Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

10 de maio de 2011

O dito empréstimo não é mais...

... que colocar à disposição da Banca (bancos portugueses) uns milhões valentes para seu belo proveito.

Repare-se: (Leia mais aqui)
Dos 78milhões, 35 ficam retidos para garantia à Banca, 12 vão directos para os cofres dos bancos. Disponíveis ficam apenas 30, necessários a bem dizer para pagar os juros que são mais de 30milhões (cerca de 35 milhões).
Afinal, quanto sobra?
Romper através das diversas formas de luta com esta troika interna e externa é fundamental. E isto sim, é de pleno interesse nacional.

9 de maio de 2011

BE - a escolha entre "Poder" e ser um "Partido de Esquerda".

Está longe o dia do BE vir à esquerda, mas sem dúvida que não deixa de ser um bom sinal a constatação de algumas dessas tendências.

Enquanto Francisco Louçã revela de novo a vontade em chegar ao poder a qualquer custo. Afirmando de forma hipócrita que o Bloco estará disponível para formar governo com o PS desde que não seja com Sócrates, já Gil Garcia, líder da FER* adianta mesmo que acordos à esquerda só com o PCP.
*partido que também deu origem ao Bloco

7 de maio de 2011

Ainda há quem diga: - "só não trabalha quem não quer"

O primeiro trimestre encerrou em Espanha com um nível histórico de desemprego: 21,29 por cento da população activa, um total de 4,91 milhões de pessoas sem trabalho, e um milhão e 386 mil famílias com todos os seus membros desempregados.

A taxa de desemprego juvenil atinge os 45 por cento.

Democracia e Liberdade em causa com esta Euro(pa).

O fim da liberdade e da democracia (tb) termina quando se tenta impor mais austeridade antes mesmo dos eleitores se pronunciarem.

"As medidas de austeridade são como ondas que rebentam umas atrás das outras em época de marés vivas. O náufrago evidentemente cansado, a cada onda a dificuldade em tomar folgo aumenta. O Afogamento é evidente, o fim aproxima-se. É urgente agir, a confiança é fundamental. Tomando consciência, resta o mergulho final."

Esta Europa não interessa aos portugueses.
A solução passa por sair do Euro. A Grécia ameaça e coloca o assunto sobre a mesa. Tomemos nós as rédeas do nosso destino. Digamos não à ingerência externa e à cumplicidade de alguns partidos da nossa praça.
Artigos relacionados com a saída do Euro, aqui e aqui.

5 de maio de 2011

Matar Bin Laden, ressuscitar a Al-Qaeda

Artigo de Santiago Alba Rico respigado aqui!

O que fica claro é que o esforço para ressuscitar a todo o custo a Al-Qaeda pretende liquidar os processos de mudança iniciados há quatro meses no mundo árabe.
Bandeira-da-Al-Qaeda

Uma das grandes surpresas que os levantamentos populares no mundo árabe suscitaram foi terem deixado momentaneamente fora de jogo todas as forças islamistas e muito em particular, está claro, a mais suspeita e extremista – a Al-Qaeda -, marca comercial de conteúdo obscuro largamente instrumentalizada para apoiar ditadores, reprimir todo o tipo de dissidência e desviar as atenções dos verdadeiros campos de batalha. Com orientações de amplo espectro, como a

4 de maio de 2011

Obrigada por matar Bin Laden!

Há quem ainda se lembre daquela história do menino que constantemente pedia socorro por haver fogo.., mas era sempre mentira. Até que um dia tinha mesmo as calças arder, pediu e pediu socorro, mas já ninguém acreditou. Se verificar alguma semelhança com o anuncio da morte de Bin Laden pelos "americanos" é mera coincidência.

2 de maio de 2011

Dar com uma mão e tirar com as duas.

Se por um lado a politica de direita tanto nas câmaras municipais como no governo, apoiada ou não às claras pela parceria PS/D são responsáveis pela situação difícil a que se assiste no país.

Por outro lado, aqui e ali, vai-se assistindo a um cada vez maior numero de "pontos de apoio social" para com os (explorados) pobres.., em vez de uma solução que rompa e em definitivo com a causa (exploradores) de tanta miséria.

Vem o comentário a propósito da CÂMARA DE ALCOBAÇA IR APOSTAR NO APOIO SOCIAL.

Recorde-se que esta câmara mais uma vez aumentou o preço da água no inicio deste ano. EDP (com o estado ainda sócio) aumentou a factura de electricidade.
Não seria mais justo e lógico evitar as dificuldades?

- Consideraram os Alcobacenses esta Câmara e o respectivo Estado solidários ou parte do problema? É que dar com uma mão e retirar com as duas, não tem nada de solidário.

1 de maio de 2011

1º Maio - "não há exploração do homem pelo homem"

Não é pelas dificuldades que o país atravessa, não é pelo pagamento de mais 200% a que os trabalhadores têm direito, mas sim por uma questão puramente ideológica que o Continente e o Pingo Doce abrem os seus estabelecimentos no 1º de Maio.
Pra Ler:
"Em Portugal, o 1º de Maio foi assinalado pela primeira vez logo em 1890 »»»"

21 de abril de 2011

Quando a máscara cai ...

... e eles se revelam publicamente.

Não sendo novidade para alguns, não deixa de surpreender quando o homem que "os queria meter a todos no campo pequeno" vem à dias dizer que não faria o 25 Abril ...


E, em vez de um pedido de desculpas aos portugueses, acrescenta ainda numa outra entrevista dias depois que: - precisamos de um homem honesto como foi Salazar.

19 de abril de 2011

Fazendo o trabalho de casa.

Um dia destes à porta do Intermarché a distribuir propaganda ainda hei-de ouvir de novo a patroa (entidade patronal) a dizer que zela muito pelos seus funcionários, que têm aumento (conforme a lei), que ali não há trabalho precário e o "diabo a seta".
Na verdade fazem o trabalho de casa. E, associados numa só voz a confederação patronal apela (ao governo e agora) ao FMI que trave o salário mínimo.

18 de abril de 2011

17 de abril de 2011

Mais palavras para quê?


Palavras do secretário-geral do PCP:
«Quando se olha no concreto para a dívida, verifica-se que a maior parte é privada e não pública. Ou seja, o povo português não viveu acima das suas possibilidades. O que houve foi um sector financeiro e grupos económicos que, na ânsia do lucro, especularam, recorreram a essa dívida, ficando os encargos para o País» - o que quer dizer que «parte significativa da "ajuda externa" agora em negociação vai direitinha para a banca portuguesa».
Jerónimo de Sousa tem insistido nas ideias acima expostas sobre as quais os média fazem o que lhes compete: assobiam para o lado ou, cobrindo-se de ridículo, procuram ridicularizá-las.

Entretanto, eis que, pela voz do director-geral do FMI nos é dito que «o problema de Portugal não é tanto a dívida pública mas o financiamento da banca e a dívida privada».
De facto, olhando para os números é fácil de comprovar que a dívida pública portuguesa (que corresponde a 97,3% do PIB) é bastante inferior às da Irlanda (107%), da Grécia(150,2%), da Bélgica (100,5%), da Itália (120,2%» - e não está tão distante das da França e da Alemanha como se julga...

Já em relação à dívida privada portuguesa, ela corresponde a 220% do PIB - e é da exclusiva responsabilidade da Banca.
Tem razão Jerónimo de Sousa quando diz que é essa dívida privada que a troika vem agora cobrar.
Cobrar a quem?
Aos mesmos de sempre, claro.
Aos trabalhadores, aos desempregados, aos reformados e pensionistas, aos pobres...

A BEM DA BANCA ...
Por Fernando Samuel em 17.4.11

Estou em desacordo, esse é o caminho de ainda mais crise.

Proposta para flexibilizar o mercado laboral consta do último relatório regional da instituição. Strauss-Kahn diz que resgate vai ser “doloroso”.
*
Este Dominique, deve ser um daqueles trabalhadores precários que deseja ver facilitado ainda mais o seu despedimento. Afinal, doloroso é isso?, ser como pastilha elástica, assim que deixa de ter sabor mete fora.

Não vinha o FMI ajudar os portugueses?

Um fosso cada vez maior.

A globalização agravou a disparidade entre ricos e pobres, revelando o seu «lado obscuro».

Assim seja, Ámen!

O capital que engordou com a especulação deve pagar a crise.

Ora, nem mais!

O POVO ISLANDÊS resistiu às pressões e ameaças, recusou a chantagem e renovou maioritariamente o «não», já dado em Março de 2010, ao pagamento de uma dívida criada pela banca privada.

Façam é o referendo em Portugal!
e logo diremos: - Quem a fez (a divida) que a pague!

16 de abril de 2011

"OS METRALHAS"

Os banqueiros e tantos outros, tudo dizem e tudo fazem para iludir o povo, e, encherem a cada dia mais e mais os seus cofres.
Fernando Ulrich (BPI) 
  • 29 Outubro – “Entrada do FMI em Portugal representa perda de credibilidade”
  • 26 Janeiro – “Portugal não precisa do FMI”
  • 31 Março – “por que é que Portugal não recorreu há mais tempo ao FMI”
Santos Ferreira (BCP) 
  • 12 Janeiro – “Portugal deve evitar o FMI”
  • 2 Fevereiro – “Portugal deve fazer tudo para evitar recorrer ao FMI”
  • 4 Abril – “Ajuda externa é urgente e deve pedir-se já”
Ricardo Salgado (BES)
  • 25 Janeiro – “não recomendo o FMI para Portugal”
  • 29 Março – “Portugal pode evitar o FMI”
  • 5 Abril – “é urgente pedir apoio .. já”
Ainda acreditam?

15 de abril de 2011

FMI ficará por 10 anos, estamos F"#$%&s

A não ser que a revolta se transforme de facto em luta organizada.

A Doutrina do Choque

Um vídeo que vale mesmo apenas ver até ao fim.
É imperativo difundir este vídeo. Ponham nos vossos blogs, murais, mandem o link por mail, façam download. Primeiro caiu a Grécia, depois caiu a Irlanda, Portugal acabou de cair e a seguir é a Espanha. Para entender qual é o verdadeiro objectivo da consequência da entrada do FMI, é essencial ver este filme.

14 de abril de 2011

O passado é a prova, o presente é o testemunho, o futuro a confiança.

O balanço do passado, a actividade presente e a previsão do futuro definem a importância, o papel e o valor do PCP na vida nacional.
in O Partido com Paredes de Vidro

13 de abril de 2011

Sócrates Beija-me!

Hora aí está mais uma ajudazinha...

e, cada vez que isso acontece, a divida (juro) aumenta. Que rica ajuda a banca recebe e, nós por cá, estaremos para fazer face a isso, hoje pagando, uns a rir porque tem ser, outros F... por saber que esta vai direitinha prós Bancos. Chegará o dia, chegará sim senhor, que a malta mandará às urtigas a divida e estes Sr.(s) pó raio que o parta.
O rosto do FMI e o bode expiatório dos partidos de direita e ditos de esquerda.
Ajuda = + austeridade + Dívida
Juro a 5 anos renova máximos históricos 10,24%.

11 de abril de 2011

Este Sócrates impressiona...

ele e toda a canalha que por detrás o sustenta.
Lamentavelmente o povo ao qual pertenço ainda vai dando para este peditório.
Mas, como a esperança será a ultima a morrer, a luta sem dúvida é o caminho.

Quem é o independente, quem é?

Fernando Nobre

O apartidário que acusou os políticos de serem os culpados do estado a que o país chegou.

Ei-lo agora como o primeiro da lista pelo PSD em Lisboa.
Veja o vídeo e repare que o algodão não engana.

5 de abril de 2011

Por isso "Portugal" emprestou mil milhões ao FMI...

A escalada dos juros de Portugal indica que os investidores apostam cada vez mais que o País vai recorrer à ajuda externa.
Até quando mandaram os mercados e as ditas agências financeiras?
Máximos históricos atingidos: juros a 2 anos 8,861%, a 3 anos 9,507% e a 5 anos a 10%.

"muito mal mesmo"

Quando em Portugal se tem um ordenado médio de 1307€ e um ordenado mínimo de 485€, pouco mais que um terço, algo está mal!

Mas quando um Governo dito socialista com o apoio da direita (PSD/PP) se recusa a aumentar o ordenado mínimo de 475€ para 500€ conforme acordado anteriormente e 150 famílias ganham mais de um milhão de euros por ano, o que equivale a mais de 71,4 mil euros por mês, algo está mesmo muito mal.

4 de abril de 2011

Duvidas - (?)

Num 1 Ano perdeu-se 40 mil postos de trabalho na área do comércio.

?Não são os "Continentes e Pingos Doce..." que criam os postos de trabalho que tanto se gabam.., mas sim, os que mais contribuem para o desemprego que se faz sentir no sector.?


3 de abril de 2011

Quem Nos Rouba.

Com o PEC, o orçamento de estado e os acordos PS/PSD/CDS, estás a ser roubado!
A crise como eles a contam.

Basta!

27 de março de 2011

Meio milhão em protesto - Londres.

Enquanto o Governo gasta milhões na guerra contra civis inocentes na Líbia (entre outros).
Os Britânicos saem à rua em protesto contra os cortes nos serviços públicos.

Não te deixes iludir!

Por vezes parecem-nos diferentes, mas de facto, são iguais, servem o mesmo dono, o capitalismo.

A imagem abaixo...
não é mais que uma ilusão.

Se estiveres atento, saberás distinguir... E, Tal qual como na politica, há que estar atentos e não nos deixarmos levar... Não são todos iguais, uns chumbam PEC4 porque as águas andam agitadas. E sem alternativa... vêm necessidade de trocar de personagens. Assim os possamos contrariar.

Outros por confiança num futuro diferente e possível. Por isso entendem e insistem, porque vale sim!, a pena lutar!
Que não haja dúvidas, veja/leia, 90 momentos da história deste partido.

24 de março de 2011

Sócrates demite-se, mas o importante...

... não é a troca de protagonistas, mas sim a mudança de politica.

Não deixe em branco nem anule, muito menos se abstenha de participar nessa mudança.

"Obama fala muito de paz, mas só faz a guerra"

Os protestos contra a visita indesejada de Barack Obama ao Brasil repercutiram em vários lugares do mundo, inclusive em Portugal. Organizados por diversos movimentos sociais, as manifestações expressaram o repúdio dos brasileiros contra o imperialismo estadunidense. Como diz Rubens Diniz do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz), "Obama fala muito de paz, mas só faz a guerra"
---
Enganam-se os que pensam que existe contradição entre a política externa do governo Lula e a de Dilma, ambas fundamentalmente a serviço do capital.

Excelente artigo (link abaixo) publicado no Odiario.info:

16 de março de 2011

Tudo sobe, mas o IVA aplicado ao golfe deve baixar...

A decisão de repor a taxa aplicada aos campos de golfe no patamar inicial terá sido tomada após a visita de José Sócrates à Bolsa de Turismo de Lisboa, em Março. Sector temeu uma quebra no número de praticantes. (...)

15 de março de 2011

Bloco de Esquerda a favor da NATO e da Guerra.

O desvio do BE é bem evidente...
A tese 10 da Moção de Orientação Estratégica do BE diz:

No entanto o Bloco de Esquerda vota a favor da intervenção da NATO na Líbia e quebra compromisso com eleitores e militantes.

Assista ao vídeo do discurso de Francisco Louçã no concerto - PORTUGAL FORA DA NATO, NATO FORA DE PORTUGAL.
Consulte + aqui e aqui e confirme você mesmo.

13 de março de 2011

8 de março de 2011

"a primeira reacção à vitória dos homens da luta"

Pode-nos parecer uma imbecilidade, o certo é, que a escolha desta musica demonstra o descontentamento que o povo português tem em relação à politica do PS/Sócrates e seus aliados.

Desta elegendo os Homens da Luta. Em 1972 elegendo "a morte saiu à rua" (zeca) como demonstrado o Sérgio aqui.
---
Este vídeo duma forma irónica é bem demonstrativo do clima que de imediato se fez sentir;
e ainda a procissão vai no adro.

5 de março de 2011

Revolução pacífica na Islândia, silêncio dos media...

É espantoso (ou talvez não) a que ponto os nossos media clássicos ignoraram isto! 
Por incrível que possa parecer, uma verdadeira revolução democrática ocorre na Islândia neste preciso momento e ninguém fala dela, nenhum meio de comunicação dá a informação, quase não se vislumbrará um vestígio no Google: numa palavra, completo escamoteamento. Contudo, a natureza dos acontecimentos em curso na Islândia é espantosa: um Povo que corre com a direita do poder sitiando pacificamente o palácio presidencial, uma "esquerda" liberal de substituição igualmente dispensada de "responsabilidades" porque se propunha pôr em prática a mesma política que a direita, um referendo imposto pelo Povo para determinar se se devia reembolsar ou não os bancos capitalistas que, pela sua irresponsabilidade, mergulharam o país na crise, uma vitória de 93% que impôs o não reembolso dos bancos, uma nacionalização dos bancos e, cereja em cima do bolo deste processo a vários títulos "revolucionário": a eleição de uma

3 de março de 2011

Cavaco Silva no seu melhor... desta, são os comboios.

Quem tem um presidente assim, não pode esperar que o futuro seja promissor.
Veja o vídeo e reflicta!
Será mesmo que devemos desprezar a politica?, ou cada vez mais nos temos por esta interessar.

Única forma de pôr cobro a esta alternância de políticos da politica de direita é substitui-los pelo partido dos trabalhadores, um partido com provas davas (90anos), um partido de classe. Aquele que deve ser o nosso partido de opção, o PCP.

2 de março de 2011

«A luta de massas é a mais forte ...

... de todas as moções de censura à política de direita»
 A 19 Março lá estaremos!
O caminho é a luta – e ganhar as massas trabalhadoras para a compreensão dessa realidade constitui um objectivo importante na situação actual.

Com a consciência de que o combate travado pelos trabalhadores faz-se de pequenas, médias e grandes lutas, a começar pelas acções, de importância decisiva, nas empresas e locais de trabalho – ali onde nasce a exploração desenfreada do grande capital e, com ela, a luta de classes ...

23 de fevereiro de 2011

O orgulho de ser militante comunista.

[... ] Há gente que preferiria morrer de oportunismo a recordar que militou num Partido Comunista, que sente medo de ter militado num Partido Comunista, que sente medo da imensa honra de ter militado num Partido Comunista; porque militar num Partido Comunista, quaisquer que sejam os erros que cometa esse Partido, será sempre a maior honra, porque não é o mesmo militar num Partido dos pobres que nos partidos e nos clubes dos milionários e dos saqueadores.
Poder-se-á acusar os comunistas de qualquer erro, menos de ser exploradores do homem pelo homem, menos de ter apoiado a exploração do homem pelo homem.

Fidel Castro, Julho de 1991

19 de fevereiro de 2011

As filas não são para todos...


Vara passa à frente de todos em centro de saúde

Ex-ministro socialista apareceu de surpresa, passou à frente de todos os doentes e deu ordens a uma médica para lhe passar um atestado. Na integra aqui!