Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

27 de maio de 2010

29 de Maio

Na Grécia, onde os trabalhadores e as massas populares vêm desenvolvendo uma magnífica e determinada resistência contra as «medidas de austeridade» do governo e da sr.ª Merkel, foi desencadeada uma tentativa de ilegalização da central sindical PAME. As suas acções são objecto da violência policial. Activistas seus - operários, trabalhadores dos casinos, professores, marinheiros do Pireu - são alvo de processos de despedimento.

No nosso país, a repressão e tentativa de limitação dos direitos dos trabalhadores aprofundou-se a cada avanço da política de direita: perseguição a dirigentes, delegados e activistas sindicais; negação do direito de reunião e de esclarecimento; agressão a piquetes de greve; processos de despedimento aos trabalhadores mais activos e conscientes; trabalho de organização em tantos casos remetido para condições de clandestinidade.
Tais acções não são sinal de força. São sinal do profundo temor do grande capital perante o recrudescimento da luta dos trabalhadores.

Há dias, Mário Soares saudava o facto de as «medidas de austeridade» do PS/PSD terem sido anunciadas «sem ocorrerem graves revoltas ou actos desesperados de violência». Nem mais. O idoso intriguista lá sabe o calibre das «medidas». Mas está muito enganado nas suas expectativas acerca da resistência que vão encontrar. Não será certamente em actos desesperados que os trabalhadores responderão a estas medidas e a esta política. E responderão à altura.

Bem podemos recordar a todos os porta-vozes do grande capital aquilo que Marx e Engels já assinalavam no Manifesto: «O movimento proletário é o movimento autónomo da maioria imensa no interesse da maioria imensa». As medidas que o grande capital preconiza não são mais do que a imposição a essa maioria imensa dos interesses de uma insignificante minoria e da corte dos seus serventuários.

No próximo dia 29 de Maio sairá à rua uma fortíssima representação dessa maioria imensa.

Compreende-se a apreensão daquela meia dúzia a quem a política de direita tem enchido largamente os bolsos.

Salário Mínimo

Para que não se esqueça, porque vale a pena recordar, sobretudo nesta altura...

Faz hoje 36 anos que foi criado pela primeira vez o salário mínimo em Portugal.

Em 2009 a TSF (ver aqui) assinalava que o salário mínimo valia menos que em 1974 (3.300$ / 16,50€), e na altura beneficiou 50% da população activa. Consulte aqui a tabela da sua evolução.

Avelino Gonçalves
Ministro do Trabalho da altura. 

--------------      ------------             --------------
nota: este artigo tem como objectivo rectificar o anterior.
+ 1 X peço desculpa

Ordenado Mínimo


Para que não se esqueça, porque vale a pena recordar, sobretudo nesta altura...

Faz hoje 36 anos que foi criado pela primeira vez o salário mínimo em Portugal.

Em 2009 a TSF (ver aqui) assinalava que o salário mínimo valia menos que em 1974 (3.300$ / 16,50€), e na altura beneficiou 50% da população activa.

O Primeiro-Ministro Vasco Gonçalves o grande impulsionador desta lei.

A criação do subsídio de férias também são da autoria do seu governo.

A propaganda nunca apagará os factos.

nota: ver artigo seguinte, que rectifica este.

Eles nem dormem, é umas atrás das outras...

A medida que permitia acesso ao subsídio com menos tempo de descontos foi extinta.

Subsídio de desemprego volta a exigir mais três meses de trabalho (...)

Para entender a crise financeira...

Humor

Porque não te calas!

A ministra do Trabalho, Helena André pediu, esta terça-feira, para que os portugueses «dêem as mãos» num esforço para lutar contra a crise. Em resposta à ameaça da CGTP de convocar uma greve geral, Helena André sublinhou que, nesta altura, só com «o empenho de todos» será possível ultrapassar as dificuldades. ouvir aqui

Dêem as mãos e fiquem em casa. Não se manifestem, sejam solidários com a direita reaccionária. Paguem a factura da crise, é esta a solução que a ex-sindicalista da UGT, agora ministra do trabalho defende para assegurar o tacho e os lucros do dono.

Vai dar uma volta ao bilhar grande, e todos à Manifestação!

