Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

12 de maio de 2010

Encontro considerado político e não religioso

O primeiro-ministro José Sócrates realçou, esta quarta-feira, as «excelentes» relações entre o Estado e a Igreja Católica em Portugal.

José Sócrates revelou que não mencionou a questão das dificuldades económicas por que passa Portugal na conversa com Bento XVI, apesar de esse ser um tema interessante.

«Por acaso teria sido uma boa ideia referir a Sua Iminência o facto de termos tido hoje grandes notícias sobre o crescimento económico em Portugal, mas não tivemos ocasião de falar nisso», explicou. (...)

É preciso muita lata!

1 comentário:

  1. Há qualquer coisa de errado nesta visita papal que me choca enquanto cidadão. Como é que aquela gente, que apela permanente à dádiva, à generosidade, à humildade, justifica perante os seus seguidores este tratamento magestático, esta ostentação de luxo ofensiva dos valores humanos, quanto mais dos valores divinos que apregoam???
    Bem sei que a igreja católica desde cedo usou esta ostentação de riqueza e luxo como forma de se equiparar à realeza e submeter a plebe aos seus desígnios, como seja a recolha dos dízimos, trabalho “voluntário” nas suas possessões e soldados para as várias guerras “santas” em que se envolveu. Mas os séculos passaram, constatou-se que Galileu tinha mesmo razão – “…e porém a Terra move-se!”, o Homem pisou a Lua, só a igreja se arrasta penosamente para sair da Idade Média.
    Chega a dar pena, não fosse a circunstância dos tais medos atávicos ainda afectarem milhões de crentes e impedi-los de acreditarem nas suas capacidades humanas de desbravarem o Futuro com as suas próprias mãos.

    ResponderEliminar