explicam mas, nós adivinhamos. País dos poderosos, dos que estão a perder dinheiro na bolsa, dos banqueiros, dos amigalhaços do costume.
O País, orientado pelas empresas de Rating (que pouca gente sabe o que isso é) mas que, classificando os países com AAA, menos ou mais, apelam à diminuição dos salários, à redução do défice, a maior sacrifícios para o Povo que, trabalha.
E o Cavaco, que deveria dar uma paulada nos coelhos e demais bicharada, que nos sugam até ao tutano, não passa de uma bengala do “S. José”e, está atento.
Atento a quê? – Aos “furões” que se matam a trabalhar e que, são sempre os mesmos a levar as cajadadas do costume.
Um dia, os “furões “vão unir-se, organizar-se e fazer uma batida a estas velhas raposas, vestidas de pele de coelho, e expulsa-los de vez das suas” reservas de caça”.
As Greves
Sempre que há uma greve, lá vêm os jornalistas de microfone na mão entrevistar, não os que estão em greve e o porquê da mesma mas, os utentes dos diversos serviços fechados.
Fazem o papel que lhes destinaram, criar o caldo de revolta do Povo contra as greves e os grevistas.
Se as greves não afectassem ninguém, não se faziam. Afectam em primeiro lugar os que, as fazem abdicando assim dos seus salários no imediato para lutarem por melhores condições de trabalho e de vida, não só para os que estão em greve, mas para todos, inclusive, para os que estão contra elas.
O papel dos meios de comunicação social, deveria ser de esclarecimento e denuncia sobre os motivos de luta dos trabalhadores.
Deveriam denunciar as chantagens do capital e do governo sobre os trabalhadores, para não aderirem às greves (telefonemas ameaçadores, trocas de turnos, invenção de serviços mínimos, contratação de precários para serviços a que, não estão minimamente habilitados, etc. ,etc.)
O papel dos meios de comunicação social, deveria ser de esclarecimento e denuncia sobre os motivos de luta dos trabalhadores.
Deveriam denunciar as chantagens do capital e do governo sobre os trabalhadores, para não aderirem às greves (telefonemas ameaçadores, trocas de turnos, invenção de serviços mínimos, contratação de precários para serviços a que, não estão minimamente habilitados, etc. ,etc.)
Os meios de comunicação social, a voz dos donos nas perguntas intencionais dos jornalistas. Deixam passar para o país que os trabalhadores têm direito de fazer greve mas têm o dever de transportar todos os utentes. Eis o contraditório. Será dizer o mesmo que não podem fazer greve.
O que já começa a ser difícil é arrancar do povo, sobretudo daqueles que usam o serviço, palavras hostis para com os trabalhadores em greve. Verifica-se uma grande onda de solidariedade.
Aparecem cada vez mais respostas como esta (abaixo) ás perguntas dos jornalistas que registei na TV.
- Não me afectou, afecta-me mais outras coisas.
O que o Jornalista chama de "conformismo" os utentes dizem que "é compreensível" referindo-se ao acto dos grevistas.
Se as greves não afectassem ninguém não se faziam. Afectam em primeiro lugar os que as fazem que abdicam dos seus salários no imediato para lutarem por melhores condições de trabalho e de vida, não só para os que estão em greve, mas para todos, inclusive para os que estão contra elas.
O papel dos meios de comunicação social deveria ser de esclarecimento e denuncia sobre os motivos de luta dos trabalhadores.
Deveriam denunciar as chantagens do capital e do governo sobre os trabalhadores para não aderirem às greves (telefonemas ameaçadores, trocas de turnos, invenção de serviços mínimos, contratação de precários para serviços a que não estão minimamente habilitados, etc. ,etc.)
O Povo, injectado para contestar as greves, nem se apercebe dos riscos que corre quando utiliza os prestados serviços por pessoas que, vão substituir os grevistas.
O Povo deveria ser esclarecido que as greves dos: transportes, enfermeiros, funcionários públicos, professores e de todos os sectores que lutam, de que as greves não são apenas para beneficio dos que as fazem mas que, são para garantir melhores serviços para toda a população.
A revolta, o descontentamento, o sentimento de injustiça são gerais e, os que manobram, o capital, o governo e os órgãos de comunicação ao seu serviço, tentam pôr trabalhadores contra trabalhadores, dividir para reinar.
Há que mobilizar, esclarecer, organizar todo o descontentamento no sentido correcto. Contra os que nos exploram, contra a miséria, contra os baixos salários, contra o trabalho precário, contra as injustiças, contra a corrupção.
Há que lutar por uma vida melhor, por um mundo de paz e progresso.
Há que lutar pela distribuição da riqueza pelos que a criam, isto é pelos trabalhadores.
Imperialismo fase Superior do Capitalismo (5)
Trechos e reflexões:«Um belo dia acordaremos e perante os nossos olhos espantados não haverá mais do que trusts, encontrar-nos-emos na necessidade de subs-tituir os monopólios privados pelos monopólios de Estado. Contudo, na realidade, nada teremos de que censurar-nos, a não ser o facto de termos deixado que a marcha das coisas decorresse livremente, um pouco acelarada pelo uso das acções.»
Qualquer semelhança com a actual realidade portuguesa é mera coincidência, afinal isto já é uma "cassete" bué antiga...
Qualquer semelhança com a actual realidade portuguesa é mera coincidência, afinal isto já é uma "cassete" bué antiga...
Acompanhando de perto a turbulência...
Logo pela manhã apercebo-me de uma senhora, nova por estas bandas e por estas andanças, andava de volta de um dos caixotes; de forma quadrada com um buraco suficiente para que os dejectos em sacos normalmente possam ali ser depositados. Espaço também suficiente para a miséria se introduzir por ali a dentro e matar a “desgraçada”. Quem sabe se a trazida pela falta do pequeno almoço se pela refeição diária. Quente não será, pois os últimos sacos seriam lançados mais ou menos à hora que o Presidente Aníbal, ontem à noite nos entrava pelo ecrã a dentro e com aquele ar sobrancelho que já nos habitou, dejectava:
“Tenho acompanhado de perto a turbulência...”
Dever-se-á referir aos mercados, fechados ou em queda, resta a despensa para quem a tem e o lixo para quem não tem.
E Cavaco ainda acrescenta - “não quero dizer mais nada, estamos aqui para homenagear um grande homem da igreja.” Assunto importante; portanto.
A jornalista insiste com o Aníbal: - "mas, Srº Presidente, com Portugal à beira da banca rota...”.
Silêncio; e com aquela carinha acompanhada de um virar de costas o presidente conclui-o.
Assunto menos importante; portanto.
A atitude do Economista tem por base o previsto (e que este tá de acordo, óbvio) pelo governo e também pelos 3 partidos mais votados nas ultimas legislativas:
“os portugas, ..., os trabalhadores cada vez em maior numero recorreram aos restos, às migalhas que vão sobejando.”
27 de abril de 2010
Igreja vs Castração
A campanha publicitária que custou a bacatela de 300 mil €uros tem a finalidade de recrutar "vocações" ao género "The Army Want You!".
Implicará por sua vez a castração de jovens.
O exemplo em França é patente disso mesmo, o artigo pode ser consultado aqui
Resumindo: a Igreja bate no fundo
"O Portugal possível. " (será?)
"Eu até posso admitir que as coisas não vão bem..."
"Mas daí a dizer que estamos à beira da banca rota!...
Palavra d`honra!"
Palavra d`honra!"
foto gamada aqui
A Alemanha ajuda a Grécia - a seguir quem será? E depois? Por fim sempre os mesmos, o Povo.
Hoje no Jornal da noite da RTPi ouvi e vi-a, ela, a Angel Merkel.
Dizia: "A Alemanha ajuda a Grécia desde que estejam reunidas todas as condições"
Digo eu:
Para que o Povo pague a crise, a que o zé povinho passa, criada por vós e já a ser paga por nós, nós os gregos, os portugas e tantos outros.
A crise, aquela crise que vós crias-te, vós burgueses ao serviço do Neocapitalismo que definem as leis com que somos governados a mando deles; eles os senhores do dinheiro.
Estamos na calha, é certo e sabido, apesar de apontarem algures no gráfico que estamos longe mas afinal o imediatamente mais próximo a levar com a ripa. Não oferecemos qualquer perigo, mas basicamente a percentagem que nos separa à média europeia diz-nos que estamos F, (dizer) que, queeeeeeeee somos a seguir.
Têm-nos na mão, refere o próprio Teixeira dos Santos por outras palavras - "a seguir à Espanha, a Alemanha e França são os nossos maiores importadores" no fundo, o pouco que ainda mexe está nas mãos deles.
Tudo se devendo ao abandono a que portugal foi sujeito. Anos e anos de politica desastrosa praticada em alternância com o PSD / CDS. Resumindo a politica de direita não serve o Povo.
Logo ouviremos nas TVs, rádios e jornais (deles), o mesmo insulto que os gregos já ouviram: Há uma solução, vendam umas ilhotas, e nós? "privatizem a ilha dos Açores (ex.) e entreguem-na definitivamente aos EUA."
26 de abril de 2010
A Revolta
"Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo” – dizia Marx.
Anda uma revolta lactente, em Portugal – digo eu…
O descontentamento é geral; contra as injustiças, contra a corrupção, contra a exploração desenfreada, contra a humilhação e o desprezo a que estão votados os desprotegidos.
A revolta é grande e há o sentimento que isto tem de mudar.
É preciso esclarecer, mobilizar e organizar todo o descontentamento, toda esta revolta para a acção.
Os jovens estão mais activos e conscientes que só cumprindo Abril poderão ter uma vida melhor.
Os jovens, estudaram, formaram-se, gastaram o que tinham e não tinham com a perspectiva de um futuro melhor. Acabam no desemprego ou atrás duma caixa registadora, num desses “ grandes investimentos”com salários de miséria, trabalhando noite e dia e sem tempo para desfrutarem da sua juventude.
