Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

16 de dezembro de 2010

Presidente da CIP manda no Conselho de Ministros

Reunidas extraordinariamente, as excelências, essas cabeças dotadas que nos desgovernam, atarefadas como sempre, em encontrar as melhores soluções para combater a crise que eles próprios criaram e sempre, sempre em “benefício” dos trabalhadores, cá fora, essa criatura execrável, presidente da confederação dos patrões, de seu nome António Saraiva, atarefava-se a dar entrevistas explicando, antecipadamente, as conclusões do Conselho dos seus Ministros. 

Deu instruções para que sejam reduzidas as indemnizações por despedimento de trabalhadores, com justa causa. Assim será decidido. 

Aconselhou para que a contratação colectiva; os aumentos de salários e demais assuntos, até agora da responsabilidade dos sindicatos, sejam acordados com “comissões de trabalhadores” (nomeadas pelos patrões). Assim será decidido. 

E, como as poucas migalhas das indemnizações que os trabalhadores receberão, são ainda muito dispendiosas para os patrões, o Sr. C I P propôs, e as excelências aprovaram, criar um fundo, seja lá o que isso for, mas parece-me que se encaminha para mais uns descontos nos salários de quem trabalha e sermos nós, os que trabalhamos, a pagar o nosso próprio despedimento. 

A CIP impôs, a UGT disse sim, o governo decidiu. 

A CGTPP-IN e a esmagadora maioria dos trabalhadores, dos que querem trabalhar, produzir e criam a riqueza que a burguesia ostenta, estão contra mas não importa, esta “democracia” manda que uma minoria decida e imponham que a maioria se submeta. 

Mais manifestações, mais greves, muitas e muitas lutas são necessárias para pôr fim a esta ditadura. 

Quem não luta perde sempre, quem luta pode vencer. 

15 de dezembro de 2010

Ainda têm duvidas?

E agora digam lá, os que duvidas tinham, que este é ou não é, o Candidato que com toda a confiança, demonstra desde o primeiro debate (ver vídeo completo) que é o Presidente da República que PORTUGAL PRECISA!

Desculpem-me, mas só encontrei o vídeo nesse link :-((

10 de dezembro de 2010

500 Euros em Janeiro

O Governo quer fugir ao acordado sobre o salário mínimo nacional, mas não há nenhuma razão para que este não seja fixado em 500 euros, a partir de 1 de Janeiro.

A propósito deste assunto o jornal “ Região de Cister” ouviu a opinião de algumas “individualidades” do nosso concelho.

Os patrões, ditos de referência, alguns até distinguidos pelos altos responsáveis do país, estão contra este aumento com o argumento de ser incomportável para a sobrevivência das suas empresas.

O aumento do salário mínimo nacional para 500 euros corresponde a uns míseros oitenta cêntimos por dia e por trabalhador e representa menos de 0,06% dos custos salariais das empresas.

Mais uma vez, os patrões, argumento que a competitividade das empresas passa pela alteração da legislação laboral e pela imposição de baixos salários dos trabalhadores.

Discutem ao cêntimo os aumentos de salário de quem trabalha e não reclamam a redução dos custos dos factores de produção: energia eléctrica e gás dos combustíveis e transportes.

Não discutem a vergonhosa posição da EDP que se prepara para aumentar a energia eléctrica em mais de 15%.

Quanto aos salários uma contradição a ter em conta:

Se os salários são baixos, a mais-valia e o lucro são elevados, mas os mercados reduzidos. Se os salários são elevados, os mercados são importantes, mas a mais-valia e o lucro são reduzidos. Ora, as empresas têm necessidade simultaneamente de lucros elevados ( é a finalidade do sistema) e de mercados importantes ( elas têm de poder vender as mercadorias produzidas).

Só os trabalhadores criam valor e rendimento e são eles os principais consumidores do que se produz logo, os seus salários têm de ser valorizados para que a economia se desenvolva.

9 de dezembro de 2010

"the beauty of Capitalism"

Esta é a "beleza" do Capitalismo: 
Onde tudo se vende. Até as pequenas desgraças quotidianas de quem não consegue comprar o que se vende.

A CAIXA QUE ADORMECEU O MUNDO
Chama-se "Agora é que conta", passa na TVI" e é apresentado por Fátima Lopes.

AR via e-mail

8 de dezembro de 2010

Mexer nas leis laborais "é uma declaração de guerra" aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou, na terça-feira, que o facto de o primeiro-ministro, José 

Sócrates, ter admitido rever a legislação laboral "é uma declaração de guerra" aos trabalhadores.


Num jantar com militantes em Alpiarça, Jerónimo de Sousa criticou o que considera ser a "tentativa do Governo [PS] para embaratecer os despedimentos, para impor a lei da selva do trabalho, para delimitar a contratação coletiva e para liberalizar horários de trabalho".

O secretário-geral do PCP afirmou que o Governo e o patronato "pretendem rasgar a Constituição da República" e rejeitou qualquer revisão ao documento que caracteriza como "atual e fiel aos valores de Abril".

Jerónimo de Sousa apelou aos militantes do partido para se mobilizarem para "pequenas e médias lutas para responder a esta ofensiva", afirmando que "o Governo só não avançou com a revisão [laboral] porque tem medo da mobilização dos trabalhadores, demonstrada na greve geral de dia 24 de novembro".

O líder do PCP disse que "o país precisa de refletir sobre o que tem que ser alterado na política monetária europeia", assinalando que "o euro não tem qualquer saída" para Portugal.

Para Jerónimo de Sousa, "o Banco Central Europeu devia emprestar dinheiro aos Estados à mesma taxa de 1 por cento que empresta aos megabancos alemães e franceses".Retirado daqui

"Os Jovens não querem trabalhar"


Hoje, muito frequentemente, ouve-se dizer que a nossa juventude não quer trabalhar.

Bem, não quer ou não os deixam trabalhar?

Recentemente ao conversar com uma amiga cujo filho acabou a formação em Marketing, depois de fazer o estágio, enviou currículos para a TAP e outras empresas de Lisboa.

O moço foi chamado mas, o que lhe ofereceram? - Um estágio não remunerado.

Argumentou que já tinha feito o estágio mas de nada valeu. - Se quer vir para cá trabalhar tem de ser sem remuneração porque não temos verbas para pagar o seu salário.

Destas situações há todos os dias.

O Belmiro de Azevedo, que se diz o campeão do emprego, mais não faz que explorar na mão de obra escrava dos licenciados.

E tantos outros que se enchem à custa da escravidão dos jovens.

E querem que a juventude trabalhe sem ganhar um único cêntimo?

São jovens, precisam de trabalho mas trabalho remunerado, com dignidade, com direitos.

Voltamos aos tempos do fascismo em que se começava aos 10 anos, sem salário e ainda os pais tinham de dar umas prendas aos patrões para darem trabalho aos filhos.

7 de dezembro de 2010

Timor - A diplomacia anda a dormir...

O personagem que dorme profundamente, durante uma cerimónia oficial, é o excelentíssimo Embaixador de Portugal em Timor. Quem aproveita a ocasião para tirar uma fotografia, é o Presidente da República Ramos-Horta.


Julian Assange é perseguido pelo imperialismo

Wikileaks
Face às perseguições que lhe são movidas pelo imperialismo, o responsável pela Wikileaks considera um pedido de asilo à Suíça como se revela nesta entrevista à TSR.CH (ouvir aqui em francês).
Relacionado:

"DOUTRINA EM MOVIMENTO"

"...O marxismo-leninismo é uma doutrina em movimento, constantemente enriquecida pelo avanço da ciência, pelos novos conhecimentos, pelos resultados da análise dos novos fenómenos, pela riquissíma e variada experiência do processo revolucionário.

Tendo passado 127 anos desde a morte de Marx e 86 anos desde a morte de Lénine, o marxismo-leninismo foi enriquecido, no que respeita às ciências sociais, pela contribuição dada pelos mais diversos partidos na crescente diversificação e complexidade do processo revolucionário.

