Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

12 de maio de 2010

Lince e as suas crias...

Encontro considerado político e não religioso

O primeiro-ministro José Sócrates realçou, esta quarta-feira, as «excelentes» relações entre o Estado e a Igreja Católica em Portugal.

José Sócrates revelou que não mencionou a questão das dificuldades económicas por que passa Portugal na conversa com Bento XVI, apesar de esse ser um tema interessante.

«Por acaso teria sido uma boa ideia referir a Sua Iminência o facto de termos tido hoje grandes notícias sobre o crescimento económico em Portugal, mas não tivemos ocasião de falar nisso», explicou. (...)

É preciso muita lata!

Há cada uma melhor que a outra...

a seguir...

A Grécia e Portugal - Eça de Queirós em 1872

A destacar das leituras de ontem (...):

Eça de Queirós em 1872.... escreveu n´ As Farpas:

"...Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza,

mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo

abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito.

Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico

e que pela sua decadência progressiva, poderá ...vir a ser riscado do

mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal".

Será que a História se repete? Ou será que a História aparentemente não mudou nada? Por que será que se fala sempre na actualidade de Eça? Ele próprio, se continuasse a viver hoje, não se sentiria profundamente decepcionado por já ter dito tudo acerca de Portugal há mais de um século atrás?

Eça de Queirós

11 de maio de 2010

Impedir o roubo…

Exemplo de, coragem e determinação,

A Xplás, empresa do grupo Rino & Rino na Moitalina Porto de Mós, construída há cerca de 4 anos com fundos comunitários, encerrou. 

Com uma laboração continua e, com um grande volume de encomendas em carteira, não só para o mercado nacional como também para exportação. Mas. Sendo fruto de má gestão e desvios de dinheiros, acabou por encerrar. Deixou os trabalhadores, na sua maioria mulheres, sem salários desde Dezembro de 2009 e, com subsídios de férias e Natal por liquidar. 

Os trabalhadores, organizaram-se em turnos de 24 horas e, mantêm-se à cerca de 1 mês à entrada da empresa para, impedirem o roubo de máquinas e produtos acabados. 

Todos os dias, são aliciadas por credores e lacaios do patronato a desistirem da luta. Mas, mantêm-se firmes e determinadas a resistirem até que, lhes faltem as forças. 

Apesar de inscritas no fundo de desemprego e, de serem obrigadas à humilhação de mendigarem emprego, conseguiram organizar-se de forma a apoiarem a família e de cumprirem com esta obrigação. 

Sem apoio de ninguém (governo, Junta de Freguesia, Câmara de P. de Mós) e, com pressões diárias para desistirem, mantêm-se firmes e na disposição de continuarem a defender os seus postos de trabalho. 

O Centro de Emprego e, os diversos organismos oficiais em vez de, exigirem que os trabalhadores mendiguem trabalho, deveriam interessar-se em colocar a empresa a laborar e a manter os postos de trabalho. 

Aos que, constantemente atacam os trabalhadores, têm aqui um exemplo de quem se sacrifica pelo trabalho e de, quem apenas se apropria do seu esforço e de dinheiros dos contribuintes para enriquecer e ter uma vida faustosa e regalada. 

A nossa sincera solidariedade e, força com a luta…

Os Deuses não estão mesmo connosco...

Mais um assalto.

O governo de Socrates/PS, com o apoio de Passos Coelho/PSD e Portas /CDS, prepara-se para mais um assalto à carteira dos trabalhadores. 

Aumento do IVA, um imposto cego que vai obrigar os que pouco têm a pagarem mais caro o que necessitam para sobreviver. 

Um assalto aos subsídios de férias e de natal, aos funcionários públicos, aos trabalhadores em geral e nem os reformados escapam. 

Os subsídios de férias e natal, são, para muitas famílias, a única forma de fazer face a despesas extras; compra de livros escolares, pagamento de seguros, compra de vestuário e de outros bens essenciais á sua sobrevivência. 

Aí estão os comentadores do regime, apoiados pela comunicação social do regime, a convencerem-nos que é preciso fazer sacrifícios e, que estas medidas” têm de ser bem explicadas para que o Povo as aceite”. 

Este é momento ideal para impor medidas impopulares: 

- O Benfica foi campeão…o povo ficou eufórico. 

- O Papa está aí…o povo reza. 

- O Mundial de Futebol está á porta…mais uma anestesia. 

Vamos esperar que, o representante de Deus na terra, rodeado de luxo e ostentação mas que se diz defensor dos pobres, aproveitando a oportunidade de ter tanta gente junta, tenha umas palavras contra o desemprego, contra a miséria, contra o aumento dos impostos, contra os assaltos à carteira dos trabalhadores. 

O mais certo é este senhor apelar à resignação e prometer o paraíso no céu e a continuação do inferno aqui na terra. 

A revolta, o protesto e a luta organizada e persistente são as únicas formas de pôr cobra às injustiças 

Dia 29 de Maio vamos todos à Manifestação Nacional em Lisboa!

Um banho à melro...

"A politica que nos conduz ao abismo" (3º) (fim)

Leituras,Trechos e Reflexões.
Nesta crise ficou claro como funciona a União Económica e Monetária. Um bom exemplo é a acção do BCE, guardião da ortodoxia monetarista. O BCE pode emprestar e empresta dinheiro a instituições bancárias, independentemente até da sua solidez, à taxa de 1%. Mas está proibido de emprestar dinheiro aos Estados em dificuldades, por imposição e interesse da Alemanha.
*
Sim, a União Europeia deve ajudar a Grécia. Mas o que está aqui em causa não é uma ajuda, é uma condenação ao atraso, à dependência, à crise social. As verdadeiras ajudas não chegaram a aparecer. 

E não nos digam que este caminho é inevitável! 

Estamos fartos que nos digam que só há este caminho; que o resultado seja a estagnação, a recessão e a pobreza e ainda assim nos digam que só há este caminho. 

Que o sistema favoreça os especuladores e ainda assim nos digam que só há este caminho. 

Que as desigualdades aumentem e ainda assim nos digam que só há este caminho. 

Que os grupos económicos e o grande capital concentrem cada vez mais a riqueza e nos digam que só há este caminho. 

Que o desemprego e a precariedade alastrem, que os salários as reformas e as prestações sociais sejam cortados e nos digam que só há este caminho. 

Não, não há só este caminho. Este caminho não serve o povo grego, nem o povo português nem os povos da Europa. 

É por isso que cada dia está mais claro que para a Europa, como para Portugal, é preciso outro rumo, é preciso outro caminho.

Alentejo...

Meu Querido Sobrinho Dr.º Rui Pedro Soares...

Pura coincidência
AFINAL HÁ MÉRITO, MUITO, MUITO MÉRITO!!!

O Sr Administrador da PT, Dr. Rui Pedro Soares, entre muitos predicados tem o incontornável mérito de ser sobrinho de Mário Soares, o famoso!!!!...
Logo, está explicada a sua enorme capacidade para aos 36 anos ser administrador duma das maiores empresas portuguesas. Viva o grande pai da democracia, que tem fantásticos familiares e de altíssimo gabarito!!!

PODE LEVAR TEMPO, MAS A VERDADE É COMO O AZEITE, VEM SEMPRE AO DE CIMA.

acabada de chegar via e-mail

Lei seca passa longe do mundo dos gatos.

via e-mail

10 de maio de 2010

Estamos sempre a tempo - Sérgio Ribeiro no Prós e Contras em Maio de 2008

Gostaria de partilhar com quem por aqui vai passando e também pelos que o fazem pela primeira vez, este escelente artigo de Sergio Ribeiro.
Desculpa pelo gamanso.
Nunca tive qualquer habilidade (ou outra "qualidade" de semelhante jaez...) para ser relações públicas de mim mesmo. Julgo ter, até, uma alergia a essa "qualidade" de que alguns abusam.

No entanto, neste momento da economia portuguesa, ao serem-me lembradas coisas que disse em 26 de Maio de 2008, no programa Prós e Contras, parece-me que elas ganharam maior pertinência e acho que tenho o dever de as relembrar. Talvez por isso, por terem ganho (im)pertinência, não tenho onde as repetir. Tal como acontece ao livrinho que escrevi, com 40 fichas que explicavam porquê o nosso Não à moeda única, de 1997, que é como se não tivesse sido escrito e editado - por edições avante! - quando, hoje, se abunda na referência a "fatalidades" então publicadas como como análises e prevenções, pelo que, hoje, parecem ou descobertas serôdias ou "sopas depois de almoço".

Mas... estamos sempre a tempo, porque o tempo é nosso, é do futuro que, inevitavelmente, virá, embora quanto mais tarde com maiores custos sociais.

Lindo!

O Benfica já não é uma recordação, mas sim uma cruel realidade(!?)

Muitos são os Portugueses sócios e simpatizantes do Benfica. Não deixa de haver um punhado de fanáticos mas a grande maioria ama o futebol. Como acontece noutros clubes.
Verifica-se, especialmente nos grandes clubes, que as receitas de bilheteira e quotas não são suficientes para fazer face às despesas, basta ter uma ideia dos ordenados astronómicos que esta gente absorve. Ficando a duvida de onde virá o resto da narta, como se justificam essas entradas, de onde saiu este hipotético lucro para ser investido no clube(s)?

Várias perguntas que, eu talvez por ignorância, ainda não consegui descobrir, por exemplo: se qualquer um de nós fizer (sorte do caraças nesta altura) um depósito elevado é de imediato chamado a justifica-lo...

Voltando ao Benfica e, aqui reside a minha dupla preocupação, com a coincidência deste voltar às vitórias, com o tempo em que este ganhava tudo: campeonatos, taças e o mais que viesse. Será que o tempo voltou atrás?

Coincidências ou não a verdade é que os ventos correm de feição para o capital instalado no aparelho de Estado.
  • O Benfica foi campeão, euforia geral.
  • Vem aí o Papa, pára o país e ninguém se importa.
  • Depois o mundial de futebol, mais um analgésico para que o Povo esqueça a doença que o afecta.

Mesmo como Benfiquista fico preocupado.

9 de maio de 2010

Instinto maternal

Critérios televisivos

Critério 1.

Tens dinheiro, compras o canal suplementar, Sport TV, vês o jogo do Benfica. Não queres gastá-lo, limitas-te a ligar o Canal do Benfica e assistir a um relato, com dois locutores, com um rectângulo, virtual, onde umas bolinhas, vermelhas e brancas, se deslocam de um lado para o outro.

O domínio do capital sobre os meios de comunicação obriga a este triste espectáculo.

Para ouvir um relato basta-me um rádio, não necessito de televisão.

Critério2.

Terminado o jogo todos os canais se posicionaram para fazerem os respectivos directos da festa benfiquista.

No Marquês de Pombal viam-se umas 50 pessoas e já as televisões anunciavam centenas. Passados uns minutos juntaram-se mais uns 50 e novo directo para mostrar os milhares que se concentravam.

Em contraste, as mesmas TVs que fizeram as reportagens do 1º de Maio, o critério foi diametralmente oposto. Onde já estavam milhares anunciavam centenas e quando estes passaram a dezenas de milhares, lá conseguiram, a muito susto, vislumbrar uns milhares.

Sempre com o critério de apequenar, de achincalhar, de desmotivar e denegrir a grande jornada de luta que foi o dia do trabalhador.

Ternura

SENÃO...

O Diário de Notícias prossegue empenhadamente o cumprimento da sua tarefa de sentinela vigilante da ordem.
Perdão: da Ordem.
(há-de ser feitio que lhe ficou do antigamente, quando funcionava como órgão oficioso da Ordem de Salazar e Caetano... isto digo eu...)

Ontem foi o que se viu e aqui se resumiu.
Hoje é o que se vê e aqui se resume:
na primeira página, destaque:
«Mário Mendes "Temos planos de contingência para a perturbação social"».
Assim como quem diz aos leitores: estejam tranquilos, as forças da Ordem zelam por vós, está assegurada a paz nos espíritos e nas ruas...

Segue-se uma entrevista de quatro páginas a «Mário Mendes, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna» - em que o entrevistado produz declarações várias, mas das quais o DN achou por bem destacar em título, para além da citação acima referida, esta outra:
(Mário Mendes) «prevê um aumento de perturbações sociais, na sequência da crise económica, mas garante que há planos de contingência a ser preparados pelas forças de segurança».
Assim como quem diz aos leitores: estão a ver, está tudo previsto, portanto fiquem em casa, tranquilos, senão...;vejam televisão e deixem-se de protestos e de reivindicações, senão...; sentem-se, senão «as polícias estão preparadas para enfrentar possíveis alterações de ordem pública como aquelas que já aconteceram»...; portem-se bem, não se metam em política e digam todos, em coro:a minha política é o trabalho, eu quero é ganhar o meu, ricos e pobres sempre houve e há-de haver, vale mais ganhar poucochinho do que não ganhar nada, o que seria de nós sem os patrões, que Deus e o Papa os ajudem... senão...;lembrem-se que a Ordem é isso: todos em casa, sentados, quietos e calados, senão...

Por isso, insisto: a intensificação e alargamento da luta das massas trabalhadoras - pela justiça social e pelos direitos consagrados na Lei Fundamental do País - é a condição essencial para pôr termo à desordem social, política e económica provocada pela política de direita e para assegurar a democracia e a liberdade.
Por isso, insisto: vamos fazer do dia 29 uma poderosa jornada de luta. Senão...