Um corpo sem qualquer roupa pode não estar nu.
Uma pessoa totalmente vestida pode mostrar toda a sua nudez.
Grandes fotógrafos mundiais mostram todo o seu talento fotografando nus de homens e mulheres e são consideradas obra de arte.
Grandes pintores, ao longo dos séculos, mostraram todo o seu talento pintando nus integrais.
Matisse, Picasso e tantos outros pintaram nus geniais mostrando nas suas telas a beleza, a sensualidade, a pureza do nu integral.
Os desempregados, os pobres do rendimento mínimo, os miseráveis que se alimentam dos caixotes do lixo, o trabalhador explorado e oprimido ao longo de toda uma vida e que, de repente se vê sem meios de subsistência par o sustento da família. Sim, todos estes, apesar de integralmente vestidos, põem a nu todo o seu ser; a sua dignidade, a sua auto-estima, a sua vida pessoal e privada são postas a nu perante toda sociedade.
É um nu involuntário, obrigatório, degradante, “pornográfico”, sem qualquer beleza sem arte, sem sentido.
Em contraste, o nu assumido, voluntário, o nu arte, pode mater toda a personalidade de quem se expõe; secreto, pessoal e invisível para quem olha.
Não é das discussões que mais me agrade, mas porque me parece que estamos a criar alguns equívocos, atrevo-me a fazer dois ou três comentários, uma vez que também tenho opinião sobre esta matéria.
ResponderEliminarConcordo inteiramente que o NÚ pode ser considerado Arte. Digo -pode-, porque a partir de determinado momento deixa de ser Arte para ser voyerismo, ou até obssessão.
E se o seu uso contínuo era para trazer mais leitores a um blog com estas caracteristicas, estamos conversados...
Já agora, e continuando a considerar o NÚ como Arte, porque não apareceu nenhum NÚ masculino?
Preconceitos?
Fiquem bem, sem qualquer animosidade.
Engraçado tudo isto. Por um lado parece castigo, várias vezes ao dar o meu e-mail a alguns colegas fazia questão de referir -"epá agradeço que não me envies gajas nuas, anedotas pois não tenho tempo para isso... blé blá".
ResponderEliminarPor fim encontrei um site quando navegava pela net à procura de uma imagem para colocar num artigo, por sinal site este que abordava os dois mesmos assuntos. E lá está este palerma a sugerir a cena ao amigo... o que ele achava e que pelo menos até podia trazer outros amigos... aqui ao Blog e por aí a fora (risos). Bom de facto aconteceu, mas não da forma que estava à espera, pelo contrário; depois de ter acabado com as ditas fotos "a pedido de várias famílias" eis me aqui a comentar no Blog a esta hora da manhã. Já batemos o record em comentários sobre este assunto, já vamos em 6. E nos outros artigos que mais me interessa a participação até para me entusiasmar a continuar, pois não há Blogger algum que não goste de comentários às suas postagens... ainda só consegui(mos) 32 comentários em 315 artigos (já descontados 31 artigos de belas fotos). "Porreiro", custou mas parece-me que daqui para a frente vamos aumentar o nº de visitas esperando que não tenha que voltar ao mesmo assunto... Abraço!