Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

26 de abril de 2010

A Revolta


"Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo” – dizia Marx.
 Anda uma revolta lactente, em Portugal – digo eu…

O descontentamento é geral; contra as injustiças, contra a corrupção, contra a exploração desenfreada, contra a humilhação e o desprezo a que estão votados os desprotegidos.
 A revolta é grande e há o sentimento que isto tem de mudar.
 É preciso esclarecer, mobilizar e organizar todo o descontentamento, toda esta revolta para a acção.
 Os jovens estão mais activos e conscientes que só cumprindo Abril poderão ter uma vida melhor.
 Os jovens, estudaram, formaram-se, gastaram o que tinham e não tinham com a perspectiva de um futuro melhor. Acabam no desemprego ou atrás duma caixa registadora, num desses “ grandes investimentos”com salários de miséria, trabalhando noite e dia e sem tempo para desfrutarem da sua juventude.
 É preciso outro 25 de Abril? – Talvez.
 Entretanto, lutemos pelo cumprimento da Constituição da República e muita coisa mudará.
 Só a luta consciente e organizada poderá fazer com que Portugal volte a abrir as portas que Abril abriu!

Destruição de Abril dá gozo a gente vil

Depois de alertado pela leitura em vários blogs, de facto concluio como alguns já o disseram:

O gozo, o sorriso que reflecte o desrespeito pelo que é Abril, pelo que significou e significa, está bem patente  neste vídeo da intervenção do Sr. Aguiar Branco, senhor este, que como é sabido é um dos que já marcaram presença na conferência anual da Bilderberg, que reúne habitualmente a elite empresarial e politica mundial para decidirem a melhor estratégia para nos continuar a lixar a vida e continuarem a enriquecer.
Note-se que "este Burguês só os activos financeiros no BES atingiam meio milhão de euros e 118.600 euros em aplicações no BBVA. Os rendimentos declarados nesse ano foram de 230 mil euros" (...)

Vem agora 36 anos depois da revolução e pela primeira vez de cravo ao peito insultar quem por Abril lutou e quem beneficiou de Liberdade, Pão e Trabalho com Direitos...

Este como outros burgueses não passam de sanguessugas, fazem questão de nos destruir todas as duras conquistas. Afirmam que Abril é de todos e para todos. "Esquecendo-se" que se Abril foi feito para acabar com esta gente vil, cambada de fascistas invocando Lénine.
Assista ao vídeo aqui

25 de abril de 2010

Comemorações 36º aniversário do 25 de Abril

Na Sessão Comemorativa realizada na Assembleia da República, o PCP lembrou que as desigualdades e as injustiças aprofundam-se ao invés de serem combatidas, à pobreza de tantos contrapõem-se as mal explicadas fortunas de muito poucos. José Soeiro afirmou ainda que é tempo de retomar e cumprir Abril, é tempo de respeitar, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e não de pensar na sua subversão.
Assista ao Vídeo aqui

24 de abril de 2010

Imperialismo fase Superior do Capitalismo (4)

Trechos e reflexões:

Os bancos e o seu novo papel

A operação fundamental e inicial que os bancos realizam é a de intermediários nos pagamentos. É assim que eles convertem o capital - dinheiro inactivo em capital activo, isto é, em capital que rende lucro; reúnem toda a espécie de rendimentos em dinheiro e colocam-nos à disposição da classe capitalista.

À medida que vão aumentando as operações bancárias e se concentram num número reduzido de estabelecimentos, os bancos convertem-se, de modestos intermediários que eram antes, em monopolistas omnipotentes, que dispõem de quase todo o capital-dinheiro do conjunto dos capitalistas e de pequenos patrões, bem como da maior parte dos meios de produção e das fontes de matérias-primas de um ou de muitos países. Esta transformação dos numerosos modestos intermediários num punhado de monopolista constitui um dos processos fundamentais da transformação do capitalismo em imperialismo capitalista, e por isso devemos deter-nos, em primeiro lugar, na concentração bancária.

23 de abril de 2010

Imperialismo fase Superior do Capitalismo (3)

Trechos e reflexões:

E as crises - as crises de toda a espécie, sobretudo as crises económicas, mas não só estas - aumentam por sua vez em proporções enormes a tendência para a concentração e para o monopólio.

***

O monopólio é ultima palavra da «fase mais recente de desenvolvimento do capitalismo». Mas o nosso conceito da força efectiva e do significado dos monopólios actuais seria extremamente insuficiente, incompleto, reduzido, se não tomássemos em consideração o papel dos bancos.

***
Continua num próximo post: (4) "os bancos e o seu novo papel"

Onde estavas Tu?

Excelente artigo de Artur Costa* que tive o prazer de ler e que partilho com os leitores deste Blog.
Jaime Nogueira Pinto escreveu, no passado dia 20, um artigo no “I”, cheio de justa cólera, sobre os casos de “pedofilia” na Igreja, a que deu o título de “O silêncio de Deus”. A certa altura, assumindo a responsabilidade de «partilhar a consciência e consequência do pecado e do crime deles» ⌠”sacerdotes pedófilos”⌡, ocorria-lhe a ideia de «perguntar onde estava Deus na hora em que esses maus pastores, abusando e pervertendo o que há de mais sagrado, abusaram da autoridade, da condição e do carisma e, acima de tudo, da confiança que leva uma criança ou um jovem a olhar o padre como um pai.»

