Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

29 de junho de 2010

Por mais que calem...

Por mais que calem
por mais voltas que dê o mundo
por mais que neguem os acontecimentos;
por mais repressão que o estado instaure;
por mais que lavem a cara com a democracia burguesa;
por mais assassinatos de estado que cometam e calem;
por mais greves da fome que silenciem;
por mais que tenham saturados os cárceres;
por mais pactos que engendrem os controladores de classe;
por mais guerras e repressão que imponham;
por mais que tentem negar a história e a memória da nossa classe

Mais alto diremos:
assassinos de povos
miséria de fome e liberdade
negociadores de vidas alheias
mais alto do que nunca, em grito ou em silêncio,
recordaremos os vossos assassinatos
de gentes, vidas, povos e natureza.
De boca em boca, passo a passo, pouco a pouco.

Salvador Puig Antich - resistente anarquista na Espanha de Franco.
NR via e-mail

27 de junho de 2010

Estádio de Leiria às moscas!?

União de Leiria vai jogar em Torres Novas
“A decisão é irreversível”. O presidente da União de Leiria SAD, João Bartolomeu, aponta, assim, a saída de Leiria para Torres Novas de toda a estrutura directiva e desportiva. Autarca torrejano confirma princípio de acordo, mas falta assinar documentos (+)

O que fazer do elefante branco? Deixará definitivamente de haver razões para a sua existência!?
O Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa foi objecto de obras de remodelação e ampliação realizadas com vista a nele se realizarem jogos do UEFA Euro 2004 ™ (Suiça X Croácia, a 13 de Junho, e Croácia X França, a 17 de Junho).

25 de junho de 2010

O Mário é a favor das portagens...

Mário Soares revela-se a cada dia que passa.

Desta pronuncia-se a favor das portagens. Segundo este são apenas dois ou três euritos que nada afecta o bolso dos portugueses, acrescenta ainda que a crise tem que ser paga por todos (...).

Tivesses esta longe da governação portuguesa e estaríamos hoje numa situação muito mais confortável.

mudando assunto:
hoje no hospital veio-me à cabeça que à tanta gentinha a encher os corredores da oncologia, enquanto outros, sempre nos corredores da engorda, vomitando a cada abrir de boca...

24 de junho de 2010

Venha o diabo e escolha (PS/PSD)

A eleição de Passos Coelho tem (teve e terá) como objectivo fazer aliança com Sócrates para acabar com o resto.
imagem - capa - i online
Os ricos sempre nos dispensaram apenas as suas sobras. Deslocaram-se parte deles para outros países depois de sugarem o que poderam. Deixam-nos apenas migalhas, que ainda assim, este governo quer arrecadar, desta, com portagens. Alega ainda o PSD para Inglês ver que: "ou pagam todos ou não paga ninguém".

Desta forma, a direita não pretende meter fim às portagens nas Scuts a norte, mas sim impor portagens em todas as autoestradas e afins.

Não sei quem o diabo escolherá. Pela parte que me toca não escolherei nem um nem outro...

22 de junho de 2010

Afinal, temos que ser todos ricos...

A crise não afectou tudo e todos. De acordo com o relatório mundial de riqueza, o número de pessoas com grandes fortunas cresceu 17% em 2009 e os ricos estão ainda mais ricos.
o governo está atento à actual situação económica...


E jurar até ler a noticia no jornal que a solução de acabar com a pobreza passava primeiro por acabar com os ricos. Visto que o ideal, era vida modesta para todos, de forma que se acabasse com o explorador, evitando assim os explorados.

José Saramago - Cadernos de Lanzarote

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»
José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148
HR

21 de junho de 2010

O problema do Chip resolve-se pela abolição do pagamento nas Scuts.

Os chips destinados a pagar portagens nas Scut parecem ter morte anunciada. A oposição junta-se para o efeito, no entanto com chip ou sem ele o pagamento das portagens está aí, resta-nos aguardar para ver quem está favorável à proposta do próximo dia 9 de Julho.

O pagamento das portagens nas Scut (...) vai ser posto em causa pelo PCP. A bancada comunista pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que impõe o pagamento das portagens...
noticia adaptada do jornal publico

7 a zero, mas continua em 9º lugar apesar da goleada...

Portugueses têm menos poder de compra que gregos.

Portugal é o 9º país mais pobre da União Europeia.

Segundo o Eurostat, o poder de compra em Portugal é idêntico ao de Malta que está 22% abaixo da média europeia, enquanto o da Grécia, por exemplo, situa-se 5% abaixo.

Ex-governantes do anterior governo bem colocados.

Os cornos que valeram a demissão ao ex-ministro da economia,  permitirão ao "professor Pinho" dar aulas nos EUA e em Portugal.
Já Mário Lino pela sua capacidade em engenharia civil vai fiscalizar a actividade da seguradora Fidelidade Mundial do grupo da CGD. Receberá pelo cargo pouco mais de 2200€/mês acumulando com a modesta reforma de cerca de seis mil euros...

Ainda outros casos de merecidas colocações como demonstra a foto abaixo:
M. Lurdes Rodrigues, Ascenso Simões, Filipe Baptista e A. Castro Guerra.
Tudo por Portugal e os portugueses.
fotos do CM

20 de junho de 2010

Assinalado pela ausência... num dia de luto nacional.

O silêncio de Cavaco Silva tem nos dito muito, mas a ausência de hoje do Presidente da Republica no funeral do único Prémio Nobel da Literatura em Portugal, a quem o estado português reconheceu a importância de declarar luto nacional vem-nos dizer muito mais.
foto retirada aqui

José Maria Aznar diz que Israel é um bom aliado.

O ex-líder espanhol afirmou que Israel é o melhor aliado que o Ocidente tem numa região turbulenta. Num artigo no The-Times; Aznar pede apoio para Israel.

De facto à espanhóis de que não consigo gostar.

19 de junho de 2010

Fisco ataca juros das poupanças...

O Sócrates é o maior ou o bobo da corte!?

Certo é, que enquanto sobe o numero dos que vão deixando de rir, à quem não se contenha. A vida corre-lhe ao jeito. Veremos até quando.
foto via telemóvel do CM de ontem

Portugal com baixa natalidade, mas onde nascem mais crianças...

Bombeiros de Penafiel fazem parto. Secretário satisfeito por não haver cortes. Mãe e filho estão bem.

Nascemos cada vez mais nas ambulâncias em pleno século XXI. Nada mais normal. Maternidades para quê?, se uma simples ambulância e dois bombeiros podem resolver o assunto.

É o portugal que temos, mas que precisamos de mudar.
fotografia via telemóvel
nota: pelos Bombeiros sempre!

"de baixa pela caixa ou de caixa pela baixa"

A menina do PP que começa o Jornal dizendo:
"Boa Noite. Eu sou a Manuela Moura Guedes"

Deve estar com uma doença gravíssima pois ao que parece encontra-se de baixa médica desde Setembro de 2009. Ao mesmo tempo já tem sinais de melhoras pois prevê entrar ao serviço em Setembro próximo.

No mesmo Jornal encontrei várias páginas a desferir ataques a desempregados, presos, ect. Simplesmente por receberem o rendimento mínimo como se de uma fortuna se trata-se. Como se as pessoas em causa não tivessem direito ao pão nosso de cada dia. Não me surpreende, no entanto não deixo de considerar uma afronta a quem trabalha, pois elas não avisam, as doenças, surgem de uma hora para a outra. Sendo obrigatório recorrer à baixa médica, vê-mo-nos confrontados com juntas médicas para aqui e para ali e estes burgueses podem permanecer de baixa meses e meses a fio, sem se saber quando entram ao serviço. Esta prevê ser para Setembro, da posição do médico nada se sabe... custa-me acreditar que seja até quando a Manuela queira!?

18 de junho de 2010

O Controverso Saramago

Saramago despediu-se de «forma serena e tranquila», se assim foi e tendo em conta a idade sem duvida que poderei afirmar que se tratou de uma morte perfeita. Com isto não devo deixar passar o homem, o amigo e o camarada militante que foi, apesar de ser também importante referir algumas posições das quais não partilho.
***

Soneto Imperfeito da Caminhada Perfeita

Sidónio Muralha
Já não há mordaças, nem ameaças, nem algemas
que possam perturbar a nossa caminhada,
em que os poetas são os próprios versos dos poemas
e onde cada poema é uma bandeira desfraldada.

