Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

4 de agosto de 2020

O Inocêncio e o Fernando


O Inocêncio e o Fernando são dois irmãos de etnia cigana que há muito anos chegaram a Alcobaça trazidos pelos pais que entretanto faleceram.

Instalaram-se em duas rudimentares barracas que foram construído com restos de madeira que foram encontrando.

Os dois irmãos sofrem de doença mental, sendo o Fernando o que menos autonomia tem passando os dias deitado e de noite vagueia pela cidade.

O Inocêncio tem a sua autonomia: compra a sua comida e para o irmão; lava-se no rio, corta o cabelo e a barba, apresenta-se limpo e asseado.
O Inocêncio não quer ajudas de ninguém, critica o irmão por ser desmazelado, é um rapaz desconfiado e solitário mantendo as suas rotinas diárias.

Vivem com um pequena pensão de invalidez com um valor próximo dos 500 euros para os dois. Durante vários anos era um funcionário dos CTT, chefe da delegação, que todos os meses levantava a reforma e entregava metade ao Inocêncio ficando com o restante para seu proveito próprio. Foi denunciado pelos colegas de trabalho, foi-lhe movido um processo disciplinar e foi transferido para outra delegação de uma das freguesias do concelho de Alcobaça.
É lamentável que este ladrão sem escrúpulos nunca tenha sido criminalizado e obrigado a devolver o que roubou.

A partir de 2015 o Ministério Público tomou conta do caso e nomeou um tutor/tutora que responde pelos assuntos dos dois irmãos.
Tem sido um processo longo e difícil de resolver porque por um lado o Inocêncio não aceita alterações na sua vida, não quer sair do ambiente onde toda a vida viveu. Por outro as várias instituições nunca fizeram tudo o que estava ao seu alcance para melhorarem a situação dos dois irmãos.

Alguns alcobacenses, por caridade, têm levado esporadicamente comida, dois ou 3 visitam os irmãos nas barracas, tiram fotos do pouco que há mostrar e afirmam nunca terem tido problemas com os dois rapazes.

O Fernando e o Inocêncio são pessoas pacíficas, vivem a sua vida sem incomodarem ninguém.

Recentemente o Inocêncio queixou-se de dores num ombro, foram solicitados os bombeiros, tentaram levá-lo ao hospital mas recusou. Deixou de habitar a barraca e fica de noite ao relento tendo por “cama” uma caixa de cartão. Deixou de se alimentar e de cuidar de si próprio e do irmão.
De acordo com a Lei, nenhum cidadão pode atentar contra a vida de alguém ou de si próprio. Perante esta questão e com esta situação criada as autoridades decidiram agir e em conjunto conseguiram que os dois irmãos fossem encaminhados para uma consulta no hospital de Leiria. Apesar de terem vivido mais de 20 anos numa situação precária e de miséria o Fernando e o Inocêncio são saudáveis fisicamente.

Desde 30 de Junho que o Inocêncio e o Fernando foram acolhidos numa instituição onde lhes são proporcionadas condições de vida que nunca tiveram.
É fundamental conseguir que o Inocêncio e o Fernando sejam acompanhados no sentido de se ambientarem e adaptarem à sua nova condição e tenham um futuro bem diferente e melhor daquele que tiveram nos últimos 20 anos.





Sem comentários:

Enviar um comentário