É compreensível esta angústia do articulista, mas já começa a pesar demasiado, no discurso de certos crentes, esta interpelação de Deus sobre a Sua ausência nos momentos mais dolorosos para a humanidade e nos crimes mais hediondos que se cometem. O próprio Papa João Paulo II, diante do muro das lamentações em Jerusalém, por ocasião de uma visita, apostrofava Deus dramaticamente, perguntando onde estava Ele quando se cometeram os horríveis crimes do Holocausto. “Onde estavas Tu?”
Significará isto que a crença incorpora em si também a descrença? Que mesmo os mais altos dignitários da Igreja têm os seus momentos de dúvida e começam a desconfiar de tanto silêncio e de tanta ausência de Deus? E querem acordá-lo do Seu sono profundo, interpelando-o sobre o Seu lugar nos acontecimentos trágicos, que é como quem diz, sobre a Sua responsabilidade nesses acontecimentos? Sim, porque perguntar “onde estavas Tu?”, equivale a perguntar “Estavas a dormir?”, ou, mais filosoficamente, “Qual é o significado da Tua ausência?” Assim como, segundo Saramago (sim, Saramago), que, numa entrevista recente, disse que «não há ateus absolutos», também não há crentes absolutos. O próprio Cristo, momentos antes de expirar na cruz, teve o seu momento de ateísmo: “Pai, pai, porque me abandonaste?” Afinal, foi ele o primeiro a questionar a ausência de Deus Pai. Escreve o filósofo Slavoj Zizeck, em A Monstruosidade de Cristo (titulo que não corresponde ao que aparenta e é, sobretudo, a referência a uma frase de Hegel): «No seu “Pai, porque me abandonaste?”, o próprio Cristo comete o que é o pecado supremo aos olhos de um cristão: vacila na sua Fé.»
* autor no Blog
Imagem e "sublinhados" meus, consulte aqui o original

22 de abril de 2010

O Mundo Clandestino dos Jornais Comunistas Manuscritos nas Cadeias da PIDE

Exposto desde 31 de Março na Torre do Tombo, em Lisboa.

Trabalho notável realizado pelo Jornal Publico, para consultar os slides aqui

tive acesso a esta noticia no Vermelho

A artista Inês de Medeiros no filme: "a crise não é para todos"

A deputada do PS, Inês de Medeiros, manifestou-se, esta tarde, satisfeita por ter sido resolvida a polémica sobre o pagamento das suas viagens a Paris. (...)
Ser deputado do PS dá para viver nem que seja nas Caraíbas, ou melhor, talvez em Paris onde mais uma vez  e em contraste com alguns milhares que também lá habitam, percorrem a cidade à procura de matar a fome com o que encontram na "Poubelle".

O Partido Socialista, que nos exige a "todos" mais sacrifícios, aprova este tipo de situações, onde um deputado que já vivia em Paris e sabendo à partida que caso fosse eleito, teria que fazer as ditas viagens.
Entram-nos pelo bolso dentro descaradamente. 

Refere ainda a Srª Dona Burguesas (Inês de Medeiros) "não se trata de um emprego mas sim de um mandato", está a esquecer-se (de certeza que não) que cada vez mais portugueses já não têm emprego mas sim (mandatos) trabalho temporário.
Filas de homens e mulheres, jovens e velhos, gente de trabalhadora, à porta do centro de emprego. Pensões de cem e poucos mais euros, não lhe doí este tipo de situações? Não tem vergonha de dizer que se candidata em nome de Portugal e dos Portugueses? O que tem feito? Quais as medidas que tem tomado em nosso favor?

"Tanto acidente de avião, tantos e tantas inocentes... esta coisa da intervenção divina, realmente é uma treta."

Já agora e para terminar, dizer também, que entendo, mas não se percebe a abstenção do CDS, quando este Partido do Sr. Portas e de outros reacionários como ele dão tudo de si, andam obcecados em reduzir as migalhas que dão a quem tem fome.

21 de abril de 2010

"o apetite (voraz, insaciável) dos mercados"

572 mil desempregados em Março 2010.
Recordar!
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu 1,9% em Março face ao mês anterior, e aumentou 18,1% face a Março do ano passado.

O aumento do desemprego registado em Março face ao mesmo mês do ano passado "verificou-se em ambos os géneros, com uma variação de 23 por cento nos homens e de 14,1 por cento nas mulheres".

Os que colocaram mais trabalhadores no desemprego no mês passado estão os "agricultores e pescadores de subsistência" e os "operários e trabalhadores similares da indústria extrativa e construção civil", com variações de 41,3 e 38,5 por cento, respectivamente. (...)

Leia-se o excelente artigo que retirei aqui do Blog do Sérgio Ribeiro:

A coisa por aqui (e por aí, e por ali, e por acolá…) está preta.
Veja-se que o grande tema das páginas de economia, perdão, dos negócios é a saída de Portugal do euro! E com problemas formais curiosos como aquele do novo tratado (o de Lisboa) permitir que um Estado-membro deixe de ser membro da União Europeia mas não União Económica e Monetária, isto é do euro e Banco Central Europeu.
Ao que isto chegou! E assim, de um momento para o outro.

O PR, com aquela sua fluência e riqueza conceptual a que nos habituou, já veio falar de (avisando sobre) especuladores, depois de ter afirmado a pés juntos que a nossa situação nada tinha a ver com a da Grécia quando se estava mesmo a ver que tinha tudo a ver.

E um secretário de Estado (do orçamento) disse de microfone aberto, sem papas na língua nem contenção nas imagens, que “se olharmos para esta situação como aquela actividade predadora das aves de rapina ou de animais ferozes que vão à caça, é claro que, quando é eliminada uma das presas, o apetite dos mercados não desaparece, há mais tentações para atingir outro país".
Estava a falar - estamos a falar! - de (e a misturar o) quê?
“Uma das presas” eliminada será a Grécia, as “aves de rapina ou animais ferozes que vão à caça”, em “actividade predadora” serão os especuladores com “o apetite (voraz, insaciável) dos mercados”, as“tentações” (das aves de rapina ou animais ferozes) para “atingir outro país” dirigem-se a Portugal. Certo? Ele lá sabe do que, e como, fala!

E a retoma?, e os trabalhadores?, e o povo?
Resta assistir, distraidamente (com o futebol, o fado e o rock-and-roll), enquanto nos vão entrando no País, em casa, nos bolsos? Enquanto o encarreirado novo vice-presidente do do BCE, um português (que honra!...),recomenda a maior cautela na acção fiscal sobre os bancos, onde, ao que parece, não se deve tocar nem com uma flor.

Nova imagem do Blog / Novos conteúdos

Agora com uma nova imagem no Blog, sugerimos-lhe boas leituras por estas bandas.
Miranda Kerr
Volte sempre!
«1ª foto de nus, neste blog, os artigos do género foram retirados ao publico, tendo em conta a opinião de alguns leitores e como não é este o objectivo do Blog mas sim de outro conteúdo (actualidade/politica).
Por uma questão de respeito e para que este blog continue a seguir o fim para o qual foi criado assim procedemos.
Todas as fotos excepto a primeira e a ultima que contem os comentários se mantém a visualização ao publico, as restantes fotos encontra-se guardadas numa pasta no meu PC, para além de se encontrar no Blog em formato de rascunho para se necessário se poder consultar/publicar e provar que nunca houve conteúdo pornográfico, mas uma tentativa de se enquadrar a beleza feminina à arte fotográfica e o meio envolvente, sobretudo a natureza, nem sempre conseguido pelo melhor, talvez(?).»

Imperialismo fase Superior do Capitalismo (2)

Trechos e reflexões:

... "O capitalismo, na sua fase imperialista, conduz à socialização integral da produção nos seus mais variados aspectos; arrasta, por assim dizer, os capitalistas, contra sua vontade e sem que disso tenham consciência, para um novo regime social, de transição entre absoluta liberdade de concorrência e a socialização completa.

A produção passa a ser social, mas a apropriação continua a se privada. Os meios de produção continuam a ser propriedade privada de um reduzido número de indivíduos. Mantém-se o quadro geral da livre concorrência formalmente reconhecida, e o jugo de uns quantos monopolistas sobre o resto da população torna-se cem vezes mais duro, mais sensível, mais insuportável."...

Os Alemães podem tudo e os outros na podem nada !?

Parece-me que metemos a marcha Ré. E em velocidade de cruzeiro atingiremos o Nacional Socialismo de Novo. Temos que pôr travões nesta gente!





Lufthansa autorizada a recolher passageiros retidos.
E as outras companhias pá?

A companhia aérea alemã foi autorizada a realizar hoje 50 voos para diferentes continentes, de modo a que os alemães retidos nos aeroportos internacionais possam voltar a casa.
E nós de camioneta né?

A Lufthansa criticou, nos últimos dias, as autoridades alemãs pelo encerramento do espaço aéreo do país e vai pedir uma indemnização pelos prejuízos sofridos, avaliados, até à data, em cerca de 70 milhões de euros.
E  nós haver com isso, o negócio é um risco? 

A autorização, emitida pela Agência de Segurança Aeronáutica alemã, estabelece ainda que em território europeu, a trajectória será feita com terra à vista, a uma altitude mais baixa do que o normal, de modo a evitar danos provocados pela nuvem vulcânica proveniente do vulcão islandês.
Mas nós também voamos baixinho!

20 de abril de 2010

Pedofilo pagou 35 mil €uros e ficou Livre

Das leituras de hoje: Lamento, desabafo, fico FFFFFFFFurioso, ...


Em Portugal (...), basta ter dinheiro e tudo se resolve com a justiça...

Veja-se mais este exemplo:

No acórdão hoje lido no Tribunal de Braga, o colectivo, formado por três juízas, decidiu-se pela suspensão da pena, com a condição de o arguido pagar 35 mil euros a título de indemnização à família da vítima, nos próximos dois anos.

E pronto assim se resolveu mais um caso.
E a criança que se lixe, Fonix! ao que chegamos!

Já que fazer oposição às politicas de direita do PS de torna impossível por parte do PSD


Aprovam em conjunto o Orçamento, e a correr para que possam voltar a carga, "lavam as mãos como Pilatos" dizendo que já não o aprovariam; mudam de líder em plena palhaçada onde são pronunciadas as ideias mais disparatadas sobre todo o tipo de assuntos, estão todos contra mas no fundo, todos de acordo, todos unidos, e terminado o espectáculo, desmontam a tenda e de mãos dadas "pela estabilidade governativa de Portugal", dizem a uma só voz que a solução passa por alterar a constituição de Abril. Com um discurso em que nada se esclarece e tudo se faz para retirar direitos, dos que ainda nos restam. É assim a direita subordinada aos interesses do grande capital e à canalha burguesa que nos suga até à última gota...

***
Passos aposta na revisão constitucional e combate ao desemprego

Se repararem tal como o Sócrates dizia que ia criar imensos postos de trabalho também o Passos vem com a mesma cantilena. Coitadinho acabou de chegar ao PSD, nada tem haver com o passado e o presente, pois do futuro já temos a certeza que tudo fará para reformar o País de vez.

***
PSD acolhe Ferreira Leite sob palmas

Se todos a aplaudem em sinal de reconhecimento pelo bom papel que desempenha e tem desempenhado, porquê tanto barulho, troca de líder... Mas como continuar a mostrar ao país que somos oposição? Muda-se a liderança, mas tudo se passará como se tem passado...

Das leituras de hoje sugiro: "Tudo Bons Rapazes"

Leituras de hoje...:
O socialista de Alcobaça e anterior vereador Daniel Adrião acumulou funções de forma ilegal,  é um dos dois assessores do secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas que acumulou funções como membro daquele gabinete e administrador da Fundação para as Comunicações Móveis, uma situação ilegal, (...)


***

O ex-presidente da câmara de Faro Luís Coelho foi condenado a um ano e meio de prisão com pena suspensa devido ao crime de participação económica em negócio na utilização de dinheiros públicos para salvar o Farense da bancarrota. ouvir na TSF

Para o tribunal que o considerou culpado, o actual presidente da Assembleia Municipal de Faro agiu de forma deliberada, livre e consciente, apesar de saber que estava a praticar uma operação ilícita.

Este socialista foi acusado de ser o mentor de uma engenharia financeira que permitiu à Ambifaro, detida maioritariamente pela autarquia, fazer um empréstimo bancário de 750 mil euros para comprar acções do Farense. (...)

Estarão as cadeias sobrelotadas ou esta gentinha está isenta de tal condenação?

19 de abril de 2010

O homens europeus descem sobre Marrocos com a missão de recrutar mulheres.

Strawberry fields forever

O homens europeus descem sobre Marrocos com a missão de recrutar mulheres.

Nas cidades, vilas e aldeias é afixado o convite e as mulheres apresentam-seno local da selecção.

Inscrevem-se, são chamadas e inspeccionadas como cavalos ou gado nas feiras. Peso, altura, medidas, 

dentes e cabelo, e qualidades genéricas como força, balanço, resistência. São escolhidas a dedo, porque

são muitas concorrentes para poucas vagas. Mais ou menos cinco mil são apuradas em vinte e cinco mil.

A selecção é impiedosa e enquanto as escolhidas respiram de alívio, as recusadas choram e arrepelam-se

e queixam-se da vida. Uma foi recusada porque era muito alta e muito larga.

