Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

11 de maio de 2010

Impedir o roubo…

Exemplo de, coragem e determinação,

A Xplás, empresa do grupo Rino & Rino na Moitalina Porto de Mós, construída há cerca de 4 anos com fundos comunitários, encerrou. 

Com uma laboração continua e, com um grande volume de encomendas em carteira, não só para o mercado nacional como também para exportação. Mas. Sendo fruto de má gestão e desvios de dinheiros, acabou por encerrar. Deixou os trabalhadores, na sua maioria mulheres, sem salários desde Dezembro de 2009 e, com subsídios de férias e Natal por liquidar. 

Os trabalhadores, organizaram-se em turnos de 24 horas e, mantêm-se à cerca de 1 mês à entrada da empresa para, impedirem o roubo de máquinas e produtos acabados. 

Todos os dias, são aliciadas por credores e lacaios do patronato a desistirem da luta. Mas, mantêm-se firmes e determinadas a resistirem até que, lhes faltem as forças. 

Apesar de inscritas no fundo de desemprego e, de serem obrigadas à humilhação de mendigarem emprego, conseguiram organizar-se de forma a apoiarem a família e de cumprirem com esta obrigação. 

Sem apoio de ninguém (governo, Junta de Freguesia, Câmara de P. de Mós) e, com pressões diárias para desistirem, mantêm-se firmes e na disposição de continuarem a defender os seus postos de trabalho. 

O Centro de Emprego e, os diversos organismos oficiais em vez de, exigirem que os trabalhadores mendiguem trabalho, deveriam interessar-se em colocar a empresa a laborar e a manter os postos de trabalho. 

Aos que, constantemente atacam os trabalhadores, têm aqui um exemplo de quem se sacrifica pelo trabalho e de, quem apenas se apropria do seu esforço e de dinheiros dos contribuintes para enriquecer e ter uma vida faustosa e regalada. 

A nossa sincera solidariedade e, força com a luta…

2 comentários:

  1. Já tinha sido noticiado que a empresa em questão, já tinha encerrado a produção há mais de um mês. Infelizmente, no concelho de Porto de Mós, algumas pessoas gostam muito de falar em economia de mercado, de empresas de sucesso e de elevado nível organizativo, mas quando a mesmas fecham e/ou fazem-se falidas por razões que só o diabo conhece por dentro, não gostam que a situação se torne pública ou conhecida.
    Na última campanha autárquica em Porto de Mós, todos se lembrarão de que as promessas da resolução dos salários em atraso em algumas empresas e em sectores específicos de actividades, iriam ser resolvidos com a ajuda do governo, mas hoje verificamos que isso não passou de mera propaganda eleitoral.
    Já neste mandato autárquico, pela voz do eleito da CDU na Assembleia Municipal de Porto de Mós, foi apresentada uma moção politica a alertar os poderes políticos locais e nacionais, para a situação de graves dificuldades económicas de empresas várias, bem como o flagelo de salários em atraso, no nosso concelho.
    Sendo que a moção foi aprovada por unanimidade, segundo a informação que possuo, desafio todos os partidos políticos representados na mesma Assembleia, para que juntos ou com poderes delegados, vão à Moitalina-Pedreiras e prestem solidariedade às trabalhadoras que estão no perigo de ficar sem emprego e sem salários, com o fecho da empresa de mobiliário, do grupo Rino & Rino. É preciso que todos os trabalhadores comecem a questionar se é este o plano de recuperação que o Governo quer implantar no País para aumentar a produção e a defesa dos postos de trabalho. É preciso prestar solidariedade a estas trabalhadoras, pois elas estão no caminho correcto.
    A quem luta pode acontecer duas coisas: Ganhar ou perder, Quem não luta, perde sempre.
    A todas as trabalhadoras da X-Plás, o meu apoio solidário e fraterno.
    António Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Os patrões ditos empresários são uma corja de bandidos com protecção e total conivência do estado. Haver vamos se depois da festa que paralisou o país por causa da visita papal ainda sobraram alguns dos milhões gastos para distribuir e aliviar as necessidades destes e de tantos outros trabalhadores católicos e não católicos ou se preferem como já nos habituaram a enviar a PSP/GNR e expulsar os trabalhadores para continuarem o roubo.

    Abaixo o fascismo/capitalismo e o 25 Novembro!

    Viva o 25 Abril e todos a Manif dia 29 Maio!

    ResponderEliminar