Ninguém fala em parar ou regressar.
Ninguém teme as mordaças ou algemas.
- O braço que bater há-de cansar
e os poetas são os próprios versos dos poemas.

Versos brandos... ninguém mos peça agora.
Eu já não me pertenço: Sou da hora.
E não há mordaças, nem ameaças, nem algemas

que possam perturbar a nossa caminhada,
onde cada poema é uma bandeira desfraldada
e os poetas são os próprios versos dos poemas.
por NR via e-mail

Vasco Gonçalves, o general do povo...

Vasco Gonçalves faleceu a 11 de Junho de 2005.
A direita portuguesa – incluindo a direcção do Partido Socialista – esforçou-se nos cinco anos transcorridos desde o seu desaparecimento físico por lhe apagar o nome da História. Porquê? Precisamente porque o general Vasco Gonçalves deixou marcas profundas na Revolução de Abril, sabotada e destruída pelas forças da reacção, com a cumplicidade activa do Partido Socialista.

Encastelada no poder, a burguesia não esqueceu que o general, na sua breve passagem pelo Governo, apenas 15 meses, contribuiu decisivamente para que o povo português construísse História profunda, realizando como sujeito conquistas revolucionárias que impuseram o País ao respeito da humanidade progressista. É portanto natural que o mesmo governo que decretou luto nacional pela morte de uma vidente de Fátima tenha ignorado a do soldado revolucionário.
Foi indecorosa a atitude de Sócrates e sua gente. Mas não atingiu o objectivo. Vasco Gonçalves não foi esquecido; permanece no coração do povo português. (+)

17 de junho de 2010

Louvor do Revolucionário

Bertold Brecht
Quando a opressão aumenta
Muitos se desencorajam
Mas a coragem dele cresce.
Ele organiza a luta
Pelo tostão do salário, pela água do chá 
E pelo poder no Estado. 
Pergunta à propriedade: 
Donde vens tu? 
Pergunta às opiniões: 
A quem aproveitais?

Onde quer que todos calem 
Ali falará ele 
E onde reina a opressão e se fala do Destino 
Ele nomeará os nomes.

Onde se senta à mesa 
Senta-se a insatisfação à mesa 
A comida estraga-se 
E reconhece-se que o quarto é acanhado.

Pra onde quer que o expulsem, para lá 
Vai a revolta, e donde é escorraçado 
Fica ainda lá o desassossego.
por NR via e-mail

16 de junho de 2010

Hospitais cortam na comida dos doentes.

Mais uma medida que toca a todos?!
"Ouvi hoje relativamente à capa do CM que comer pouco evita certas doenças como colesterol, tensão arterial elevada e até mesmo obesidade. Acrescentando ainda que quem está todo o dia em casa ou na cama do hospital não gasta assim tanta energia. Desta forma se reduzirem a alimentação nos hospitais, não deixa de ser uma boa medida e que se adequa às circunstâncias actuais."

E se não comer?! Recuperação rápida; da saúde e do défice.
Arre porra!

O preço de salvar o euro pode ser a dissolução da UE

Bruxelas pediu a Lisboa para "especificar rapidamente" as medidas que vai tomar para atingir os objectivos nos próximos anos.

Governo disposto a tomar "todas as medidas" para reduzir o défice. (...)
***
O preço de salvar o euro pode ser a dissolução da UE
Assim, a tentativa de salvar o euro de entrar em colapso quanto ao valor cambial sob o peso das dívidas soberanas agregadas dos estados membros da eurozona através de austeridade fiscal coordenada em todos os estados membros de diferentes heranças e condições socioeconómicas incorrerá no preço da divergência política dos estados membros da União Europeia. Governos de estados membros são estraçalhados e arrancados da união pelas forças centrífugas geradas por políticas internas separadas e dirigentes. O sentimento popular contra a austeridade fiscal para o bem da preservação da União Europeia está propagar-se como um incêndio descontrolado nesta crise de dívida soberana da União Europeia.

Mas um enfraquecimento da convergência em direcção à plena integração dos estados-nação europeus prolongará a vulnerabilidade estrutural do euro como divisa comum sem uma estrutura política unificada e o condenará a permanecer uma divisa multi-estado com alto risco político. Esta contradição interna é o calcanhar de Aquiles do euro, o qual é o dinheiro de curso legal de uma união monetária sem uma união política. (...)

15 de junho de 2010

INTERMEZZO

António Gedeão
Hoje não posso ver ninguém:
sofro pela Humanidade.
Não é por ti.
Nem por ti.
Nem por ti.
Nem por ninguém.
É por alguém.
Alguém que não é ninguém
mas que é toda a Humanidade.
por NR via e-mail

Os salários dos portugueses

Com a justificação da crise, assiste-se neste momento a um forte ataque aos direitos e condições de vida dos trabalhadores portugueses. Os arautos do neoliberalismo levantam do novo a cabeça e começam a defender as suas "soluções milagrosas" que conduziram o mundo à crise actual, ao desemprego maciço e à destruição de milhares de empresas.

Em relação a Portugal chegam mesmo ao desplante de propor reduções de salários nominais de 30%, quando os salários dos portugueses são já os mais baixos da Zona Euro.

A baixa escolaridade dos patrões portugueses, e a sua diminuição como se verificou entre 2003 e 2008, tem efeitos muito mais nefastos na competitividade das empresas. No entanto, isso não preocupa nem os patrões, nem o próprio governo.

por Eugénio Rosa, respigado aqui

Campeonato do Mundo de Futebol

 Atolado em corrupção e nepotismo
«Intocáveis, os senhores da oligarquia do futebol passeiam a sua impunidade por todo o mundo e são apresentados na imprensa da especialidade e generalista como se de pessoas de bem se tratassem.»
«As garantias concedidas pelo Governo de Pretória à FIFA, na altura de lhe atribuir a organização do Mundial, em 2004, confirmadas pelos diferentes ministros do executivo, então dirigido por Thabo Mbeki, e são 17, todas elas destruidoras da soberania do país, indefensáveis mesmo que a FIFA fosse o Fundo Monetário Internacional. Para começar, tanto a FIFA como as suas sociedades e delegações estão isentas do pagamento de impotos.»

«Num país onde ninguém pode ser atendido num hospital sem um seguro privado, o Governo ofereceu a este exército cobertura médica integral, além de segurança privada 24 horas por dia.»

«Protecção exclusiva dos sócios comerciais, os generosos e fidelíssimos patrocinadores em tudo o que respeita a marketing, marcas, direitos televisivos, propriedade intelectual.
Chegando mesmo ao ridículo: um bar de Pretória foi processado por ter pintado no seu próprio teto a Taça do Mundo, uma fábrica de caramelos por ter impresso sobre os invólucros da sua mercadoria uma bola de futebol e a bandeira da África do Sul. Aos vendedores de bebidas fora do estádio para garrafas neutras qualquer bebida que possa competir com a arquifamosa bebida de borbulhas que desde há 40 anos enche os cofres da FIFA.»
artigo original aqui

12 de junho de 2010

25 Anos da adesão de Portugal à CEE

  • A pergunta que se deve colocar quando passam 25 anos sobre a assinatura do Tratado de adesão de Portugal à CEE/UE é para que serviu e a quem serviu a adesão de Portugal à CEE.
  • A pergunta que se impõe é para que servem e a quem servem os Tratados – de Maastricht a Lisboa -, o Pacto de Estabilidade, a União Económica e Monetária, o Euro, o BCE e a chamada política externa e de segurança da União Europeia.
A realidade demonstra, cada vez de forma mais evidente, que os interesses que a União Europeia neoliberal, militarista e federalista serve são os do grande capital, nomeadamente do grande capital financeiro, das grandes potências como a Alemanha, dos defensores do militarismo e da política agressiva da NATO e não os interesses dos trabalhadores e povos da Europa, da cooperação e da paz.

Leia aqui artigo original

Luta de classes e diversão

Filipe Diniz
A luta dos trabalhadores e dos povos contra a implacável ofensiva capitalista actualmente em curso exige uma muito vigorosa resistência ideológica.

E há que ter em conta não apenas o ataque que vem abertamente do campo do inimigo de classe. Há que ter em conta igualmente as palavras de alguns que, proclamando estar ao lado dos trabalhadores e ser até «marxistas», têm a surpreendente habilidade tanto de desfocar as frentes de combate como de desvalorizar os nós essenciais - realmente existentes – de luta e de organização.

11 de junho de 2010

VITÓRIA!

Joaquim Namorado
Derrotado, ao assalto voltei,
minhas feridas sarei
e tornei;
de novo batido fui,
mas no combate o braço armei,
com força maior
tornei:
as lutas eram tam grandes,
novo desastre encontrei
- feito em pedaços meu corpo,
ainda forças busquei...

Cem vezes ao combate
parti.
E, por fim,
o que queria consegui.
por NR via e-mail

Livres para lutar pela liberdade...

Muito ainda por fazer... hoje começa o mundial de futebol na África do Sul, depois do mundial acabar, veremos o que mudou na vida dos imensamente pobres...
Será com o futebol que a coisa lá vai!?

10 de junho de 2010

Resistir, lutar e derrotar a ofensiva de classe



O capital é insaciável na sua luta contra a classe trabalhadora, mas o caminho para a nova barbárie a que nos qO capital é insaciável na sua luta contra a classe trabalhadora, mas o caminho para a nova barbárie a que nos querem conduzir não é uma inevitabilidade e a inversão do caminho é possível e necessária.

A luta será dura, longa, terá vitórias e algumas derrotas e não será exclusivamente em grandes manifestações de massas como a que se realiza dia 29 de Maio, nem só no Parlamento. Terá de ser uma luta diária, organizada, de classe, uma luta sem tréguas que passa também pelo esclarecimento do trabalhador e do vizinho que estão ao nosso lado.

Só a luta da classe trabalhadora em grandes acções de massas e também no dia-a-dia, nos locais de trabalho e de residência pode dar resposta à violenta ofensiva de classe do grande capital, e pode travar e reverter o caminho para a barbárie para onde estão a levar o povo e o país.uerem conduzir não é uma inevitabilidade e a inversão do caminho é possível e necessária.

Estou preparado, contra os canhões marchar...

Assim que liguei hoje a Televisão (RPT1) assustei-me, pensei que estávamos em guerra, depois, apercebi-me que se comemorava o 10 de Junho, desliguei. Fui beber café à associação habitual, durante, acabei por continuar a assistir à emissão...
A ideia que fiquei pelo equipamento utilizado, o incentivo aos jovens para ingressar numa das forças presentes foi intenso. Perante o cenário de crise não duvido por questões óbvias que voluntários não faltaram...

No entanto de regresso a casa, optei por carregar a caçadeira do meu avô, tenho ideia que ou vamos ser invadidos ou vamos invadir um país terrorista algures...

Estou preparado! Uma faca grande de cozinha, duas caixas de cartuchos e uma caçadeira. Por enquanto vou manter a originalidade desta, mas se necessário terei que serrar os canos.

Apelo aos meus conhecidos que não se aproximem das janelas...

Tenho o rádio ligado à espera de alguma indicação...

***
Não vos valerá de nada. Força e determinação e a luta continua!

PROMETEU

Joaquim Namorado
Abafai meus gritos com mordaças,
maior será a minha ânsia de gritá-los!

Amarrai meus pulsos com grilhões,
maior será minha ânsia de quebrá-los!

Rasgai a minha carne!
Triturai os meus ossos!

O meu sangue será a minha bandeira
e meus ossos o cimento duma outra humanidade.

Que aqui ninguém se entrega
- isto é vencer ou morrer -
é na vida que se perde
que há mais ânsia de viver!
por NR via e-mail

O cinto que nunca alivia...

Os mercados de dívida dão hoje sinais de alívio em relação aos países do euro. O risco de Portugal é o quarto que mais cai em todo o mundo(...).

Tendo em conta a atitude habitual tudo indica, que ainda vem aí mais porrada para o Zé Povinho.

Já com os furos do cinto esgotados; ainda se têm que abrir mais... aperta camelo, aperta, não reajas, deixa andar, que eles tratam-te da saúde...

9 de junho de 2010

A escola maravilha vai ser encerrada...