26 de maio de 2010

A tendência da servidão

por BAPTISTA-BASTOS
Imagem dos autores
O Público, cuja prudência na afirmação é correlativa à recusa da metáfora, colocou na primeira página de 23 de Maio, entalada entre Mourinho e a conclusão da série de televisão Perdidos, uma acusação terrível: "As causas que amarram a economia ao marasmo. Um problema que começou com Cavaco e com Guterres." O distinto periódico não só se distraiu no cacófato como acordou um pouco tarde para uma evidência conhecida há duas décadas. 

O dr. Cavaco encheu o País de betão inútil. Recebeu oceanos de dinheiro para resolver dificuldades essenciais (repito: essenciais) e deu um tratamento uniforme aos problemas relativos ao desenvolvimento. Confundiu tudo. É um dos maiores embustes políticos de que há memória. O eng.º Guterres fez o percurso de interpretação clássica: o mal está na educação. Era a sua paixão ardorosa e a apoquentação da sua alma repleta de piedosas referências. O Cavaleiro de Oliveira escreveu que vivíamos numa "fermosa estrivaria." Guterres, num "pântano". Fugiu e escancarou as portas à direita mais abstrusa.
Ler mais aqui

A droga dos EUA...

Não, não é ironia. É a realidade nua e crua que nos entra pelos olhos, através de notícias laterais.

Todos nós já ouvimos falar da Jamaica, país das Caraíbas, pátria de Usain Bolt, actualmente considerado o atleta mais rápido do mundo, e onde diariamente aterram milhares de cidadãos americanos para usufruírem daquele chamado “paraíso tropical”.
Pois bem, ficámos agora a saber, por notícias de “rodapé”, que num determinado bairro estalou uma quase guerra civil – as notícias apontam 30 mortes, só hoje – porque a polícia tenta cumprir um mandato de prisão de um chefe do narcotráfico jamaicano, para o extraditar para os EUA. Os habitantes do bairro revoltaram-se, porque o homem é o benfeitor lá do sítio, quem ajuda aquela gente nas suas carências…

Isto passa-se num “paraíso tropical”, considerado uma extensão dos EUA? – O Estado não exerce a sua gestão sobre o território nacional, abrangendo toda a sua população? Afinal, se nem ali os EUA conseguem controlar o negócio da droga, para que querem 7 (sete) bases militares na Colômbia???

Por vezes, uma pequena notícia é mais elucidativa do que vários programas com o Nuno Rogeiro…
HG

25 de maio de 2010

Sabe como capturar porcos selvagens?

Um dia um professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, notou que um jovem coçava continuamente as costas e esticava-se como se elas doessem.

Ao ser questionado, o aluno respondeu que tinha uma bala alojada nas costas, pois tinha sido alvejado quando lutava contra os Fascistas do seu país, que estavam tentando derrubar o governo e instalar um novo regime, um“outro mundo possível ”.

No meio do relato ele olhou para o professor e perguntou:
O senhor Professor sabe como se capturam os porcos selvagens?
Não, respondeu o professor.
  • Capturam-se os porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e lançando algum milho no chão.
  • Os porcos vêm todos os dias comer o milho gratuito.
  • Quando eles se acostumam a vir todos os dias, coloca-se uma cerca. Mas só de um lado do lugar onde eles se acostumaram a vir.
  • Quando eles se acostumam com a cerca, eles voltam para comer o milho e coloca-se, do outro lado, uma nova cerca.
  • Mais uma vez eles se acostumam e voltam para comer.
  • Continua-se assim, até colocar os quatro lados da cerca em volta deles, com uma porta no último lado.
  • Os porcos, que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas e continuam a vir.
  • Então, fecha-se a porta e captura-se o grupo inteiro. E assim, em pouco tempo, os porcos perdem a sua liberdade.
  • Eles ficam correndo e dando voltas dentro das cercas, mas logo voltam a comer o milho fácil e gratuito. E ficam tão acostumados a ele, que esquecem como caçar na floresta por si próprios. E por isso, aceitam a servidão.

O jovem, então, disse ao professor que era isso o que ele via acontecer ao seu país.

