Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

24 de outubro de 2019

As raízes do oportunismo de esquerda segundo o livro “Esquerdismo Doença Infantil co Comunismo”


As raízes do oportunismo de esquerda segundo o livro “Esquerdismo Doença Infantil co Comunismo”



Raízes socioeconómicas

Pequenos proprietários, pequenos patrões que ao arruinarem-se passam para s posições da classe operária. Estes, sendo incapazes de levar por diante uma luta tenaz, longa e consequente, procuram acabar com a opressão da grande burguesia rapidamente, de um golpe. Não compreendem as condições reais da luta de classes e as leis da Revolução, daí querem resolver todos os problemas partindo apenas dos seus desejos e aspirações subjectivas. A tendência destes “revolucionários” pequeno-burgueses é para as frases revolucionárias, as palavras de ordem ultrarrevolucionárias, o aventureirismo e o extremismo.

Fontes do Oportunismo de Esquerda

- A fonte clássica, descoberta por Lenine – pequena burguesia arruinada;

- Os radicais intelectuais, estudantes, lúmpen do proletariado e pessoas desclassadas;

Raízes Psicológicas

- Certa impaciência de camadas da classe operária;

- Tendência para certas formas de luta política da burguesia, em moda.

- Incapacidade de conhecer o Marxismo. Conhecimento do Marxismo de maneira dogmática.

Essência do oportunismo de esquerda

“ Formas revolucionárias de luta” apelando às acções imediatas pelo poder. Acham possível começar a revolução em qualquer momento sem ter em conta as condições objectivas e subjectivas para a tomada do poder.
O seu sectarismo e isolamento das massas leva-os a ignorarem a necessidade da experiência politica na formação da consciência de classe. Não entendem a necessidade de aproximar as massas da Revolução.

Posição Leninista

- Necessidade de saber aplicar todas as formas de luta;

- Saber passar, rapidamente, de uma forma de luta para outra.

O oportunismo no movimento comunista se foi doença infantil hoje é uma doença crónica. Podemos ver os grupos esquerdistas próprios que se internacionalizaram. Se no passado os pseudorrevolucionários estavam muito localizados, hoje revelam-se por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário