Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

15 de janeiro de 2011

A revolução socialista é uma exigência histórica

O texto que se segue corresponde à intervenção de Guiórgos Marinos, membro do Politburo do Partido Comunista da Grécia, proferida no 12.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Tshwane, na África do Sul, de 3 a 5 de Dezembro de 2010.
...As causas da crise
A importância de os comunistas terem um ponto de vista comum sobre as causas da crise mantém-se e foi mesmo reforçada, precisamente devido à feroz batalha política e ideológica que está a ser travada em torno deste aspecto crucial, que se relaciona com a direcção e o futuro da luta de classes.

As forças burguesas que defendem o capitalismo atribuem a causa da crise a políticas de «gestão», à falta de controlo sobre o sistema financeiro, ao despesismo do Estado burguês, à falta de transparência na aplicação das políticas económicas.

As forças da social-democracia e do oportunismo actuam dentro desta lógica «administrativa» e limitam-se a criticar o neoliberalismo, procurando uma solução através do desenvolvimento do próprio sistema, da regulação do mercado. Fomentam ilusões sobre o capitalismo de «face humana» para enganar os trabalhadores.
Infelizmente, posições idênticas ou similares estão a influenciar as fileiras do movimento comunista e a causar grande dano.
Elas transferem as causas das relações de produção exploradoras, das leis e contradições do capitalismo para as políticas administrativas burguesas e as suas diferentes «misturas».
A análise marxista-leninista conduz à conclusão firme de que as causas da crise se encontram no coração do sistema, nas condições da produção capitalista, na sua anarquia, no desenvolvimento desigual, na agudização da sua contradição fundamental, a contradição entre o carácter social da produção e do trabalho, por um lado, e a apropriação capitalista individual, por outro lado, devido ao facto de os meios de produção estarem nas mãos dos capitalistas....texto completo aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário