Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

11 de maio de 2010

"A politica que nos conduz ao abismo" (3º) (fim)

Leituras,Trechos e Reflexões.
Nesta crise ficou claro como funciona a União Económica e Monetária. Um bom exemplo é a acção do BCE, guardião da ortodoxia monetarista. O BCE pode emprestar e empresta dinheiro a instituições bancárias, independentemente até da sua solidez, à taxa de 1%. Mas está proibido de emprestar dinheiro aos Estados em dificuldades, por imposição e interesse da Alemanha.
*
Sim, a União Europeia deve ajudar a Grécia. Mas o que está aqui em causa não é uma ajuda, é uma condenação ao atraso, à dependência, à crise social. As verdadeiras ajudas não chegaram a aparecer. 

E não nos digam que este caminho é inevitável! 

Estamos fartos que nos digam que só há este caminho; que o resultado seja a estagnação, a recessão e a pobreza e ainda assim nos digam que só há este caminho. 

Que o sistema favoreça os especuladores e ainda assim nos digam que só há este caminho. 

Que as desigualdades aumentem e ainda assim nos digam que só há este caminho. 

Que os grupos económicos e o grande capital concentrem cada vez mais a riqueza e nos digam que só há este caminho. 

Que o desemprego e a precariedade alastrem, que os salários as reformas e as prestações sociais sejam cortados e nos digam que só há este caminho. 

Não, não há só este caminho. Este caminho não serve o povo grego, nem o povo português nem os povos da Europa. 

É por isso que cada dia está mais claro que para a Europa, como para Portugal, é preciso outro rumo, é preciso outro caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário