Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

30 de maio de 2010

Voltamos aos critérios jornalísticos

Há uns dias atrás, a propósito do Benfica ser campeão, os jornais, as televisões, terminado o jogo, posicionaram-se para fazerem os respectivos directos da festa benfiquista.

No Marquês de Pombal viam-se umas 50 pessoas e já as televisões anunciavam centenas. Passados uns minutos juntaram-se mais uns 50 e novo directo para mostrar os milhares que se concentravam.

Em contraste, as mesmas TVs, os mesmos jornais, os meus órgãos de comunicação que fizeram as reportagens do 1º de Maio e agora da Grande Manifestação Nacional o critério foi diametralmente oposto. Onde já estavam milhares anunciavam centenas e quando estes passaram a dezenas de milhares, lá conseguiram, a muito susto, vislumbrar uns milhares.

Mais de 300 mil trabalhadores protestaram na avenida da liberdade mas a comunicação social anunciava umas centenas.

O reporte do Público deu-se ao trabalho de acompanhar “uma especialista “ em contagem de pessoas (possivelmente formada nas redacções do Público ou outros) para verificar que afinal não eram 300 mil mas apenas metade.

As primeiras páginas dos jornais de hoje, Domingo, utilizam as mais vergonhosas artimanhas para desvalorizarem a Grande Jornada de Luta de ontem.

Por mais que escondam, por mais que desvalorizem, por mais que manipulem a comunicação social não consegue desmotivar quem lutou, luta e continuará a lutar por uma vida melhor, por uma politica diferente, por um Portugal democrático e de progresso ao serviço dos que tudo produzem.

1 comentário:

  1. Pena que não se possa exigir o conhecimento dess@ especialista em contagens - para se saber onde se formou.
    Os media portugueses insistem em violar a Costituição da República Portuguesa e a própria lei penal, para não falar dos Estatutos dos Jornalistas Portugueses, discriminando severamente as jornadas prosseguidas pela CGTP-IN e pelo PCP, fora demais notícias que poderiam tornar públicas sobre estes e que preferem manter "no segredo dos deuses".
    O mais importante é que foi quase uma vitória - o povo e os trabalhadores uniram-se nesta grandiosa jornada contra as medidas de austeridade do governo. Mas A LUTA CONTINUA!!!

    ResponderEliminar