Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

27 de julho de 2010

Ao Domingo, trabalha tu! - Hipermercados

Nova facada nos comerciantes...
Honório Novo
Na véspera do Parlamento encerrar os seus trabalhos, sem qualquer consulta aos parceiros sociais, o Governo espetou mais uma facada nas costas dos comerciantes e deu finalmente luz verde para Belmiro de Azevedo e Jerónimo Martins (esses pobres coitados discriminados…), poderem finalmente abrir sem restrições os seus hipermercados... Os pretextos são conhecidos: trata-se de "facilitar a vida aos cidadãos", "eliminar discriminações" e "contribuir para aumentar o emprego". A verdade bem a conhecemos, neste país quase único de desregramento do funcionamento de grandes superfícies comerciais numa Europa onde a regra é o fecho do comércio aos domingos! Será que, para facilitar a vida aos cidadãos, o Governo vai abrir as repartições públicas ao domingo e reabrir as Finanças, a EDP e os CTT por esse país fora? E não sabe o Governo quantas mais lojas do comércio local irão fechar para alimentarem a barriga dos lucros da Sonae e da Jerónimo Martins?

Os pormenores desta decisão mostram bem o cinismo e o golpismo do PS e do PSD nesta matéria. Há dois anos, os patrões da grande distribuição puseram os funcionários a recolher assinaturas para pedir a abertura total dos hiper; no Parlamento, os deputados (do PS e PSD) "juraram" que a legislação era boa e devia ser mantida; em 2009, o PSD apresentou um projecto que remetia para as Câmaras a decisão de abrir os hiper do eng.º Belmiro e do sr. Martins, mas o PS, em vésperas de eleições, achou melhor adiar! Agora, o Governo adoptou o projecto do PSD…

Quando os pequenos empresários deste país perceberem bem quem os anda a trair há tantos anos (no pagamento especial por conta, no IVA de caixa, na abertura aos domingos…), lá se vai por água abaixo a base do apoio político do bloco central.
Surripiada aqui

2 comentários:

  1. Pois é! Mais uma vez o monopólio dos grandes venceu! Quero ver quando acabarem os pequenos, o comércio tradicional, como é que aquelas pessoas que sobrevivem com as pensões do estado e as pessoas idosas que não conseguem ir aos "grandes", vão viver! Sim..., acabem com os pequenos! E aqueles que ainda se "aviam", e pagam ao fim do mês, sim, se os senhores que estão no poleiro não sabem, que se informem, porque há muita gente a aviarem-se com caderneta, a moda antiga. Pois é, estamos num pais que só olha para os grandes, os pequenos, a relé é para abater!! É esta a justiça social, a nossa justiça social!? Depois, esses grandes, conseguem disfarçar os lucros, e quando o estado lhes vai cobrar os impostos, eles ainda ameaçam com despedimentos! E se ainda pagassem um ordenado condigno para os lucros que têm…!? É isto, meus senhores a "igualdade do nosso pais"! Estamos numa época de consumismo exacerbado, e quando se devia a estar a travar, estamos a acelerar para o fim da auto-estrada!! DEIAM CABO DE NÓS!! Não se esqueçam, estamos a viver perigosamente bem...!

    ResponderEliminar
  2. Pois acharia muito bem que as repartições públicas abrissem ao Sábado.
    Muito jeito dá no país para o qual "escolhi" emigrar (devido a politicas mal geridas e incorrectas na minha pátria) o funcionamento de tais funções,assim como bancos, pelo menos durante os Sábados de manhã. Evita tempo perdido para aqueles que têm que cumprir horários durante a semana (empregados) e criaria mais empregos para aqueles que assim tanto o desejam.
    No que diz respeito às grandes superfícies, essas continuam fechadas durante os Domingos.

    ResponderEliminar