Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

23 de fevereiro de 2011

O orgulho de ser militante comunista.

[... ] Há gente que preferiria morrer de oportunismo a recordar que militou num Partido Comunista, que sente medo de ter militado num Partido Comunista, que sente medo da imensa honra de ter militado num Partido Comunista; porque militar num Partido Comunista, quaisquer que sejam os erros que cometa esse Partido, será sempre a maior honra, porque não é o mesmo militar num Partido dos pobres que nos partidos e nos clubes dos milionários e dos saqueadores.
Poder-se-á acusar os comunistas de qualquer erro, menos de ser exploradores do homem pelo homem, menos de ter apoiado a exploração do homem pelo homem.

Fidel Castro, Julho de 1991

19 de fevereiro de 2011

As filas não são para todos...


Vara passa à frente de todos em centro de saúde

Ex-ministro socialista apareceu de surpresa, passou à frente de todos os doentes e deu ordens a uma médica para lhe passar um atestado. Na integra aqui!

12 de fevereiro de 2011

80 anos do Jornal Avante!

«Hoje, como no tempo do fascismo, o Avante! é a voz dos que não têm voz»
Comemoramos este mês, em todo o colectivo partidário, os oitenta anos de vida do Avante!.

Fazêmo-lo com o legítimo orgulho de quem tem a consciência de que, falando do nosso jornal, estamos a falar de um caso singular na história da imprensa portuguesa.

Único jornal que durante a longa ditadura fascista nunca se deixou amordaçar nem se submeteu à censura salazarista/caetanista, o Avante! foi, nesse tempo opressivo e repressivo, a voz dos anseios e aspirações dos trabalhadores e do povo, das suas reivindicações, das suas lutas: a voz dos que não tinham voz. (+)

11 de fevereiro de 2011

A "lata" de Eduardo Catroga


Este é (foi) o tal (do PSD) que negoceia (negociou) o Orçamento com o Governo...
É preciso ter lata!!!
 

Vem publicado na 2.ª Série do Diário da República um despacho do extraordinário João Duque, através do qual Eduardo Catroga é contratado para professor catedrático, o que parece que não lhe ocupará muito tempo ["a tempo parcial 0 %"], e, já que estamos com a mão na massa, o contrato produz "efeitos a partir de 1 de Setembro de 2008".


Expliquem-me lá os efeitos deste despacho. Se contratado para o quadro a 0% do tempo, eu diria que talvez fosse para não trabalhar mas para ter o lugar garantido. Agora contratado para além do quadro a tempo parcial 0% e ainda por cima com efeitos retroactivos a 01/09/2008, desculpem mas não entendo. Vá-se lá saber das intenções... 



PS: Que bem que (não) falou este reformado (E. Catroga) na televisão [e que (não) fala João Duque!], acerca da crise e das medidas duras (sempre para os mesmos) necessárias para a debelar !!!

10 de fevereiro de 2011

O litro gasóleo PARA OS IATES vende-se a 0,80€ ...

(re)LEMBRAR
Gasóleo a 0,80
Agora, todos ficam a saber:
Quem tem iates e embarcações de recreio beneficia de gasóleo ao preço que pagam os armadores e os pescadores, por aplicação do Artº 29º do Cap. II da Portaria 117-A de 8 de Fevereiro de 2008.

Assim todos os portugueses são iguais perante a Lei,
desde que tenham iates...

6 de fevereiro de 2011

Aprenda a poupar com a 1ª dama Mª Cavaco Silva

A actual primeira Dama ganha apenas 800€, valendo-lhe a ajuda do marido, mas, ainda assim a mulher não olha a meios para aplicar o dinheirito que lhe vai sobrando...
DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS DE MARIA CAVACO SILVA

Sócrates diz não, é porque sim,

vai haver despedimentos na função pública.

O PSD ameaça e depois recua. No entanto a ideia é:  - menos estado mais privado.

Já Sócrates e seu governo, preferem dizer que não vai haver despedimentos para logo a seguir ser mesmo isso que colocam na mesa.
Noticia do Económico:
Sócrates

LOUVOR DO REVOLUCIONÁRIO

Quando a opressão aumenta
muitos se desencorajam
Mas a coragem dele cresce.
Ele organiza a luta
pelo tostão do salário, pela água do chá
e pelo poder no Estado.
Pergunta à propriedade:
Donde vens tu?
Pergunta às opiniões:
A quem aproveitais?

