Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

28 de dezembro de 2010

Mentiras e Omissões na Mensagem de Natal

Caro(a) amiga)

O governo tem procurado ocultar o problema do desemprego em Portugal. Sócrates, na sua mensagem de Natal, não fala uma única vez do desemprego, nem dirige qualquer palavra de apoio e esperança aos desempregados. E eles e seus familiares deverão ser quase 1,5 milhões de portugueses.

O governo tem utilizado os dados do desemprego registado divulgado mensalmente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que não reflectem a verdadeira situação do desemprego no nosso País, para descreditar os números oficiais de desemprego divulgados pelo INE.
Neste estudo analiso que desempregados são abrangidos pelos números do IEFP, como estes números são construídos e quantos desempregados foram eliminados dos ficheiros dos Centros de Emprego durante o ano de 2010 para o IEFP obter os dados que divulga.

Nesta quadra é um imperativo moral não esquecer a situação de milhares de famílias portuguesas, em que o pai ou/e a mãe não têm trabalho, que por isso enfrentam grandes dificuldades, pois só não ocultando a sua situação dramática é que poderá levar a que sejam tomadas medidas. E isto apesar de Sócrates não gostar de ouvir falar da miséria, e de se irritar com quem fale dela.

Procurar mais uma vez que ela não seja ignorada, e desmontar as formas que estão a ser utilizadas para a ocultar junto da opinião pública, é também uma forma de a combater e de levar a que sejam tomadas medidas adequadas. Caso contrario a situação destas centenas de milhares de portugueses e de muitos outros que cairão certamente no desemprego, se nada for feito, vai-se agravar ainda muito mais.


O IEFP ELIMINOU 543.892 DESEMPREGADOS DOS FICHEIROS DOS CENTROS DE EMPREGO EM 2010 SEM APRESENTAR QUALQUER JUSTIFICAÇÃO. Resumo deste estudo em pdf
Divulgar este artigo é lutar para evitar que o desemprego seja oculto pela propaganda e tomadas medidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário