Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

15 de dezembro de 2018

VALE A PENA LUTAR!

Os estivadores com a sua luta consequente e solidária conseguiram uma vitória e um exemplo para todos os precários de quanto vale ser consequente, persistente e solidário.
Contra tudo e contra todos: contra os patrões exploradores; contra o governo que enviou a policia para proteger os fura greves; contra uma grande parte da opinião pública; contra a comunicação social que caluniou e denegriu a luta dos estivadores os trabalhadores, unidos, conseguiram  mostrar que lutar vale a pena.

O governo, a comunicarão social ao serviço das grandes multinacionais, como a Auto-Europa pressionaram e ameaçaram com argumentos terroristas no sentido de desmobilizar os trabalhadores e colarem a opinião pública contra os trabalhador e as suas lutas. 
A Auto-Europa que já tinha anunciado a paragem para os próximos dias, por faltas de peças, ameaçou com a paragem mais cedo argumentando que o fazia devido à greve dos estivadores. A verdade é que  a falta de motores existe não só para Portugal mas também em Espanha para onde estão ser canalizados motores em falta.

Após mais de um mês de paragem, em luta contra a precariedade, os estivadores do Porto de Setúbal aprovaram esta sexta-feira um acordo, que prevê vínculos efectivos para 56 e trabalho regular para os restantes.

O acordo entre o SEAL e os operadores portuários de Setúbal, que põe termo à paralisação daquele porto, prevê a passagem a efectivos de 56 trabalhadores, bem como a criação de uma bolsa para 37 eventuais, que serão integrados numa segunda fase. Até lá, ficam com a garantia de que terão acesso prioritário ao trabalho extraordinário, o lhes garante trabalho regular no porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário