Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

2 de outubro de 2011

O povo da Grécia luta pela construção do futuro

A «democracia parlamentar» é, na prática, uma ditadura da burguesia de fachada democrática



Numa atmosfera de tensão diária, de denúncia da política de vassalagem perante as imposições da União Europeia e do imperialismo estadunidense, o KKE, sem medo das palavras, defende há anos um programa revolucionário. Sustenta com firmeza que a socialização dos meios de produção básicos é na Grécia uma exigência da História, assim como a da banca e a das telecomunicações e transportes. Exige a gratuidade total da Saúde, da Educação e da Previdência. E, agora, defende a saída da União Europeia, da NATO e do euro.

Reivindicações essas inaceitáveis para o Estado burguês. Mas justas, traduzindo aspirações profundas de um povo que não esquece a repressão selvagem do exercito britânico, em 1945, quando, no final da guerra, expulsos o nazis alemães, os trabalhadores estavam prestes a conquistar o poder para construir uma sociedade progressista e livre.
Foi essa tenacidade e lucidez na luta do KKE que viabilizou o surgimento do PAME, como organização frentista de perfil revolucionário.Artigo completo aqui:

28 de setembro de 2011

...se alguém lhe dissesse na cara que todos os membros do clero são pedófilos...

O facto de o chefe da Igreja Católica portuguesa dar entrevistas em que puxa a brasa à sardinha da sua facção dentro do cristianismo, como se sabe, um negócio multimilionário, não é assunto que me convoque por aí além. Se fosse esse o caso, teria que me debruçar criticamente sobre cada declaração dos dirigentes das muitas religiões que existem por esse mundo fora, desde as pequenas seitas mais ou menos excêntricas, às grandes religiões, algumas delas, como se sabe, bem mais antigas e com muito mais seguidores do que o cristianismo, mesmo considerado no seu todo, que engloba o catolicismo, a ortodoxia e o protestantismo, este, dividido em várias denominações... mais uns tantos “independentes” que pretendem ser seguidores de Cristo, mas não se reveem nas Igrejas.Ler mais aqui:

30 de agosto de 2011

O capitalismo terá de ser destruído- O mundo à beira do caos


O capitalismo terá de ser destruído
O mundo à beira do caos
A crise do capitalismo é tão profunda que até os líderes dos EUA e da União Europeia e os ideólogos do neoliberalismo assumem essa realidade. Estão alarmados por não enxergarem uma solução que possa deter a corrida para o abismo. Esforçam-se sem êxito para que apareça luz no fim do túnel.ler mais aqui


Um excelente artigo de Miguel Urbano Rodrigues

15 de agosto de 2011

11 de agosto de 2011

"todos os anos fecham às centenas"

as escolas senhor, as escolas!

O Ministério da Educação anunciou hoje o encerramento de 297 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico no próximo ano lectivo. Ler noticia completa »»

"Num Mundo Melhor"

Movie Trailer in YouTube: - In A Better World

Filme Dinamarquês, vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro.

Não só porque vale mesmo a pena ver, mas porque é possível:
- Um Mundo Diferente!

10 de agosto de 2011

As razões são a austeridade.

Até onde o governo consegue ir com as medidas de austeridade sem que o cenário abaixo se dê numa qualquer cidade(s) portuguesa(s).
Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Ou não?!

"o saltar da tampa em inglaterra"

Antes de julgar a violência (agora na inglaterra), já pensou no que lhe deu origem?
O direito à educação, à saúde, a alimentação, o direito a um lar são coisas menos importantes para estes jovens? Terão estes uma família com direito a trabalho com salário condigno. Poderão estes jovens ir à piscina, andebol, música, dança como os demais.

Como é possível numa sociedade dita civilizada assistir-se a tantas desigualdades. Onde milhares de jovens vão de férias com os pais, outros vão para colónias de férias e outros simplesmente assaltam lojas arriscando um ensaio de pancada por parte da policia.
Será possível escolher?

9 de agosto de 2011

«Há sempre uma forma de arranjar dinheiro»


O Diálogo (séc. 17)
Diálogo entre Colbert e Mazarino durante o reinado de Luís XIV extraído da peça de teatro Le Diable Rouge, de Antoine Rault:

Colbert: Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar [o contribuinte] já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é que é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...

Mazarino: Se se é um simples mortal, claro está, quando se está coberto de dívidas, vai-se parar à prisão. Mas o Estado... o Estado, esse, é diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!
Colbert: Ah sim? O Senhor acha isso mesmo ? Contudo, precisamos de dinheiro. E como é que havemos de o obter se já criámos todos os impostos imagináveis?
Mazarino: Criam-se outros.
Colbert: Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.
Mazarino: Sim, é impossível.
Colbert: E então os ricos?
Mazarino: Os ricos também não. Eles não gastariam mais. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.
Colbert: Então como havemos de fazer?
Mazarino: Colbert! Tu pensas como um queijo, como um penico de um doente! Há uma quantidade enorme de gente entre os ricos e os pobres: os que trabalham sonhando em vir a enriquecer e temendo ficarem pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Esses, quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tirámos. É um reservatório inesgotável."

H.G. via e-mail

8 de agosto de 2011

Defender a constituição é defender Abril.

Os ataques à constituição são cada vez mais frequentes.
Mas, também, muito bem defendidos aqui e aqui, por Vitor Dias e Fernando Samuel respectivamente.

6 de agosto de 2011

Plano para os pobres dá 11 euros/mês por pessoa.

37 cêntimos por dia.
133 euros por ano.
«Ministro da solidariedade Pedro Mota Soares»

Para ouvir: -Vamos brincar à caridadezinha do José Barata Moura.

Como é possível?

Num país que por mês fecham milhares de empresas (criando-se desemprego), como se atreve este governo a "querer rédea curta para quem está desempregado".
recorte da capa - DN de hoje
Que trabalho, com que direitos?

Como é possível num mundo avançado tecnologicamente, onde a produção atinge máximos já mais conseguidos e ao mesmo tempo se acumule tantas fortunas e tanta miséria.

Porque não?

Se o governo subsidia desempregados casais que têm filhos porque não pagar bem a quem trabalha:
- José de Matos 19,2 mil; Faria de Oliveira 16,3 mil;
 Nogueira Leite e Nuno F. Thomaz 13,4 mil Euros por Mês.
No seguimento do post anterior.

1 não dá, mas 2, já dá carago!

Fixe! Estou desempregado à bué mais a minha mulher e vou receber um subsídio pá. Este governo é um espectáculo carvalho! F-da-se!, não estava mesmo à espera.
Não tenho trabalho!, mas pronto,  Afinal!, 40€ são 40 Euros.
Sempre são 1,30€ para a família.
Marido, Esposa e 2 filhos dá 32cêntimos dia a cada.

A propósito da noticia no jornal da tarde na RTP1 em que o governo apoia casais desempregados que tenham filhos.