São todas jovens, com menos de 40 anos e com filhos pequenos. Se tiverem mais de 50 anos são

demasiado velhas e se não tiverem filhos são demasiado perigosas. As mulheres escolhidas são embarcadas e

descem por sua vez sobre o Sul de Espanha, para a apanha de morangos. É uma actividade pesada, muitas

horas de labuta para um salário diário de 35 euros. As mulheres têm casa e comida, e trabalham de sol a sol.

É assim durante meses, seis meses máximo, ao abrigo do que a Europa farta e saciada que vimos reunida em 

Lisboa chama Programa de Trabalhadores Convidados. São convidadas apenas as mulheres novas com

filhos pequenos, porque essas, por causa dos filhos, não fugirão nem tentarão ficar na Europa. As estufas de 

morangos de Huelva e Almería, em Espanha, escolheram-nas porque elas são prisioneiras e reféns da família 

que deixaram para trás. Na Espanha socialista, este programa de recrutamento tão imaginativo, que faz 

lembrar as pesagens e apreciações a olho dos atributos físicos dos escravos africanos no tempo da 

escravatura, olhos, cabelos, dentes, unhas, toca a trabalhar, quem dá mais, é considerado pioneiro e 

chamam-lhe programa de "emigração ética".

Os nomes que os europeus arranjam para as suas patifarias e para sossegar as consciências são um modelo. 

Emigração ética, dizem eles. Os homens são os empregadores. Dantes, os homens eram contratados para 

este trabalho. Eram tão poucos os que regressavam a África e tantos os que ficavam sem papéis na Europa 

que alguém se lembrou deste truque de recrutar mulheres para a apanha do morango. Com menos de 40 

anos e filhos pequenos. As que partem ficam tristes de deixar o marido e os filhos, as que ficam tristes ficam 

por terem sido recusadas. A culpa de não poderem ganhar o sustento pesa-lhes sobre a cabeça. Nas famílias 

alargadas dos marroquinos, a sogra e a mãe e as irmãs substituem a mãe mas, para os filhos, a separação 

constitui uma crueldade. E para as mães também. O recrutamento fez deslizar a responsabilidade de ganhar a 

vida e o pão dos ombros dos homens, desempregados perenes, para os das mulheres, impondo-lhes uma 

humilhação e uma privação. 

Para os marroquinos, árabes ou berberes, a selecção e a separação são ofensivas, e engolem a raiva em

silêncio. Da Europa, e de Espanha, nem bom vento nem bom casamento. A separação faz com que muitas 

mulheres encontrem no regresso uma rival nos amores do marido. Que esta história se passe no século XXI e 

que achemos isto normal, nós europeus, é que parece pouco saudável. A Europa, ou os burocratas europeus 

que vimos nos Jerónimos tratados como animais de luxo, com os seus carrões de vidros fumados, os seus 

motoristas, as suas secretárias, os seus conselheiros e assessores, as suas legiões de servos, mais os 

banquetes e concertos, interlúdios e viagens, cartões de crédito e milhas de passageiros frequentes, perdeu, 

perderam, a vergonha e a ética. Quem trata assim as mulheres dos outros jamais trataria assim as suas.

Os construtores da Europa, com as canetas de prata que assinam tratados e declarações em cenários de 

ouro, com a prosápia de vencedores, chamam à nova escravatura das mulheres do Magreb "emigração

ética". Damos às mulheres "uma oportunidade", dizem eles. E quem se preocupa com os filhos?

Gostariam os europeus de separar os filhos deles das mães durante seis meses? Recrutariam os europeus 

mães dinamarquesas ou suecas, alemãs ou inglesas, portuguesas ou espanholas, para irem durante seis meses 

apanhar morango? Não. O método de recrutamento seria considerado vil, uma infâmia social. Psicólogos e 

institutos, organizações e ministérios levantar-se-iam contra a prática desumana e vozes e comunicados 

levantariam a questão da separação das mães dos filhos numa fase crucial da infância. Blá, blá, blá.

O processo de selecção seria considerado indigno de uma democracia ocidental. O pior é que as 

democracias ocidentais tratam muito bem de si mesmas e muito mal dos outros, apesar de querem exportar o 

modelo e estarem muito preocupadas com os direitos humanos.

Como é possível fazermos isto às mulheres? Como é possível instituir uma separação entre trabalhadoras

válidas, olhos, dentes, unhas, cabelo, e inválidas?

Alguns dos filhos destas mulheres lembrar-se-ão.

Alguns dos filhos destas mulheres serão recrutados pelo Islão.

Esta Europa que presume de humana e humanista com o sr. Barroso à frente, às vezes mete nojo.

Um excelente texto da Clara Ferreira Alves sobre a Europa.

Dá que pensar sobre o rumo que a sociedade vem tomando.

Imperialismo fase Superior do Capitalismo (1)


Trechos e reflexões (1)

O processo revolucionário é irregular, feito de avanços e recuos, de períodos de refluxo e de períodos de ascenso. E a nossa própria experiência histórica veio confirmar que, como afirmava Lénine noutro escrito, «a revolução não é uma batalha única, mas uma época com toda uma série de batalhas por todas e cada uma das questões das transformações económicas e democráticas, que só terminarão com a expropriação da burguesia.»

"Parabéns Ratzinger, que belo trabalho ao longo de tantos anos"

O papa Bento 16, fez 83 anos na semana passada, completa esta segunda-feira cinco anos à frente da Igreja Católica.

Enquanto este se lembrou apenas agora de chorar pelas vitimas... muitos são, os que choraram toda vida (“Eles não nos tratavam como crianças, nem mesmo como seres humanos. Nós éramos tratados como animais”). Desde o serem retirados às suas familias, mal tratados nas instituições para onde eram levados, onde estas recebiam do estado para darem uma educação às ditas crianças, pois pretendia-se que de lá saíssem com o curso industrial, em vez disso passavam fome, eram abusados sexualmente e acabavam por sair da instituição sem saber escrever...

É com tristeza que assisto a esta atitude de choramingas, não falamos de um homem qualquer, de um cristão não praticante, que até agora querem "expulsar da igreja" (Alcobaça: Cardeal Patriarca de Lisboa defende diminuição de cristãos "faz de conta"), falamos sim de alguém que à muitos anos tem grandes responsabilidades no seio da igreja, sendo agora quem detem o mais alto cargo à frente dos destinos da Igreja Católica. Exige-se que esta personalidade em vez de se andar a choramingar, apontar o dedo a este e aquele, prenunciando-se com arrogância, como se todos lhe devessem e ninguém lhe paga-se. Tome uma atitude de condenar quem tem que ser condenado, que por principio e para dar o exemplo assuma as suas responsabilidades.
Exige-se também que esta personagem seja de facto julgada. Parece-me de novo confirmado que os policias do mundo são só para com aqueles que não alinham. Os restantes tudo podem fazer.
Mas como tudo na vida será subtido a julgamento mais tarde ou mais cedo pelo próprio povo, aguardamos por um final menos feliz para esta comitiva, que mais não têm feito, a não ser mal ao mundo.

---
O Papa Bento XVI e a igualdade perante a lei
A confissão e o arrependimento não estão entre as virtudes católicas praticadas pelo papa. Ele pediu desculpa pelo estupro de crianças cometido por padres católicos na Irlanda, mas este é um dos poucos escândalos de pedofilia que estão sacudindo a Igreja Católica no qual nem ele nem os membros do seu círculo próximo estiveram envolvidos. Ele condenou os bispos irlandeses por “graves erros de avaliação” e pelo “fracasso como líderes”; porém, de seus graves erros e fracassos – em Munique, no Wisconsin e na Califórnia – ele não disse uma palavra, exceto para desviar o assunto como “fofoca insignificante”. Sua resposta a esse escândalo lembra as origens do verbo pontificar.

Trancadas em seu mundo fechado e auto-controlado, as vítimas do estupro por sacerdotes poderiam apenas enraivecer frustradas. Até agora.

Ao longo do fim de semana passado, Richard Dawkins e Christopher Hitchens anunciaram que pediram a advogados que analisassem a viabilidade de uma ação contra o papa. Recentemente, no Guardian, Geoffrey Robertson, o advogado da banca que eles contrataram, explicou que o líder máximo da igreja que protege padres pedófilos condenava suas vítimas ao silêncio e concedia permissão aos criminosos para perpetrarem trabalhando com crianças, cometendo o insulto de ajudar e ser cúmplice do sexo com menores. Praticado em larga escala, esse ato torna-se crime contra a humanidade, reconhecido pelo Tribunal Penal Internacional. Esta é a política geral do Vaticano desde que Ratzinger era cardeal. Quando Bento veio ao Reino Unido em setembro passado ele poderia, se Dawkins e Hitchens tivessem obtido deferimento de sua demanda, ter sido preso.

Ao menos estamos acordando para o que o direito internacional significa. Pela primeira vez na história moderna a crença subjacente à vida política – aquela segundo a qual quem exerce o poder sobre nós não será julgado pelas mesmas regras legais e morais que regem os cidadãos comuns – está começando a ruir.(+)

Festa das Flores

 A terra onde os amigos se encontram

18 de abril de 2010

O Pobre, a Lei Barreto e o depois...

Deixo-vos com dois bons artigos para se "deliciarem" neste resto de fim de semana. Depois da leitura e já bem dormidos lá pela manhã de segunda-feira, desejo de uma semana trabalho e luta para que possamos num futuro próximo ter uma vida de trabalho com direitos...
















A acumulação capitalista «made in Portugal» O caso exemplar do Grupo BES
Comecemos por uma «estória». «Encontrei-o em Londres. Só tinha uma camisa e estava cheio de frio. Vivia num apartamentozinho com dois quartos.» Esta pungente «estória», contada pelo primeiro presidente da CIP, refere-se a Manuel Ricardo Espírito Santo que, passado pouco tempo, no seguimento das nacionalizações e da Reforma Agrária, entendeu fixar-se em Londres.
Pobre como Job, despojado dos seus bens, este herdeiro da poderosa e influente família Espírito Santo, associada ao nepotismo fascista (o avô era visita semanal de Salazar), viu-se obrigado, face à sua situação de pobreza, a pedir um empréstimo a Rockefeller, (...)
---
A última de António Barreto: "Serva é a tua tia !"
Por razões de importância do tema e de um certo hiato de informação e cultura políticas que exitem hoje entre diversas gerações, bem se justificaria que a brutal frase de António Barreto ontem levada a manchete do i merecesse um post bem mais denso, argumentado e explicativo.
Porém olhando a frase do sempre prestigiado sociólogo (por mais dislates que vá semeando entre a sua obra, em regra, de valor), o que verdadeira e unicamente me apetece é invocar o sagrado direito à falta de pachorra.
Por isso, deixando muita coisa de fora, limito-me, por ora, a cinco observações essenciais : (...)

O Doente Valentim

Poucas vezes se vêm cenas como a deste cromo, revela que há homens de facto "doentes" que deviam de estar internados e já mais à frente de qualquer clube de futebol quanto mais à frente de uma câmara municipal.(+)

17 de abril de 2010

Nuvem de Cinza "salva Sócrates e Louçã"

Se a nuvem chega mesmo, então é que se safam desta e doutras duma só vez...

Na verdade qualquer um tem pinta para sair ileso na fora habilidade já demonstrada outras vezes. Mas quem sabe se a nuvem não evitará dores de cabeça, e se não é já um milagre. Com o Papa não tarda por aí tudo pode acontecer, embora lhe desse mais jeito a este, pois a coisa anda negra também para essas bandas...

Valentim Loureiro "volta a tribunal"

O Valentim «vai voltar a tribunal desta feita acusado por um único crime de burla qualificada, em co-autoria, no processo da Quinta do Ambrósio este resultou de uma certidão extraída do processo Apito Dourado, sobre corrupção no futebol.»
Depois de tantos processos e ligações a movimentos terroristas nomeadamente ligado ao assassínio de um padre, dono de um passado que estará para sempre ligado aos assaltos, destruição e incêndios de vários Centros de Trabalho(aqui), ligações à Indonésia e à África negra pelos piores motivos, não há quem consiga ver este homem julgado/condenado e finalmente atrás das grades, assim é com ele e com tantos outros que circulam livremente pelas instituições do nosso país.

No meio desta podridão continuo acreditar na utopia, que tudo tenha um fim, que se possa finalmente viver com justiça num país livre e Democrático.

