Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

8 de outubro de 2010

Portugal tem que sair!


Nove anos depois do início da agressão ao Afeganistão

Portugal tem que sair!

Assinala-se agora, 7 de Outubro, nove anos sobre o início da invasão do Afeganistão por parte dos Estados Unidos da América e outros países da NATO. Esta agressão militar, que ainda hoje está longe de terminada, iniciou, a pretexto dos atentados de Nova Iorque e Washington de 11 de Setembro de 2001, uma nova fase da ofensiva do imperialismo – a chamada «Guerra contra o Terrorismo».
Hoje, nove anos e milhares de mortos depois, está ainda mais à vista de todos que o objectivo invocado para a invasão – o derrube do regime Talibã e a captura de Osama Bin-Laden – não passou de uma fraude: o Afeganistão está transformado numa imensa base militar da NATO, sob um «governo» liderado por um homem de confiança dos Estados Unidos da América (oriundo de uma grande multinacional norte-americana), para garantir a este país o controlo de ricos recursos naturais afegãos e de outras nações vizinhas.

A Campanha «Paz Sim! NATO Não!» denuncia a postura do governo dos EUA liderado pelo presidente Barak Obama que, de forma demagógica, procedeu a uma retirada (parcial) das tropas norte-americanas no Iraque, mas para ao mesmo tempo reforçar os contingentes no Afeganistão. E alerta para a tendência de agravamento do conflito armado na região, com o seu alastramento ao Paquistão e mais além.

A Campanha acusa também o Governo português (o actual e os anteriores) de subserviência aos interesses dos Estados Unidos da América e das grandes potências da União Europeia, ao participar de forma crescente nesta – e noutras – missões militares. As Forças Armadas Portuguesas só têm um interesse a defender, o interesse nacional! E não, como têm feito de forma cada vez mais intensa, os interesses geoestratégicos e económicos dos países mais poderosos do mundo.

A Campanha «Paz Sim! NATO Não!» aproveita a ocasião para reafirmar a sua exigência de retirada das tropas portuguesas em missões militares de agressão a outros povos.

E recorda a realização, no dia 20 de Novembro, em Lisboa, da grande manifestação da Campanha Paz Sim! NATO Não! de repúdio pela realização de uma cimeira da NATO em Portugal e de exigência de uma política externa portuguesa assente nos princípios do respeito pela soberania e independência de todos os povos do mundo.
A Campanha «Paz Sim! NATO Não!»
7 de Outubro de 2010

1 comentário:

  1. Portugal tem que sair, exactamente pelas mesmas razões pelas quais nunca deveria ter entrado.
    Urgentemente!
    Abraço.

    ResponderEliminar