Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

23 de julho de 2010

Che Guevara (Frases_1)

"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário."
Foto surripiada aqui com o texto seguinte:
"Minha Vida ao Lado de Che Guevara"
Biografia de Aleida March, viúva de Ernesto Che Guevara, com quem foi casada por oito anos e teve quatro filhos. Entre as memórias dessa mulher camponesa, militante do Movimento 26 de Julho, estão cartas, postais, reflexões e outros documentos de Guevara publicados pela primeira vez e que fazem parte de sua correspondência particular. Destaque para um poema escrito por Che durante uma de suas viagens. Nele, o líder da Revolução Cubana confidencia seu amor por Aleida. Segue um trecho:

Adeus, minha única,
não tremas ante a fome dos lobos
nem no frio estépico da ausência
do lado do coração te levo
e juntos seguiremos até que o caminho se desvaneça..
Che Guevara

3 comentários:

  1. Boa tarde Roger
    Adoro Che Guevara :)))
    Excelente artigo!
    Ana Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Em 2008 tive a feliz decisão de ir a Cuba como sócio da Associação de Amizade Portugal-Cuba, integrado nas comemorações dos 50 anos da revolução cubana.
    Para além de algum trabalho voluntário, a viagem incluía a visita a locais de elevada memória histórica (EX. O memorial a "Che Guevara")bem como encontro com alguns dos revolucionãrios cubanos que com ele viveram na luta e na conquista da liberdade pelo Povo Cubano.
    Fez-me bem este post,pois às vezes é necessário carregar baterias com coisas belas e simples que dão a lembrança do Bom e da Nobreza da vida. E recordar "CHE" com uma carta de amor como esta, é revelar uma das faces mais belas da revolução verdadeira e apaixonada. Os revolucionários precisam sempre do amor, para vencer. As vitórias individulistas nunca são só materiais, morais ou pessoais. Têm sempre o lado negativo do EU como centro do Universo.
    CHE, deixou como grande fortuna aos seus herdeiros, uma grande lição ética e despreendimento material das coisas uma mensagem Universal. "Sem partilha, sem dedicação, sem liberdade nada é felicidade humana.

    ResponderEliminar
  3. E depois de CHE, lembrei-me de outro grande revolucionário, este cubano de nascença- José Marti e recordo uma das suas grandes mensagens.
    " Não importam as deficiências físicas do homem quando do seu coração brotam ideias justas e nobres".

    ResponderEliminar