Onde quer que todos calem
ali falará ele

29 de janeiro de 2011

25 de janeiro de 2011

"explicação da crise"

Pediu-se a uma prestigiada consultora financeira para explicar de forma simples a crise que estamos a viver, para que as pessoas comuns compreendam as suas causas e consequências. Esta foi a sua história:

Um homem apareceu numa aldeia do “interior esquecido” e ofereceu aos seus habitantes 100 euros por cada burro que lhe vendessem. 

Boa parte da população vendeu os seus animais.

No dia seguinte voltou e ofereceu melhor preço: 150 por cada burrico.

Outra boa parte da população vendeu os seus.

Voltou um dia depois e ofereceu 300 euros.

O resto do pessoal vendeu os últimos burros.

Ao ver que não havia mais animais disponíveis,

PCF solidário com a Candidatura de F. Lopes


Ce dimanche 23 janvier, près de 10 millions d'électeurs portugais étaient appelés à élire le président de la République en pleine crise capitaliste et alors que le pays est soumis par le gouvernement socialiste à une cure d'hyper-austérité soutenue par le président de droite sortant Cavaco Silva et dictée par l'Union européenne de José Manuel Barroso.

Contrairement à ce que les médias portugais tendaient à faire croire ce dimanche soir, le grand gagnant du scrutin n'est pas le candidat de la droite, le président sortant Anibal Cavaco Silva.

C'est l'abstention qui sort vainqueur de ce scrutin avec un chiffre record de 53%. Du jamais vu depuis les premières élections consécutives au rétablissement de la démocratie en 1976.

24 de janeiro de 2011

Apesar de tudo, recuso-me a aceitar que Cavaco Silva,

... acredite mesmo que a sua reeleição foi a "vitória da verdade sobre a calúnia"!..

É que a minha memória recorda-se de Fátima Felgueiras, do Isaltino Morais e do Valentim Loureiro, entre outros...
E essa comparação eu recuso. De todo.
imagem repisgada na net
Ontem, todos perdemos. Estavam inscritos 9.621.146 eleitores. O "presidente de todos os portugueses" foi eleito com 2.228.031 votos!..

Com uma abstenção de 53,37 por cento dos votos, Cavaco Silva foi eleito com apenas 52,94 por cento dos votos.

Cavaco Silva teve  menos 365 027 votos do que quando perdeu as eleições contra Sampaio menos 543 327 do que quando foi eleito em 2006!..

O que  torna Cavaco Silva  o presidente reeleito com a menor percentagem de sempre.

Surrupiado na Outra Margem, artigo completo aqui.

Continuar e intensificar para vencer!

E de repente olhei para a TV e leio uma frase do António Filipe:
"O Governo do Partido Socialista tem feito a Politica de Direita"

O PS é um Partido de Esquerda? Claro que não!


A vitória de Cavaco Silva é a continuidade da politica de direita.


Haver eleições estas só terão significado perdendo o PS e não elegendo o PSD/CDS.


E com isto volto a olhar a TV e JS
- Adiantava em declarações sobre os resultados eleitorais, que esta candidatura ligada aos trabalhadores e aos problemas do país, recolheu apoio e a identificação que constituem um importante contributo para novas opções políticas e garantiram a determinação na luta que continua e se vai intensificar para vencer o declínio nacional.
Venceremos!

23 de janeiro de 2011

Depois de 7dias repito o artigo: O Analfabeto Político.


O ANALFABETO POLÍTICO

O pior analfabeto

É o analfabeto político,

Ele não ouve, não fala,

Nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe o custo da vida,

O preço do feijão, do peixe, da farinha,

Do aluguel, do sapato e do remédio

Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político

É tão burro que se orgulha

E estufa o peito dizendo

Que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,

da sua ignorância política

Nasce a prostituta, o menor abandonado,

E o pior de todos os bandidos,

Que é o político vigarista,

Pilantra, corrupto e lacaio

Das empresas nacionais e multinacionais.