Pois é, a escola mais avançada e inovadora do mundo vai ser encerrada.

A EB1 de Várzea de Abrunhais, em Lamego, distinguida pela Microsoft devido à utilização de novas tecnologias no ensino, vai fechar devido ao reduzido número de alunos(...).

Sócrates em relação ao fecho de escolas com menos de 20 alunos já tinha afirmado que "não fechar escolas é um acto criminoso".

A viola nas mãos de uma Angolana/Africana...

Excelente, sem duvida.
Aproveito para dizer que gostei da actual/nova aparência do blog do Sérgio Ribeiro.
Aí assisti ao vídeo que aqui partilho.

Reformas de Luxo

O numero de pessoas que em Portugal possuem reformas acima de 4 mil euros atingiu o nº de 5448.
Encontram-se também nesta lista o Presidente da Republica como já aqui foi referido.

O candidato a Belém (Manuel Alegre) não podia faltar a lista dos privilegiados...

A semelhança continua:

Ambos acham que as medidas de austeridade impostas aos portugueses são necessárias. Preocupados com o apoio das elites, e nada com quem vive de ordenados e reformas de miséria.

Todos os sacrifícios, estes, acham que devem ser feitos, desde que tudo possa continuar na mesma e desta forma, dá-se continuidade ao saque, a bem da do país e dos portugueses...

MANIFESTO

Joaquim Namorado
Abre as janelas para a rua,
anda a vida lá fora...
Põe moldura nos sonhos impossíveis,
pendura-os nos pregos das paredes
- são decorativos!

Deixa que o sol rasgue as vidraças,
e vem correr a aventura
de cada instante
na vida de cada hora:
que a vida só vale
quando tem
este sabor de conquista!

Deixa os suspiros profundos
e parte a guitarra mágica que te deixou D. Juan...
deixa-me esse ar de sombra de trapista!
Vem para a rua, para o sol, para a chuva!
Ama sem literatura, como um homem!
Deixa dormir os papiros
na meditação das múmias faraónicas.
- A vida é a única lição!
Poema enviado por NR

7 de junho de 2010

ANTES QUE SEJA TARDE

Manuel da Fonseca
Amigo,
tu que choras uma angústia qualquer
e falas de coisas mansas como o luar
e paradas
como as águas de um lago adormecido,
acorda!
Deixa de vez
as margens do regato solitário
onde te miras
como se fosses a tua namorada.
Abandona o jardim sem flores
desse país inventado
onde és o único habitante.
Deixa os desejos sem rumo
de barco ao deus-dará
e esse ar de renúncia
às coisas do mundo.
Acorda, amigo,
liberta-te dessa paz podre de milagre
que existe
apenas na tua imaginação.
Abre os olhos e olha
abre os braços e luta!
Amigo,
antes da morte vir
nasce de vez para a vida.
Poema enviado por NR

O país, a crise e uns tipos fixes (2)

Cavaco Silva
eu amo UE
Actualmente recebe três pensões pagas pelo Estado, distribuídas da seguinte forma:

- € 4.152,00 - Banco de Portugal.

- € 2.328,00 - Universidade Nova de Lisboa.

- € 2.876,00 - Por ter sido primeiro-ministro.

Podendo acumulá-las com o vencimento de P.R.

Não será por coisas destas a falência da Segurança Social?

É só sacrifícios!?, nem me atrevo a pensar; quanto mais colocar-me na pele do Sr.º Aníbal...

nota: não posso precisar a actualidade da noticia, limito-me a publicar o artigo tal como me chegou via e-mail.

5 de junho de 2010

O país, a crise e uns tipos fixes (1)

Demorou até um pouco para ver se não dava nas vistas, mas...

Segundo a revista Focus, a EDP conta com um novo assessor jurídico. Foi nomeado pelo ex-ministro António Mexia (actual presidente executivo da EDP) e vai ganhar cerca de EUR 10.000/mês.

É ele?
Pedro Santana Lopes


nota: não posso precisar a actualidade da noticia, limito-me a publicar o artigo tal como me chegou via e-mail.

3 de junho de 2010

Os convidados portugueses do Bilderberg

Teixeira dos Santos avisou que "ou aumentamos impostos ou o país paralisa", não se comprometendo com prazos. "São medidas para vigorar enquanto for necessário", garantiu.

