Bruxelas pediu a Lisboa para "especificar rapidamente" as medidas que vai tomar para atingir os objectivos nos próximos anos.
Governo disposto a tomar "todas as medidas" para reduzir o défice. (...)
***
O preço de salvar o euro pode ser a dissolução da UE
Assim, a tentativa de salvar o euro de entrar em colapso quanto ao valor cambial sob o peso das dívidas soberanas agregadas dos estados membros da eurozona através de austeridade fiscal coordenada em todos os estados membros de diferentes heranças e condições socioeconómicas incorrerá no preço da divergência política dos estados membros da União Europeia. Governos de estados membros são estraçalhados e arrancados da união pelas forças centrífugas geradas por políticas internas separadas e dirigentes. O sentimento popular contra a austeridade fiscal para o bem da preservação da União Europeia está propagar-se como um incêndio descontrolado nesta crise de dívida soberana da União Europeia.
Mas um enfraquecimento da convergência em direcção à plena integração dos estados-nação europeus prolongará a vulnerabilidade estrutural do euro como divisa comum sem uma estrutura política unificada e o condenará a permanecer uma divisa multi-estado com alto risco político. Esta contradição interna é o calcanhar de Aquiles do euro, o qual é o dinheiro de curso legal de uma união monetária sem uma união política. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário