Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

22 de novembro de 2016

A Manifestação de 18 de Novembro de 2016

Homens e mulheres de pele queimada pelo sol  e mãos calejadas de tantos e tantos anos a varrer, a limpar, a cuidar de ruas e jardins, a reparar esgotos e canos de água, de sistemas eléctricos e tantos outros que trabalham nas mais variadas tarefas, desfilaram debaixo de chuva intensa para protestarem  e reivindicarem salários dignos de quem trabalha, progressão nas carreiras, e tantos e tantos direitos que lhe têm sido roubados.
Desta vez não senti que fosse um passeio na avenida de copo de cerveja na mão para reencontrar amigos  que há mais de uma ano não se encontravam, desta vez vi gente determinada a lutar pelo que lhes é devido. Desta vez vi uma grande massa de homens e mulheres que executam os trabalhos mais duros, mais sujos, mas que ganham salários de miséria ao nível do mínimo nacional ou pouco mais.
Funcionários públicos são também aqueles que quase não se dá por eles, são os que trabalham noite dentro para recolherem o lixo que todos produzimos, que varrem, que conduzem máquinas, que recebem as crianças nas escolas, que lhes dão os almoços e que sem eles as escolas não funcionam, são os auxiliares do sistema de saúde que também sem eles não há hospitais que funcionem, são estes e tantos outros que têm sido caluniados, mal tratados, marginalizados por sucessivos governos apostados em liquidarem tudo o que é público para beneficio do que é privado.
Também ali estavam protestando centenas ou milhares de professores que reclamam dos horários excessivos, contra a precariedade, contra a bandalheira em que se encontra o ensino em Portugal.
Ali estavam as gentes que trabalham, os trabalhadores em funções públicas. Os colaboradores ficaram a lamber as botas aos chefes e superiores.

Sim , esta foi uma manifestação diferente, foi uma manifestação combativa para dizer não à paz social, foi uma manifestação de protesto e reivindicação. Espero que muitos tenham percebido a mensagem!