Reafirma que "contamos ainda este ano avançar com as privatizações da EDP e da Galp", uma peça fundamental no lado da receita.

Por tudo isto e pelo que mais tem agravado a vida dos Portugueses, Teixeira dos Santos é um dos dois convidados deste ano, a participar na "reunião anual e secreta do Bilderberg", o outro também indicado por Pinto Balsemão é Paulo Rangel.

Alguns dos Portugueses que já participaram nas reuniões do clube

2 de junho de 2010

A morte do Almirante

Até final da sua vida, o Almirante Rosa Coutinho manteve uma postura de total fidelidade aos valores e aos ideais da Revolução de Abril.
...
«Hoje já não há medo da PIDE, da censura, das perseguições políticas (à velha maneira...), mas em contrapartida criaram-se outros medos também inimigos da liberdade: medo do desemprego, medo de não ter condições para uma velhice feliz, medo de não conseguir educar os filhos, medo de não ter acesso à saúde, todos estes medo continuam a existir, e todos eles têm de ser combatidos em nome de uma liberdade que o País conseguiu com o 25 de Abril» (...)

Alegre e contente é, o Poeta...

Manuel Alegre volta afirmar que não apoia as medidas do governo, mas compreende e não está contra, acrescentando que "os portugueses precisam de esperança".
Continua ainda naquele ar sorridente "Eu não estou aqui para derrubar governo nem para interferir na actividade governativa. Por isso sou um garante de estabilidade."

Mesmo que tenhamos que trabalhar a troco de sopas de cavalo cansado, não há problema para este homem, funcionem as instituições, trabalhem as empresas, os campos estejam cultivados que os direitos de quem trabalha pouco interessam ao poeta Alegre... Estabilidade governativa nem que seja a chicote...

Dia mundial da criança vs fecho de 900 escolas primárias

O Governo PSócrates e companhia assinala o dia mundial da criança com o fecho de 900 escolas num universo de 3200 escolas do 1º ciclo. Destas 900 já não chegam abrir em Setembro 500 escolas. (...)

1 de junho de 2010

A crise e umas das suas causas...

Novas taxas de IRS a partir de 1 de Junho (hoje)


Estas vão já apanhar o subsídios de férias...

A antecipação em um mês permite cobrar a taxa mais elevada à maioria dos subsídios de férias que em em regra são pagos no mês anterior ao principal período de férias, que começa em Julho e termina em Setembro.

Fascismo israelita

Desde que, em 1948, os ingleses criaram artificialmente o Estado de Israel dentro do território da Palestina, logo no primeiro minuto os dirigentes israelitas assumiram como tarefa “sagrada” o extermínio da população ali residente. Não é uma atoarda, foi Disraeli quem o afirmou logo nas primeiras reuniões: “…é nossa obrigação reconstruir a grande nação de Israel”, tendo como base a falácia histórica da “diáspora”. 
A Palestina está hoje reduzida a dois pedaços separados, Gaza e Cisjordania, sem qualquer ligação física entre si, onde se entra ou se sai apenas com autorização israelita, e por isso controlam todo o fornecimento àquelas zonas, incluindo medicamentos, electricidade e água, sujeitando as populações às humilhações mais abjectas, tal como os nazis faziam nos campos de concentração . 

São milhões os palestinos forçados ao exílio e proibidos de voltar às suas casas – que entretanto já foram destruídas para dar lugar aos colonatos -. 

Tem sido a solidariedade mundial que tem levado algum conforto físico e moral àqueles locais, e lá estão agora várias embarcações com centenas de voluntários e 15 mil toneladas de produtos variados para minorar as suas carências. 

Mas mais uma vez a besta fascista vem demonstrar ao mundo que pretende levar até ao fim a limpeza étnica assumida por Disraeli, ao atacar e matar cobardemente pessoas indefesas, cujo único crime foi acreditar na Solidariedade como valor supremo da ligação entre os Povos. 

Esperemos que desta vez a comunidade internacional assuma, sem hipocrisias, que o lugar destes criminosos é no banco dos réus no Tribunal Internacional de Haia.
HG