O governo ficava empurrando o povo para o Capitalismo e espalhando o milho gratuito, na forma de:
  • sopa aos excluídos, para conter revolta;
  • programas de televisão manipuladores;
  • futebol como um bem social;
  • justiça com duas caras ( ricos e pobres);
  • impostos variados sobre os mais humildes;
  • estatutos de proteção banqueiros e políticos;
  • reformas de muitos milhares para os seus;
  • programas falsos de bem-estar social;
  • medicina e medicamentos para quem dinheiro.

Sempre e sempre novas leis de acordo com os que dominam.

Tudo a custo da perda contínua da liberdade.

Migalha a migalha.
Já faz algum tempo que o milho está sendo lançado; as cercas estão sendo colocadas aos poucos; imperceptívelmente.

E quando menos se espera... TRANCAM A PORTA!

adaptado de um e-mail - HG

" As lebres"

Vem o Sr. Saraiva (Presidente da CIP) e faz de “lebre” apelando à redução (ainda mais) dos salários dos trabalhadores.
Logo o Sr. Passos Coelho se prontifica a alterar a legislação laboral no sentido de tornar os empregos cada vez mais precários, despedir a torto e direito e permitir salários de miséria.

O Constâncio e o seu substituto, no Banco de Portugal, fazem de “lebre” dizendo que são necessários mais sacrifícios, redução de salários - dos outros, porque o deles é intocável -, cortes nas despesas sociais, etc.

Logo o Governo do Sr. Sócrates, aplaude e faz leis para roubar aos que trabalham o pouco que têm.

O Sr. Passos Coelho, faz de “lebre”, apelando ao entendimento para alterar a Constituição da República, no sentido de permitir a livre escolha dos cidadãos. Isto é, eliminar o Serviço Público geral e gratuito – Serviço Nacional de Saúde, ensino público, diversos serviços que devem responsabilidade do Estado, para depois ficarem com a “liberdade”de escolherem os serviços privados.

Logo o Sr. Sócrates, fingindo ter divergências nestas matérias, aplaude mas quer alterações só depois das presidenciais.

Já todos sabemos o que é isso da “ livre escolha”: Acabaram com os transportes públicos e entregaram-nos aos privados: os transportes não pararam de aumentar e, em muitos locais a “ livres escolha, do Povo é recorrer aos serviços de táxi ou aos transportes particulares; a “ livre escolha” nos combustíveis resultou num aumento constante dos mesmos e com grandes lucros para o grande capital; a “ livre escolha” no ensino representa lucros, fraudes, cursos sem saídas profissionais para os que optam por esta “ livre escolha”; a “livre escolha” na comunicação social representa ter mais do mesmo e grande concentração deste sector nas mãos de grandes grupos para manipularem a consciência colectiva.

Não meus senhores, não precisamos dessas “ livres escolhas”. Precisamos sim de esclarecer, mobilizar para a luta mais e mais gente, para que haja condições para pôr fim ao vosso reinado majestático e podermos escolher livremente os nossos representantes, honestos, competentes e dedicados às causas dos trabalhadores.

"O Demagogo Chefe da Policia"

Ministro Rui Pereira 'baralha' aumentos na PSP
Os polícias estão indignados com o anúncio "demagógico" do ministro e acusam-no de querer desmobilizar a manifestação.

Afinal é falso o "contraciclo" com a restante administração pública, anunciado pelo ministro da Administração Interna, segundo o qual os polícias iam ter um aumento de 1,5%, além de outras subidas em suplementos. Segundo os sindicatos, o dito aumento - que não é sequer na massa salarial, mas na atribuição de um suplemento - representa cerca de 11 euros de média e não cobre, sequer a perda no ordenado (entre 20 a 25 euros) dos polícias que resultou do novo estatuto, que alterou a atribuição de subsídios. (...)

Vamos pagar imposto?!

JÁ CONTRIBUI COM TUDO O QUE TINHA PARA ATENUAR A CRISE,

AGORA ACUSAM-ME DE SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA...

Não vale a pena?!

Não sei se esta expressão tem origem nas penas de escrever, antepassadas da canetas, das esferográficas e por fim das teclas e dos ecrãs tácteis, se quiser dizer que o assunto não vale a pena que se usa para escrever sobre ele ou se, pelo contrário, se refere à pena como desgosto, mágoa e preocupação que se carrega, da mesma forma que as aves as carregam as penas cravadas no seu corpo, independentemente do significado mais correcto “Não vale a pena!” é usado para (...)
Ana Camarra

Durão Barroso acusa Alemanha...


