Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

3 de agosto de 2020

Largo Conde de Ourém, Nº 5


Camarada Adelino, faltaste à última reunião, deixa lá, não perdeste nada, já nem há onde reunir!
Nesta casa viveu um médico, sua esposa e a menina Joaquina, trabalhadora doméstica a tempo inteiro.
O casal não tinha filhos deixou em testamento a casa ao seu sobrinho Adelino mencionando no testamento que a menina Joaquina deveria viver nela até morrer.
O Adelino era um homem honesto, disciplinado, metódico, perfecionista. Foi comandante dos bombeiros de Porto de Mós com o rigor que o caracterizava. Depois do 25 de Abril abraçou a causa dos trabalhadores e filiou-se no PCP. Responsável pelos dinheiros do Partido no concelho desempenhou essa tarefa com empenho e dedicação, com rigor e entusiasmo.
Tinham um velho que cão que passeava todos os dias pela manhã e ao fim da tarde. O cão morreu, o Adelino tornou-se mais sedentário, começou a sentir dores intensas, foi-lhe diagnosticado um cancro que o levou em poucos meses.
Consciente que pouco tempo lhe restava doou ao PCP a casa onde habitava, com uso fruto da Madalena, sua companheira, enquanto fosse viva. Doou também uma interessante biblioteca com livros e vários objectos de elevado valor e interesse.
A viúva decidiu deixar a casa e ir viver com o seu irmão para o centro da vila. A menina Joaquina ficou só naquele labirinto de divisões e com um receio imenso de morrer ali sozinha. O seu quarto era o último da casa ao fundo do corredor do lado esquerdo. Pelas 16 horas aquecia uma panela de água para fazer a sua higiene pessoal e deitava-se. Não usava a banheiro com receio de cair. Bem cedo, 6 horas da manhã, era a primeira a chegar à padaria para trazer todos os dias o pão fresco para casa. Uma noite, pela 4 horas da manhã, caiu da cama, partiu a bacia, foi hospitalizada mas a idade avançada não lhe permitiu resistir e, dois meses depois, partiu ara sempre.
Num grande quintal, nas traseiras da casa, existiam laranjeiras, flores de vários tipos e ao fundo uma enorme nogueira. Dali avistava-se o trilho do antigo comboio que transportava, para a central cá em baixo, o carvão retirado das entranhas da serra nas minas da Bezerra. Tranquilamente, ali ao fim da tarde, podíamos imaginar os homens esfarrapados, enegrecidos pelo pó que se agarrava à pele misturado com o suor que saia do corpo dorido por uma jornada intensa de trabalho de sol a sol. A serra era escavada à picareta e os vagões carregados à pá a poder de muito esforço humano. A miséria de salário mal lhes dava para o sustento. Muitos partiram novos de devido a doenças contraídas por muitos anos “enterrados vivos” nas entranhas da terra.
Nos últimos tempos foi colocada uma placa com a palavra vende-se. A placa desapareceu.
Camarada Adelino faltaste à última reunião, não importa, não perdeste nada, já nem sequer há um local para reunir!


Sem comentários:

Enviar um comentário