Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

15 de janeiro de 2011

A revolução socialista é uma exigência histórica

O texto que se segue corresponde à intervenção de Guiórgos Marinos, membro do Politburo do Partido Comunista da Grécia, proferida no 12.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Tshwane, na África do Sul, de 3 a 5 de Dezembro de 2010.
...As causas da crise
A importância de os comunistas terem um ponto de vista comum sobre as causas da crise mantém-se e foi mesmo reforçada, precisamente devido à feroz batalha política e ideológica que está a ser travada em torno deste aspecto crucial, que se relaciona com a direcção e o futuro da luta de classes.

As forças burguesas que defendem o capitalismo atribuem a causa da crise a políticas de «gestão», à falta de controlo sobre o sistema financeiro, ao despesismo do Estado burguês, à falta de transparência na aplicação das políticas económicas.

As forças da social-democracia e do oportunismo actuam dentro desta lógica «administrativa» e limitam-se a criticar o neoliberalismo, procurando uma solução através do desenvolvimento do próprio sistema, da regulação do mercado. Fomentam ilusões sobre o capitalismo de «face humana» para enganar os trabalhadores.
Infelizmente, posições idênticas ou similares estão a influenciar as fileiras do movimento comunista e a causar grande dano.
Elas transferem as causas das relações de produção exploradoras, das leis e contradições do capitalismo para as políticas administrativas burguesas e as suas diferentes «misturas».
A análise marxista-leninista conduz à conclusão firme de que as causas da crise se encontram no coração do sistema, nas condições da produção capitalista, na sua anarquia, no desenvolvimento desigual, na agudização da sua contradição fundamental, a contradição entre o carácter social da produção e do trabalho, por um lado, e a apropriação capitalista individual, por outro lado, devido ao facto de os meios de produção estarem nas mãos dos capitalistas....texto completo aqui

"Submarino Tridente alérgico ao Atlântico."

O submarino ‘Tridente’, que foi comprado à Alemanha por 500 milhões de euros, está a ser reparado no Alfeite. Tem um problema nas placas de revestimento, que não aguentam o Atlântico.
Grande negócio, hipotecamos o país (também) com a compra de sucata à Alemanha e depois vendemos a divida aos Árabes. (+)

14 de janeiro de 2011

Respeito por quem trabalha.

Tal como nas oficinas, nas fábricas, nos escritórios, nas repartições publicas e nas escolas também nos apoios ao domicilio ou nas instituições são os trabalhadores que executam com brio e profissionalismo a sua missão.
São trabalhadores, homens e mulheres,  aqueles a quem os pais confiam os seus filhos enquanto labutam nos seus locais de trabalho para garantirem a sua sobrevivência.

Os idosos que tiveram uma vida inteira de trabalho que produziram riqueza em prol de alguns apenas, são agora apoiados e acarinhados por outros trabalhadores, homens e mulheres, que ao sol, à chuva, ao frio e percorrendo ruas e becos não regateiam esforços para levarem a solidariedade aos que dela necessitam.
Mas, tal como nas empresas, estes trabalhadores são explorados,  mal tratados e impedidos de usufruírem dos seus direitos, de uma vida digna e familiar.

As direcções das instituições profissionais ou voluntárias "embebedadas" com o poder, tratam  quem trabalha garantindo o bom funcionamento dos serviços que prestam, como seres inferiores negando-lhes o direito aos mais elementares direitos dos trabalhadores.

Um operário entre a sua classe

Francisco Lopes, o candidato dos trabalhadores, o operário, o lutador, o deputado e candidato a Presidente da República o única que não está comprometido com as politica de ruína e de miséria para o Povo português esteve na Atlantis Alcobaça a contactar com os trabalhadores.
Foi saudado com " "5 de Abril sempre!

13 de janeiro de 2011

Boletim Informativo - Janeiro 2011

Clique na imagem para ampliar
Sempre, sempre do lado dos que sofrem, dos explorados, dos que trabalham!

Drº Moura, Afinal Como Ficamos?

mas
O serviço de saúde deve ser gratuito ou deve ser pago em "taxas"?
O candidato presidencial Defensor Moura revelou-se, esta quarta-feira, favorável às novas taxas de saúde, mas insistiu na defesa intransigente de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) "tendencialmente gratuito e universal". (+)

12 de janeiro de 2011

O milagre tuga da informação chega-nos da outra margem.

Muito eu gosto de dar um saltinho à Cova-Gala e mergulhar no Blog do Ant.º Agostinho, Outra Margem. Desta não resisto em colocar na integra o post abaixo:
E, acrescentando eu: Um dia destes e tendo em conta a maré, para sabermos a identificação de qualquer um dos portugueses teremos que recorrer a uma fonte de referência como o FBI.

10 de janeiro de 2011

…E o OPERÁRIO disse NÃO!

«Brasil»
Vê este vídeo que é uma grande lição para os políticos que nos governam!!!!

O melhor discurso do Lula!
HG via e-mail

9 de janeiro de 2011

Eu já escolhi!

Entre este:
e este:
.
Venha o Diabo e escolha.

Porque eu já escolhi o único que se continua a colocar ao lado dos trabalhadores, desempregados, reformados e todos aqueles que estão fartos desta politica de clientelismo.
E tu?

3 de janeiro de 2011

Vaticano - Não se lavam apenas "almas".

"Vaticano cria autoridade financeira para lutar contra lavagem de dinheiro."
E, antes que rebente (outro) escândalo, Ratzinger aproveita e lava cara ;-)

2 de janeiro de 2011

Registe-se aqui o compromisso.

Dilma Rousseff tomou hoje posse como primeira Presidente da República do Brasil.
A economista de 63 oficializou a sucessão de Lula numa cerimónia celebrada na sala plenária do Congresso, em Brasília. "Prometo manter e defender a Constituição, cumprir as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unidade, a integridade e a independência do Brasil"
(...)
"A luta mais obstinada do meu governo será para erradicar a pobreza extrema" que atinge ainda 18 milhões de pessoas na oitava economia mundial, sublinhou Dilma, referindo que este é "um compromisso" de toda a sociedade brasileira. 

A nova presidente também mencionou como prioridades do seu governo a educação, a saúde e a segurança: "Podemos ser um país mais desenvolvido e a evoluir para uma democracia vigorosa", acrescentou.
---
Haver pelo como terminou é bom mesmo que se registe:
Quarta 15 de Dezembro de 2010.
O Brasil é grande, grande até na hora de roubar. A Câmara de Deputados daquele país aprovou um projecto de decreto-lei que "ajusta" os salários de presidente da República, vice-presidente, ministros de Estado, senadores e deputados que consubstancia um aumento entre 62% para os parlamentares e mais de 140% para o presidente e ministros. Leia-se aqui.

Governo cede dados dos BI portugueses aos EUA

Em nome da luta contra o terrorismo, os EUA querem aceder aos elementos do Arquivo de Identificação

Os Estados Unidos (EUA) querem ter acesso a bases de dados biométricas e biográficas dos portugueses que constam no Arquivo de Identificação Civil e Criminal. O FBI, com a justificação da luta contra o terrorismo, quer também aceder à ainda limitada base de dados de ADN de Portugal.
Leia a noticia aqui.

1 de janeiro de 2011

Aviso!

Governo grego impõe novos cortes drásticos
No final de um ano marcado por 14 greves gerais e muitas dezenas de lutas profissionais e sectoriais, o governo grego fez passar no parlamento um orçamento que impõe novos sacrifícios e reduz à miséria amplas camadas desfavorecidas.

A pobreza vai alastrar no meio da confusão.

Via Jornal Avante! (+)
Os ministros metem os pés pelas mãos. As teses oficiais baralham as pistas e fica-se na dúvida se a crise resulta de os trabalhadores não quererem trabalhar, se as vozes dos patrões não estão a ser ouvidas ou se os jovens de hoje não são como eram os de ontem mas... piores. Uma tentativa para impor a escravos e ignorantes uma espécie de «Metafísica do Trabalho».

Bom Ano? De Luta Concerteza!

Em vez de um salário mínimo nacional de 500 euros, como ficou acordado em 2006, cerca de 600 mil trabalhadores têm apenas a garantia de que, a partir de 1 de Janeiro e até uma data indefinida em 2011, vão receber menos 15 euros.
25 euros/mês, 80 cêntimos/dia, era demais(?).
E decidiram que, para já, o «aumento» seria de 10 euros/mês... 33 cêntimos/dia.
Esta actualização fica abaixo da inflação estimada pelo Governo para o próximo ano (2,2 por cento); é bem menor do que aumentos de preços já decididos (como os 12 por cento do pão, os 3,8 por cento da electricidade ou os 4,5 por cento dos transportes públicos); não compensa o aumento da carga fiscal (aumento do IVA, de 21 para 23 por cento) que é agravado pelos cortes nos apoios sociais (com aumentos de custos para os utentes na Saúde, na Justiça, na Educação); e fica aquém dos 500 euros que constam no compromisso assumido, em Dezembro de 2006, pelos representantes do Governo, das associações patronais e dos sindicatos UGT.

