O governo ao serviço da sua classe, os capitalistas, aprova leis para reduzir mais e mais os salários de quem trabalha.
Vejamos um exemplo concreto:
Abaixamento dos salários “emprego conveniente”
Os trabalhadores com salários superiores as 650€ brutos vão ser penalizados, como?
Anteriormente, um trabalhador que ficasse desempregado, recebia 65% do salário bruto.
Com a nova lei recebe os 65% do salário bruto mas fica obrigado a aceitar um trabalho com um salário 10% acima dos 65%.
Exemplo:
Um trabalhador que ganhe 1000€ e que vá para o desemprego recebe 65% de 1000€, isto é, 650€. É obrigado a aceitar trabalho com salário 10% acima dos 650€, isto é, 715€, deste valor vai descontar para a segurança social e todos os impostos obrigatórios.
Aceita este emprego com um contrato de 1 ano, no final desse tempo volta para o subsídio de desemprego…vai passar a receber 65% dos 715€, isto é, 465€, fica obrigado a aceitar novo trabalho 10% acima do valor de 465€, isto é, 511,50€.
Uma forma ardilosa de baixar os salários, reduzir o subsídio de desemprego e aumentar a exploração de quem trabalha.
Não é com baixos salários e pensões de miséria que a economia cresce.
Há que romper com esta política e lutar por uma política diferente.
É necessário aumentar os salários, aumentar as reformas, melhorar as condições de vida do Povo português.
O aumento do poder de compra é necessário para estimular a procura e de bens essenciais que podemos produzir em Portugal. Estimular a economia nacional, diminuir a dependência externa, consolidar a nossa sobrerannia.