O enriquecimento e desenvolvimento do marxismo-leninismo é obra colectiva, resultante das experiências da luta e do trabalho teórico criativo do movimento comunista internacional e de cada um dos seus destacamentos - entre os quais, naturalmente, o Partido Comunista português."

pequeno trecho do livro: "O Partido com Paredes de Vidro"
AR via e-mail

Se Sá Carneiro não tivesse morrido, ainda hoje estaria vivo!

Respigado aqui.

29 de novembro de 2010

Preservativo não! (?)

- Ouvi dizer que o Papa admite, pela primeira vez, o uso do preservativo... Não achas fantástico?

22 de novembro de 2010

Não trabalhar e ir para os piquetes...

Toda a força à Greve Geral!

"arre porra, até que enfim"

Finalmente Bento XVI aceita uso do preservativo.

Morreu o dirigente comunista Joaquim Gomes

Deixou-nos ontem, com 93 anos de idade, o camarada Joaquim Gomes, um dos mais destacado dirigentes comunistas da história do nosso Partido, e que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português.

Uma vida inteira entregue à luta contra o fascismo, pela liberdade, contra a exploração capitalista, pela democracia, a paz, o socialismo e o comunismo.

À camarada Maria da Piedade Gomes, sua companheira de sempre entregamos aqui um abraço sentido e fraterno. 

Joaquim Gomes foi um dos muitos homens a quem não deixaram que fosse menino. Com apenas 6 anos já era operário aprendiz na indústria vidreira das fábricas da Marinha Grande. Terra que o viu crescer e aderir primeiro com 14 anos à Federação da Juventude Comunista e depois, em Março de 1934, ao seu partido de sempre, ao Partido Comunista Português, passando a integrar no imediato o Comité Local da Marinha Grande.

19 de novembro de 2010

"A saúde mental dos portugueses..."

Alguns dedicam-se obsessivamente aos números e às estatísticas esquecendo que a sociedade é feita de pessoas.

Recentemente, ficámos a saber, através do primeiro estudo epidemiológico nacional de Saúde Mental, que Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais na população. No último ano, um em cada cinco portugueses sofreu de uma doença psiquiátrica (23%) e quase metade (43%) já teve uma destas perturbações durante a vida.

Interessa-me a saúde mental dos portugueses porque assisto com impotência a uma sociedade perturbada e doente em que violência, urdida nos jogos e na televisão, faz parte da ração diária das crianças e adolescentes. Neste redil de insanidade, vejo jovens infantilizados incapazes de construírem um projecto de vida, escravos dos seus insaciáveis desejos e adulados por pais que satisfazem todos os seus caprichos, expiando uma culpa muitas vezes imaginária. Na escola, estes jovens adquiriram um estatuto de semideus, pois todos terão de fazer um esforço sobrenatural para lhes imprimirem a vontade de adquirir conhecimentos, ainda que estes não o desejem. É natural que assim seja, dado que a actual sociedade os inebria de direitos, criando-lhes a ilusão absurda de que podem ser mestres de si próprios.

Interessa-me a saúde mental dos portugueses porque, nos últimos quinze anos, o divórcio quintuplicou, alcançando 60 divórcios por cada 100 casamentos (dados de 2008). As crises conjugais são também um

18 de novembro de 2010

Grande Manifestação...

... da Campanha «Paz sim! NATO não!»
20 de Novembro, 15h00, Marquês de Pombal aos Restauradores, em Lisboa.

A Campanha «Paz sim! NATO não!» convocou, promove e organiza uma manifestação dia 20 de Novembro, pelas 15h00, do Marquês de Pombal à Praça dos Restauradores, em Lisboa, para a qual apela à participação de todos os portugueses amantes da paz.

Manifestação cujos objectivos, âmbito e organizador – a Campanha «Paz sim! NATO não!» - foram amplamente divulgados, tendo já obtido um amplo apoio no plano nacional e internacional.