Este passarão, ultimamente, anda com um grande “sentido de humor”.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acusou em entrevista os principais líderes políticos alemães de defender pouco o euro, sobretudo quando o país foi um dos que mais ganhou com a moeda única. 

"Nos últimos anos, não houve vozes importantes na política alemã para explicar à opinião pública o quão importante foi para a Alemanha o euro ", disse Durão Barroso…

Ó Sr. Presidente, então, que anda V. Excelência a fazer por essas bandas? 

Só agora é que descobriu o que tem sido evidente para toda a gente? 

Não é a Alemanha uma das grandes potenciam capitalistas que mandam na U. Europeia? 

Entregue isso aos alemães e venha para Portugal comer espinhas de cherne, porque o desgraçado do peixe já não pode ser pescado, desde que o Sr. E seu patrão Cavaco acabaram com as nossas pescas. 

Durão Barroso diz que Europa e América Latina devem aprender com os erros do passado.

Ora... Considerando que, um dos erros do passado foi teres sido o 1º Ministro em Portugal e depois teres-te pirado pra Bruxelas, nós já aprendemos que, o melhor é regressares a casa: Volta parasita, que o mata-moscas está cá!!!
Tofes

Brisa vai acabar com operadores nas portagens...

... propondo a rescisão de trabalhadores.
A Brisa irá substituir portageiros por máquinas automáticas, a partir de Junho, no pagamento de portagens, adianta o Jornal de Negócios. A empresa explica que esta alteração vai ser gradual e terá lugar em todas as auto-estradas de Portugal.

A concessionária de Vasco Mello adverte ainda que vai começar com rescisões voluntárias dos contratos de trabalho com os actuais 1 280 trabalhadores.

A implementação duns pauzinhos que levantam ao fazermos os pagamentos já decorreu na A17 (com 24 máquinas de pagamento automático) e encontra-se em curso na A15, com 14 máquinas a serem instaladas.

Mais 1280 trabalhadores para o desemprego.

- Ainda na semana passada, ao passar na portagem de Sacavém, perguntei à senhora que me cobrou a portagem: Por aqui? e porque não, respondeu ela. É que lá para trás já não há ninguém a cobrar portagens. Pois, já ouvi dizer, vamos todos para o desemprego, lastimou-se a senhora.

- Olhe, vai haver uma manifestação dia 29 de Maio contra todas estas injustiças, espero vê-la por lá.

- Lá estarei!
Tofes

24 de maio de 2010

Privatização da GALP

As privatizações têm significado a perca de milhões por parte do estado em beneficio de canalhas...
Implicando (à posterior) a exigência de cada vez mais sacrifícios ao zé povinho.

A importância do protesto!

Veja o vídeo de Jerónimo de Sousa em entrevista à TSF sobre a recente moção de censura.
Leia aqui também o apelo ao protesto às medidas de austeridade.

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva avisou, esta segunda-feira, que não pode afastar a hipótese de uma nova greve geral e defendeu, «será pela mobilização das pessoas» que se impedirão medidas de «uma violência inaceitável». ouvir aqui

Não surpreende as declarações de Passos Coelho à TSF dizendo que espera que o cenário de greve geral não se venha a colocar.

Naturalmente estes privilegiados preferem que o cenário de crise se mantenha pois esta é favorável à expansão dos monopólios que assim se fortalecem através da "crise" (das crises) que tem também como principal objectivo retirar direitos aos mesmos de sempre.


Razão mais que suficiente para que realize uma forte mobilização a bem do sucesso da Manifestação organizada pela CGTP para o próximo 29 de Maio.

Em função e depois da respectiva análise, a possibilidade de agendar a curto prazo uma greve geral, será mais que evidente.

Só com o aumento da luta se pode fazer face às medidas de austeridade impostas pela direita (PS/D e CDS).

Não ao atropelo de direitos...

Saúde - Mais de 2.500 enfermeiros podem ser despedidos

Tendo em conta a falta já existente, não me parece que o interesse nacional passe pelo congelamento de novas admissões, muito menos por um despedimento em massa. (...)
Não há trabalhador que escape, é urgente unir todos os protestos.