31 de dezembro de 2010

Há duas maneiras de matar

(De passagem pelo Blog do Cid Simoes)
«Há duas maneiras de matar: uma que se designa abertamente com overbo matar; outra, aquela que fica subentendida habitualmente sobeste eufemismo delicado: “tornar a vida impossível”. É a modalidade deassassinato lento e obscuro, que requer uma multidão de cúmplicesinvisíveis. É um auto-de-fé sem chamas, perpetrado por uma inquisiçãodifusa.»
Eugène D’Ors, La vie de Goya

28 de dezembro de 2010

Mentiras e Omissões na Mensagem de Natal

Caro(a) amiga)

O governo tem procurado ocultar o problema do desemprego em Portugal. Sócrates, na sua mensagem de Natal, não fala uma única vez do desemprego, nem dirige qualquer palavra de apoio e esperança aos desempregados. E eles e seus familiares deverão ser quase 1,5 milhões de portugueses.

O governo tem utilizado os dados do desemprego registado divulgado mensalmente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que não reflectem a verdadeira situação do desemprego no nosso País, para descreditar os números oficiais de desemprego divulgados pelo INE.
Neste estudo analiso que desempregados são abrangidos pelos números do IEFP, como estes números são construídos e quantos desempregados foram eliminados dos ficheiros dos Centros de Emprego durante o ano de 2010 para o IEFP obter os dados que divulga.

Nesta quadra é um imperativo moral não esquecer a situação de milhares de famílias portuguesas, em que o pai ou/e a mãe não têm trabalho, que por isso enfrentam grandes dificuldades, pois só não ocultando a sua situação dramática é que poderá levar a que sejam tomadas medidas. E isto apesar de Sócrates não gostar de ouvir falar da miséria, e de se irritar com quem fale dela.

Procurar mais uma vez que ela não seja ignorada, e desmontar as formas que estão a ser utilizadas para a ocultar junto da opinião pública, é também uma forma de a combater e de levar a que sejam tomadas medidas adequadas. Caso contrario a situação destas centenas de milhares de portugueses e de muitos outros que cairão certamente no desemprego, se nada for feito, vai-se agravar ainda muito mais.


O IEFP ELIMINOU 543.892 DESEMPREGADOS DOS FICHEIROS DOS CENTROS DE EMPREGO EM 2010 SEM APRESENTAR QUALQUER JUSTIFICAÇÃO. Resumo deste estudo em pdf
Divulgar este artigo é lutar para evitar que o desemprego seja oculto pela propaganda e tomadas medidas.

O Portugal de e para alguns.

Os Criadores de Emprego, dizem uns.

Os Dinamizadores da Economia dirão outros.

Eu direi mesmo uma grande filha da putice.

Isto a propósito das 18 empresas públicas cujos mandatos dos conselhos de administração terminam este mês, em 12 delas os custos com os vencimentos dos presidentes ascendem a 1,6 milhões de euros, valor a que não foram somados os prémios nem as ajudas de custo. Ler mais »

Um Bom ano para os doze!

24 de dezembro de 2010

Conto de Natal – Maria e José na Palestina em 2010


Os tempos eram duros para José e Maria. A bolha imobiliária explodira. O desemprego aumentava entre trabalhadores da construção civil. Não havia trabalho, nem mesmo para um carpinteiro qualificado. 
Os colonatos ainda estavam a ser construídos, financiados principalmente pelo dinheiro judeu da América, contribuições de especuladores de Wall Street e donos de antros de jogo. 
"Bem", pensou José, "temos algumas ovelhas e oliveiras e Maria cria galinhas". Mas José preocupava-se, "queijo e azeitonas não chegam para alimentar um rapaz em crescimento. Maria vai dar à luz o nosso filho um dia destes". Os seus sonhos profetizavam um rapaz robusto a trabalhar ao seu lado… multiplicando pães e peixes. 

Os colonos desprezavam José. Este raramente ia à sinagoga, e nas festividades chegava tarde para fugir à dízima. A sua modesta casa estava situada numa ravina próxima, com água duma ribeira que corria o ano inteiro. Era mesmo um local de eleição para a expansão dos colonatos. Por isso quando José se atrasou no pagamento do imposto predial, os colonos apropriaram-se da casa dele, despejaram José e Maria à força e ofereceram-lhes bilhetes só de ida para Jerusalém. Texto completo aqui