Informa-se, uma vez mais, que a Manifestação da Campanha «Paz sim! NATO não!» é a única manifestação que se realizará dia 20 de Novembro, às 15h00, no Marquês de Pombal à Praça dos Restauradores, onde desfilarão, de forma tranquila e convicta, milhares de cidadãos em defesa da paz e contra a Cimeira da NATO em Portugal.

"O que se passa a bordo de um navio...

Dizem!
 é um óptimo exemplo de organização, liderança, etc".

Ora, aqui está um bom exemplo:

Navegavam há meses e os marujos não tomavam banho nem trocavam de roupa. O que não era novidade na Marinha Mercante britânica, mas o navio fedia!

O Capitão chama o Imediato:

– Mr. Simpson, o navio fede, mande os homens trocarem de roupa!

Responde o Imediato:

- Aye, aye, Sir!

E parte para reunir os seus homens e diz:

- Sailors, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos trocarem de roupa.

David troque a camisa com John, John troque a sua com Peter, Peter troque a sua com Alfred, Alfred troque a sua com Jonathan ... e assim prosseguiu.

Quando todos tinham feito as devidas trocas, volta ao Capitão e diz:

– Sir, todos já trocaram de roupa.

O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

É MAIS OU MENOS ISSO QUE VAI ACONTECER EM PORTUGAL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, SE CONTINUAREM A VOTAR NO PS OU NO PPD/PSD/CDS/PP.

O VOTO EM BRANCO é o refúgio de uma classe ...

... média/baixa atarantada com a desinformação de uma OPINIÃO PUBLICADA, cujo fim é exatamente esse:

A neutralização de pessoas que, embora inteligentes, não se dão ao trabalho de assumir a sua importância nas transformações sociais.
Agora, quando mais é necessária a sua intervenção para uma alteração radical nesta alternância viciada num "centralão", vem o apelo ao "voto em branco".

Ricardo Salgado vota em branco? Belmiro de Azevedo vota em branco? Van Zeller vota em branco?
Haja paciência!!!

Por mim, para que não haja dúvidas, voto Partido Comunista Português.
Esse sim, O VOTO MAIS EFFICIENTE.
Opinião de HG via e-mail

7 de novembro de 2010

O ESPECIALISTA DA CRISE

É fartar, vilanagem!
Este era o grito que os piratas usavam, quando assaltavam qualquer embarcação que lhes caisse nas mãos.
Hoje, os piratas são mais sofisticados. Primeiro enchem os bolsos, depois é que gritam "cortem nos salários!!!". Dos outros, claro está.


Impressiona-me que certos políticos não tenham memória e que os cidadãos não critiquem a falta de memória destes políticos.
Vem isto a propósito da citação que o PÚBLICO do dia 5 de Outubro faz do ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga, que escreveu no Diário Económico que "o Estado engordou 10 quilos e este excesso de peso requer uma dieta prolongada de, pelo menos, duas legislaturas".
Dezasseis quilos (8 mil euros por mês, que cresceu todos os anos, para atingir cerca de 16.000 euros quando cumpriu 60 anos), foi quanto Eduardo Catroga atribuiu a si próprio, por despacho cirúrgico (a expressão é de Eduardo Dâmaso, 28 Setembro de 1995), aos 53 anos de idade, e como reforma vitalícia, antes de abandonar o cargo de administrador delegado de um fundo de pensões e ir para ministro das Finanças do XII Governo Constitucional da II República presidido por Cavaco Silva, e remeter-se ao silêncio durante mais de duas legislaturas (...).

Mais de duas legislaturas foi quanto durou a dieta prolongada do protagonismo do ex-ministro de Cavaco Silva, que progressivamente vem recuperando o estatuto de defensor dos interesses do país, agora que a memória do público se esvaiu.

Mas alguns lembram-se quanto custa ao contribuinte (o dinheiro é trabalho) a reforma de mais de 30 salários mínimos de 500 euros (ou 60 salários mínimos de 250 euros dessa altura) que Catroga atribuiu a si próprio, há 15 anos, em 1995, aos 53 anos de idade.
Façam as contas.
Jorge Pinto in Público