É preciso outro 25 de Abril? – Talvez.
Entretanto, lutemos pelo cumprimento da Constituição da República e muita coisa mudará.
Só a luta consciente e organizada poderá fazer com que Portugal volte a abrir as portas que Abril abriu!
Anda uma revolta lactente, em Portugal – digo eu…
O descontentamento é geral; contra as injustiças, contra a corrupção, contra a exploração desenfreada, contra a humilhação e o desprezo a que estão votados os desprotegidos.
A revolta é grande e há o sentimento que isto tem de mudar.
É preciso esclarecer, mobilizar e organizar todo o descontentamento, toda esta revolta para a acção.
Os jovens estão mais activos e conscientes que só cumprindo Abril poderão ter uma vida melhor.
Os jovens, estudaram, formaram-se, gastaram o que tinham e não tinham com a perspectiva de um futuro melhor. Acabam no desemprego ou atrás duma caixa registadora, num desses “ grandes investimentos”com salários de miséria, trabalhando noite e dia e sem tempo para desfrutarem da sua juventude.
É preciso outro 25 de Abril? – Talvez.
Entretanto, lutemos pelo cumprimento da Constituição da República e muita coisa mudará.
Só a luta consciente e organizada poderá fazer com que Portugal volte a abrir as portas que Abril abriu!
Destruição de Abril dá gozo a gente vil
Depois de alertado pela leitura em vários blogs, de facto concluio como alguns já o disseram:
O gozo, o sorriso que reflecte o desrespeito pelo que é Abril, pelo que significou e significa, está bem patente neste vídeo da intervenção do Sr. Aguiar Branco, senhor este, que como é sabido é um dos que já marcaram presença na conferência anual da Bilderberg, que reúne habitualmente a elite empresarial e politica mundial para decidirem a melhor estratégia para nos continuar a lixar a vida e continuarem a enriquecer.
Note-se que "este Burguês só os activos financeiros no BES atingiam meio milhão de euros e 118.600 euros em aplicações no BBVA. Os rendimentos declarados nesse ano foram de 230 mil euros" (...)
Vem agora 36 anos depois da revolução e pela primeira vez de cravo ao peito insultar quem por Abril lutou e quem beneficiou de Liberdade, Pão e Trabalho com Direitos...
Este como outros burgueses não passam de sanguessugas, fazem questão de nos destruir todas as duras conquistas. Afirmam que Abril é de todos e para todos. "Esquecendo-se" que se Abril foi feito para acabar com esta gente vil, cambada de fascistas invocando Lénine.
Assista ao vídeo aqui
25 de abril de 2010
Comemorações 36º aniversário do 25 de Abril
Na Sessão Comemorativa realizada na Assembleia da República, o PCP lembrou que as desigualdades e as injustiças aprofundam-se ao invés de serem combatidas, à pobreza de tantos contrapõem-se as mal explicadas fortunas de muito poucos. José Soeiro afirmou ainda que é tempo de retomar e cumprir Abril, é tempo de respeitar, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e não de pensar na sua subversão.
Assista ao Vídeo aqui
24 de abril de 2010
Imperialismo fase Superior do Capitalismo (4)
Trechos e reflexões:
Os bancos e o seu novo papel
A operação fundamental e inicial que os bancos realizam é a de intermediários nos pagamentos. É assim que eles convertem o capital - dinheiro inactivo em capital activo, isto é, em capital que rende lucro; reúnem toda a espécie de rendimentos em dinheiro e colocam-nos à disposição da classe capitalista.
À medida que vão aumentando as operações bancárias e se concentram num número reduzido de estabelecimentos, os bancos convertem-se, de modestos intermediários que eram antes, em monopolistas omnipotentes, que dispõem de quase todo o capital-dinheiro do conjunto dos capitalistas e de pequenos patrões, bem como da maior parte dos meios de produção e das fontes de matérias-primas de um ou de muitos países. Esta transformação dos numerosos modestos intermediários num punhado de monopolista constitui um dos processos fundamentais da transformação do capitalismo em imperialismo capitalista, e por isso devemos deter-nos, em primeiro lugar, na concentração bancária.
23 de abril de 2010
Imperialismo fase Superior do Capitalismo (3)
Trechos e reflexões:
E as crises - as crises de toda a espécie, sobretudo as crises económicas, mas não só estas - aumentam por sua vez em proporções enormes a tendência para a concentração e para o monopólio.
***
O monopólio é ultima palavra da «fase mais recente de desenvolvimento do capitalismo». Mas o nosso conceito da força efectiva e do significado dos monopólios actuais seria extremamente insuficiente, incompleto, reduzido, se não tomássemos em consideração o papel dos bancos.
***
Continua num próximo post: (4) "os bancos e o seu novo papel"
Subscrever:
Mensagens (Atom)















.jpg)
.jpg)