A Exploração dos Trabalhadores

O Olhar Critico a traço de Humor »»»
Valentin Georgiev (Bulgária)

Conversa fiada (Galp)

O presidente executivo da Galp Energia, Ferreira de Oliveira, acusa os trabalhadores de estarem a «sacrificar» os resultados da empresa para 2010.
 Motivo: o pré-aviso de greve às horas extraordinárias nos próximos dias 17 e 18 e de greve total de 19 a 22 de Abril, em luta pela a actualização salarial e pela atribuição do Prémio de Produtividade.
A acusação consta de uma missiva aos «estimados colegas e colaboradores», enviada por email, onde Ferreira de Oliveira considera que os «objectivos da greve não são nem justos nem possíveis de satisfazer», e esgrime o aumento de 1,5% decidido sem o acordo dos sindicatos como um «aumento relevante do poder de compra».
Justificando a sua posição, o presidente executivo da Galp Energia fala do «contexto exógeno extremamente difícil» em que a empresa laborou em 2009, especificando que «os mercados ibéricos de produtos petrolíferos e gás natural caíram cerca de 10%; o preço médio do crude caiu 37%; as margens de refinação foram inferiores às do ano anterior em mais de 60%; o preço do gás natural nos mercados spot mais do que 50%». Conclusão, «todos» têm de fazer sacrifícios.
O que Ferreira de Oliveira não diz aos «estimados colegas e colaboradores» – terá sido por esquecimento? – é que no mesmo ano – o ano de todas as crises, como governantes, patrões, dirigentes partidários «com vocação de poder» e comentadores mais ou menos encartados não se cansam de repetir aos trabalhadores portugueses – a Galp Energia apresentou lucros de 213 milhões de euros (213 000 000€).
Também certamente por esquecimento, Ferreira de Oliveira omite que em 2009 os administradores da Comissão Executiva da Galp Energia receberam, entre remunerações mensais – que oscilam entre 25 000 e 76 400€ –, remunerações variáveis e um vasto leque de mordomias pouco consentâneas com a «grave crise», a módica quantia de mais de 6,2 milhões de euros (6 200 000€). 
E não fala igualmente – sem dúvida para não fazer enjoar os «estimados colegas e colaboradores» – do seu próprio vencimento, o qual, a fazer fé em notícias vindas a público, dá para grandes canseiras, como fazer mil viagens às Maldivas. 
Ou seja, traduzindo por miúdos, apesar da «crise económica em que vivemos», a Galp Energia apresentou lucros de milhões e continuou a pagar principescamente aos seus administradores, mas quando os «estimados colegas e colaboradores», vulgo trabalhadores, reivindicam uma mais justa redistribuição da riqueza que criaram, aqui d'el rei que se está a comprometer o futuro da empresa e das gerações vindouras.
Instalados nos seus belos cadeirões de couro, os senhores administradores querem fazer acreditar que sem eles o mundo deixaria de girar e que nem um cêntimo de mais valia seria gerado. Prosápia enganadora. Mal ouvem falar de greve é um quem nos acode e um vale tudo, até cartas aos «estimados colegas e colaboradores» com apelos à solidariedade. Só não chega a ser ridículo porque revela uma profunda verdade: sem os trabalhadores não há riqueza. Os que se apropriam dos lucros sabem-no bem, por isso têm tanto medo da luta de classes.

16 de abril de 2010

Face Oculta + 1 processo a caminho do arquivo

Todas as escutas do processo Face Oculta que envolvem o primeiro-ministro foram já destruídas, garantiu o juiz presidente... (+)

«Não é próprio de um político comentar essas decisões, nem ocupam um milímetro do meu pensamento». Assim respondeu José Sócrates aos jornalistas... (veja aqui)

O nosso Eng. Socrates esquiva-se ás perguntas dos jornalistas sobre o apagamento das escutas do processo face oculta. Diz-se preocupado com a governação exigente e dificil.

Eu sugeria uma folga pois sempre daria para aliviar o sacana do cinto, o engenheiro comentava, o juíz, procurador ou essa "máquina justiceira" divulgava as escutas e acabava-se com esta dita polémica, afinal quem não deve não teme.

Assim, pelo andar da carruagem e a julgar pelo que se tem passado, ainda vamos ter mais um processo arquivado onde ficará a suspeita sobre o nosso Engenheirinho e ninguém mesmo será culpado, mas sim todos inocentes, senão mesmo indeminizados...

Bloco Esquerda e o "camarada Alegre"

Dois artigos que recomendo e que deixo aqui parte de cada um para vos suscitar desta forma o vosso interesse. 1º artigo / 2º artigo

Francisco Louçã disse que «Manuel Alegre (...) está acima de qualquer partido»?
 "Sobre o apoio à candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, o líder do Bloco de Esquerda justificou que «é um candidato que depende de si próprio e que está acima de qualquer partido»."

Comprende-se... O rapaz chegou recentemente à política... É inexperiente... Ou então é a luta tenaz para arranjar mais uns votinhos...


E Manuel Alegre? O que diz Manuel Alegre? (+)

«A minha casa política é o PS», avisa Manuel Alegre

Irra! Já é vontade de contrariar o Louçã!...

Alegre está-se nas tintas para o PCP (2) mas quer os votos do PCP...
Ver aqui artigo completo

*** ***

No seu enésimo «post» no «arrastão» a favor de Manuel Alegre, Daniel Oliveira aborda os atrasos e indefinições do PS no apoio a tal candidato e depois remata, pura e simplesmente, desta forma a meu ver gloriosa e inesquecível (sublinhado meu):«Com estas indecisões, ganha, antes de mais, Cavaco Silva, que aparece como consensual à direita.E, depois, o Bloco de Esquerda, que prova que o candidato que decidiu apoiar cria mesmo problemas à ala direita do Partido Socialista. Incluindo a Sócrates.» Pois é, leio isto e, querendo deixar propositadamente de lado considerações sobre infantilismos e maturidades políticas, não posso deixar de considerar que bem aviados estamos se esta é a «nova forma de fazer política» de que o BE tanto se reclamou nos seus primeros anos de vida. Com efeito, nesta frase só vejo tacticismo, calculismos, mesquinhas contabilidades de perdas e ganhos e aproveitamentos e nem um cisco de designio democrático ou nacional nem um grama de preocupação real com o amanhã e o depois de amanhã.
 ... Desculpem a brutalidade da frase mas cada vez mais me parece que o grande respiro táctico do BE nas presidenciais se pode resumir numa frase do género «Saiamo-nos nós bem e o resto que se lixe».

15 de abril de 2010

Foram-se os dedos, venham os anéis!

Primeiro, discretamente, pequenos anúncios, com placas artesanais, ofereciam os seus serviços na compra de ouro. “ Compro ouro, pago em dinheiro”.
Agora, aí estão por todo o lado, casas abertas ao público onde compram ouro e outros valores, pagos em dinheiro.
Isto é espelho da sociedade onde vivemos.
Comprar um anel, um fio, uma pulseira em ouro ou oferecer a amigos e familiares foi, ao longo dos tempos, uma forma de ter algo de valor, que um dia pudesse ser útil em caso de necessidade.
A miséria, a pobreza, a fome, o desemprego, os salários em atraso, a exploração desenfreada têm sugado a força de trabalho daqueles que produzem toda a riqueza.
Foram-se os dedos das mãos calejadas pelo trabalho, venha de lá o pouco que lhes resta, os anéis.
Voltamos ao tempo antigo, vender, penhorar para continuar a sobreviver.
São sempre os mesmos a lucrar com a miséria dos que nada têm.

Bob Dylan - Blowin in the Wind


How many roads must a man walk down, Quantas estradas precisará um homem andar
Before you call him a man? Antes que possam chamá-lo de um homem?
How many seas must a white dove sail, Quantos mares precisará uma pomba branca sobrevoar,
Before she sleeps in the sand? Antes que ela possa dormir na areia?
Yes and how many times must cannonballs fly, Sim e quantas vezes precisará balas de canhão voar,
Before they're forever banned? Até serem para sempre abandonadas?
The answer, my friend, is blowin' in the wind A resposta, meu amigo, está soprando no vento
The answer is blowin' in the wind A resposta está soprando no vento

Yes and how many years can a mountain exist, Sim e quantos anos pode existir uma montanha
Before it's washed to the seas (sea) Antes que ela seja lavada pelo mar?
Yes and how many years can some people exist, Sim e quantos anos podem algumas pessoas existir,
Before they're allowed to be free? Até que sejam permitidas a serem livres?
Yes and how many times can a man turn his head, Sim e quantas vezes pode um homem virar sua cabeça,
Pretend that he just doesn't see? E fingir que ele simplesmente não vê?
The answer, my friend, is blowin' in the wind A resposta, meu amigo, está soprando no vento
The answer is blowin' in the wind. A resposta está soprando no vento
Yes and how many times must a man look up, Sim e quantas vezes precisará um homem olhar para cima
Before he can see the sky? Antes que ele possa ver o céu?
Yes and how many ears must one man have, Sim e quantas orelhas precisará ter um homem,
Before he can hear people cry? Antes que ele possa ouvir as pessoas chorar?
Yes and how many deaths will it take till he knows Sim e quantas mortes ele causará até ele saber
That too many people have died? Que muitas pessoas morreram?
The answer, my friend, is blowin' in the wind A resposta, meu amigo, está soprando no vento
The answer is blowin' in the wind A resposta está soprando no vento

"pequena lista da engrenagem bipolarizada PS/PSD"

Também por aqui se pode verificar que o PSD de cara lavada irá continuar a fazer mesmo no caso de um dia voltar a ser governo (espero que nunca mais o seja, mas fica o alerta)


Fernando Nogueira: 
Antes -Ministro da Presidência, Justiça e Defesa
Agora - Presidente do BCP Angola 

Jorge Coelho: 
Antes - Ministro das Comunicações, Transportes e Obras Publicas
Agora - Presidente da Mota & Engil 

José de Oliveira e Costa:
Antes -Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
Depois -Presidente do Banco Português de Negócios (BPN)

Rui Machete: 
Antes - Ministro dos Assuntos Sociais
Agora - Presidente do Conselho Superior do BPN; 
Presidente do Conselho Executivo da FLAD 

Armando Vara: 
Antes - Ministro adjunto do Primeiro Ministro
Agora - Vice-Presidente do BCP 

Paulo Teixeira Pinto: 
Antes - Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Agora - Presidente do BCP (Ex. - Depois de 3 anos de 'trabalho' saiu com 10 milhões de indemnização !!! e mais 35.000EUR x 15 meses por ano até morrer...)

António Vitorino: 
Antes -Ministro da Presidência e da Defesa Nacional
Agora -Vice-Presidente da PT Internacional; 
Presidente da Assembleia Geral do Banco Santander Totta (e ainda umas 'patacas' como comentador RTP) 

Celeste Cardona: 
Antes - Ministra da Justiça
Agora - Vogal do CA da CGD 

José Silveira Godinho: 
Antes - Secretário de Estado das Finanças
Agora - Administrador do BES 

João de Deus Pinheiro: 
Antes - Ministro da Educação e Negócios Estrangeiros
Depois - Vogal do CA do Banco Privado Português. 

Elias da Costa: 
Antes - Secretário de Estado da Construção e Habitação -
Agora - Vogal do CA do BES 

Ferreira do Amaral:
Antes - Ministro das Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de Vila Franca de Xira à Lusoponte)
Agora - Presidente da Lusoponte, com quem se tem de renegociar o contrato.
Adaptado de um mail enviado pelo A. Carvalho

Não basta pedir perdão

O papa hoje durante uma missa no vaticano pede para que os cristãos reconheçam erros cometidos, mas é preciso muito mais que isso. É necessário que os responsáveis sejam punidos pelo crime, desde os que cometeram o acto aos que o  silenciam. A justiça é para todos incluindo a Igreja o Papa até ao simples cristão... 

14 de abril de 2010

Sobre a CEE

"comentário de A. Carvalho num blogue"
Ao ler o seu post, lembrei-me de meia dúzia de questões que estão sempre na minha visão desta UE, quer quanto aos seus princípios, quer quanto aos métodos para os atingir, bem como o nome atribuído aos sócios do clube que não se portem dentro da sábias decisões e objectivos a ser atingidos.

Quanto aos princípios:

1 - A questão económica do aço como base e depois a politica agrícola comum.

2 - Combate politico(mesclado de defesa comum), mas com componente militar diferente dos países aderentes.

3 - Após a queda do bloco de leste e do chamado perigo comunista, foi gradualmente programada uma politica militar de confronto não só com o leste mas com a própria Europa não alinhada (veja-se a guerra na Yoguslávia-Kosovo) e o papel desempenhado pela Alemanha.

4 - Uma politica interna de submissão à politica de guerra dos EUA (Apoio à guerra no Iraque e Afeganistão) onde a troco de nada positivo, se ensaiou a maior mentira financeira e económica dos tempos modernos (Roubos de massas monetárias incalculáveis Bancos, Seguradoras, offshores e afins) Imobiliários Subprimes, etc. etc.

5 - O celebre tratado de Lisboa (fez agora 10 anos) onde se teceram e apregoaram as mais e melhores politicas de criação de emprego, aí estão todas provadas, como a burla informativa e manipuladora de opinião, traçada e alimentada por políticos sem vergonha e jornalistas e donos dos media, que a troco de benesses politicas mais não foram que agentes de manipulação.

6 - A actual direcção politica da UE, não tem nada a ver com os interesses dos povos da totalidade dos países que dela fazem parte. Ela é como sempre foi, a vontade e orientação económica dos países mais poderosos (obviamente a Alemanha, França e Inglaterra) que com toda a certeza, não estão, nem nunca tiveram a ideia de desenvolver a Europa com princípios de solidariedade entre povos e estados, mas sim como a caminho mais amplo e livre, para que os seus produtos fossem vendidos aos pseudo-novos ricos, tipo Grécia, Portugal ou Irlanda.

Como já se sabia, agora, para pagar a dívida, serão como sempre será, os povos desses países a pagar a factura de tal mentira e para além disso, ainda serão os bodes expiatórios perante a opinião pública de que são eles os principais culpados da desvalorização do Euro em relação ao dólar, o perigo da chamada falência (mais um embuste do capitalismo selvagem e neoliberal) e as agências ditas de rating (pagas e suportadas pelos EUA) como suporte cientifico financeiro para a cruzada sempre eminente contra os salários da generalidade dos trabalhadores.

Tanta trapaça junta, só pode dar um cheiro e uma comida requentada e podre, pelo que aos povos destes países chamados de falidos, só resta um caminho. Atirar pela borda fora tanto mentiroso, incompetente e vigarista chamado gestor tipo BCE, FMI e Agências de Rating (pseudo-técnicos de moeda falsa). Só assim, teremos uma Europa livre, democrática e solidária.

CAVACO HOMENAGEIA TERRORISTA

O presidente da República, Anibal Cavaco Silva, homenageou dia 11 de Abril o marechal António Spinola. O sr. Spinola foi presidente do chamado Exército de Libertação de Portugal (ELP), organização terrorista criada pelo ex-pide Barbieri Cardoso, e do MDLP. Estas organizações praticaram numerosos crimes em 1975 e 1976, como o assassínio do padre Max, o ataque à Embaixada de Cuba, incêndios de sedes do PCP e actos bombistas. Associou-se à homenagem o presidente "socialista" da Câmara Municipal de Lisboa, que não teve pejo em dar o nome do referido indivíduo a uma avenida da cidade.

12 de abril de 2010

“O Congresso já está. Falta convencer o País.”

...pois, pois, e para que se faça mais do mesmo basta insitir em promessas e mais promessas.

Já o PS/Socrates o fez e outros PS/D o têm feito. Mudam as moscas mas a trampa continua a mesma.

O actual discurso contradiz a prática. Aprovaram o Orçamento mas agora já não o fariam, o mesmo acontece com o PEC.

Agravam as condições de vida da grande maioria do povo em favorecimento de meia duzia. Mudam de lider à máquina / lavam a cara e vêm dizer que nada têm haver com o passado. Está aí mais hipocrisia para depois mandarem as culpas para os da frente e carregarem sobre os mesmos do costume.

10 de abril de 2010

Pensão de aposentação: 20 perguntas e 20 respostas

Temos recebido centenas de emails de trabalhadores a pedirem informações sobre as consequências das alterações que o governo pretende introduzir no Estatuto da Aposentação através da Lei do OE2010 e mesmo solicitando um conselho sobre o que devem fazer. Na impossibilidade de responder pessoalmente a cada trabalhador, decidimos reunir neste texto as perguntas e as duvidas mais frequentes e responder a elas. O objectivo é disponibilizar aos trabalhadores interessados uma informação que lhes permita tomar a decisão, que só cada um pode e deve tomar, mas de uma forma fundamentada. É a decisão de se aposentar ou não, portanto é uma decisão muito importante, que vai ter consequências graves na sua vida futura, e por isso não deve ser tomada nem de um forma apressada nem sem informação consistente. Também construímos uma folha de cálculo que qualquer trabalhador poderá utilizar para calcular a sua pensão da aposentação antes e depois da publicação da Lei do OE2010 , que está disponível em www.eugeniorosa.com na pasta "ULTIMO ESTUDO" com o nome "Folha de cálculo para calcular de uma forma rápida a pensão da aposentação".

9 de abril de 2010

Ainda em relação à "postagem" anterior*

*"perdoai-lhes Sr. que eles não sabem o que fazem"
Sobre este tema podemos garantidamente dizer que não sabemos da missa um terço... e infelizmente já imaginamos como vai acabar: em peixe, isto é nada.
É mais uma caterva de criminosos que vão ficar na sombra à espera que a onda passe, para depois continuarem impunemente as suas práticas abjectas, até que a justiça humana lhes possa cair em cima, já que a "justiça divina" além de cega como a outra, é também surda e muda.
Mas uma outra questão interessante surge no meio desta desculpabilização instuticional: - Onde estão aqueles que, a propósito de casos passados, defendiam as penas mais severas, tais como a castração? Vimo-los e ouvimo-los com pose de entendedores opinar sobre estas e outras medidas "cautelares" para evitar situações futuras, diziam. Neste momento, ninguem os ouve, ninguem os trás para os holofotes para nos mostrarem a sua douta sapiência.
Bem, neste caso dos servidores da igreja, e porque se trata de um juramento voluntário de abstinência sexual, faz todo o sentido que no acto do juramento, aí sim, lhes seja ministrada a medida cautelar e preventiva de castração, não vá o diabo tentá-los...