Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

1 de maio de 2010

Ponham os olhos no futuro e conquistemo-lo (25 Abril)

O camarada José Pires mandou-me esta intervenção extraordínária, que merece toda a divulgação.
Assembleia Municipal da Amadora - Sessão Solene Comemorativa do 36º aniversário do 25 de Abril.

Exmo Senhor Presidente da Assembleia Municipal,

Passaram já trinta e seis anos. Tão perto e tão longe, ao mesmo tempo. Para os que tivemos o privilégio de viver aqueles dias, foi o tempo em que toda a esperança era possível e se fez matéria viva, como o ar que se respira, o sangue que nos corre nas veias. Portugal redescobriuse e reinventouse. A revolução dos cravos foi festa e foi trabalho, uma explosão única de energia e criatividade, uma exaltante demonstração da força transformadora da acção colectiva.

Para outros, entretanto, os mais novos, as imagens daquela madrugada e das semanas e meses que se lhe seguiriam parecem, talvez, provir de um passado já longínquo, um pouco como as fotografias desbotadas dos álbuns de família. Pressentese algo de próximo e reconhecível, mas, ao mesmo tempo, há nelas uma ténue e inelutável linha que as remete para um passado mais ou menos distante, um tempo, um mundo outro, inatingível. Distinguemse os sons, algumas palavras e expressões são conhecidas, mas quiça os significados não sejam já de todo compreensíveis. E mesmo que o sejam. Faltalhes o colorido, o aroma único que só a experiência vivida permite apreender.

Cuidamos mal, é verdade, da nossa memória colectiva. Permitimos que o esquecimento, a deturpação, o desvirtuamento, por vezes tão só o silêncio, envolvessem com uma névoa persistente os dias de Abril. Aceitámos que durante muitos anos os programas escolares ignorassem a ditadura fascista e a gesta libertadora do 25 de Abril. Calámos vezes demais a nossa indignação e o nosso protesto quando se manipularam factos, quando se fabricaram mentiras e meias verdades, quando, em inúmeras ocasiões, se desrespeitou o sacrifício abnegado de tantos homens e mulheres que entregaram o melhor dos seus dias à causa da liberdade, da democracia e do progresso social. Autorizámos, até, que a dor, o heroísmo e a resistência que ficaram ecoando dentro dos muros das prisões e das paredes das salas de tortura fossem soterradas por blocos de apartamentos de luxo, sem alma nem identidade.

Aceitamos, em tantas ocasiões, que se higienize o passado, se invente e difunda uma versão supostamente...
pura e inócua do 25 de Abril, e se reabilitem os que desde a primeira hora o boicotaram, quando não aqueles mesmos que foram o rosto da ditadura ou que à sua sombra medraram. Suprema ironia esta que uma revolução que tão clemente se mostrou, sempre, com os que se lhe opuseram, e que tão magnânima e generosa se revelou para os que procuraram impedir o seu avanço, pareça agora sucumbir ao peso dos que a querem encerrar no armário escuro das coisas sem importância.

Tudo isso é verdade. Nada disso é inocente, muito menos obra do acaso. Mesmo assim, não basta para explicar o sentimento longínquo com que muitos dos mais jovens, porventura, olham as imagens da revolução. Há nesse processo de lento embaciamento das imagens, também, o efeito da marcha irreversível do tempo. Reconheçamolo como um facto da vida, sem amargura nem ressentimento. Trinta e seis anos depois de Abril, o país e o mundo são bem diferentes daqueles que conheceram, os que, de entre nós, viveram a revolução ou que foram ainda a tempo de serem bafejados pelo seu perfume e puderam, por isso, guardar essa memória e integrála na sua própria identidade, na forma como olham e pensam o mundo que os rodeia.

E quão incerto, pedregoso e amargo se pressente o futuro próximo, quão difíceis e complexos os problemas que se levantam no quotidiano dos mais jovens. Daqueles que frequentam escolas onde lhes é negado o direito de participarem e de darem o seu contributo único para que elas sejam espaços de aprendizagem da cidadania e da criatividade. Daqueles que crescem formatados com o cinzel da propalada “competitividade”, do indiviualismo, da apatia e do comodismo. Daqueles que bebem da ideologia dominante o veneno do “vale
tudo”, do “salvese quem puder”, do sucesso aparente e sem olhar a meios. Daqueles que frequentam universidades descaracterizadas como espaços de saber, em acelerado processo de elitização social, e onde a formação cultural e o lugar para a crítica são desvalorizados em nome da aprendizagem mecânica dos saberes bastantes para o desempenho automático de tarefas profissionais. Daqueles que mendigam até um emprego não remunerado, obrigados a trabalhar tão só para construir currículo e experiência profissional que ninguém valoriza, enquanto os patrões engordam, à sua custa, os lucros dessas empresas. Daqueles que se
habituaram à mais desumana precariedade, ao trabalho à peça, por um ou por seis meses, e que sobrevivem, entre tempos, ao sabor da sorte sem subsídio de desemprego. Daqueles que são empurrados para procurar um futuro fora do seu país, sujeitos às mais humilhantes e penosas condições de trabalho, sem saberem, tantas vezes, que nessa sua aventura, reproduzem aquele que foi o destino triste dos seus avós e bisavós. Daqueles que nas empresas convivem com o medo, com a delação e o servilismo. Daqueles que trabalham sem direitos, obrigados a suportar horários de dez ou doze horas, mas que evitam o sindicato porque essa é, tantas vezes, a condição que distingue o emprego, mesmo que precário, do desemprego sem esperança. Daqueles que crescem sob a ameaça de uma vida profissional sem protecção social, e martelados pela ideia que o mercado tudo provê. Daqueles que olham em redor e vêm esses mesmos que diariamente zurzem nos serviços públicos e nas empresas públicas viverem à custa dos proventos destas e daqueles, e que se habituaram a conviver com a corrupção, o tráfico de interesses e de influências. Daqueles, enfim, que se entregam à apatia e à alienação, para fintar a angústia de um futuro incerto.

Permiti que, nesta ocasião, e desta tribuna, me dirija a esses jovens que têm hoje 17 ou 21 anos, e que olharão, talvez, com um misto de curiosidade e incredulidade, aquela imagem do sorriso luminoso e quase ingénuo de um soldado, tão jovem como eles o são hoje, que, no dia 25 de Abril, descia a rua do Carmo em cima de um Chaimite, saudando a multidão com um cravo na mão e os braços abertos ao futuro. Ou aquela outra captada na madrugada do dia 27 de Abril quando, enfim, os portões da prisão de Caxias se abriram e os abraços se soltaram entre os que lá dentro viveram em sobressalto o estertor final da ditadura, e os que do lado de fora, ansiosos, reclamavam a sua libertação que já tardava. Ou ainda aquela outra, filmada durante a ocupação de uma herdade no Alentejo, em que os camponeses, homens e mulheres, percorriam, a medo, com fascínio e reverência, os corredores e salas da mansão abandonada do latifundiário. Contemplai, caros amigos, essas imagens, percorram cada gesto e cada olhar aí impressos, pois a verdade inteira de Portugal e da revolução de Abril está toda dentro delas.

Sabei que o quotidiano dos homens e mulheres que povoam aquelas imagens era mais sombrio e incerto do que aquele que hoje enfrentais. Que a guerra era um pesadelo que atormentava a vida de todos os jovens e das suas famílias. Que a pobreza e a miséria estavam por todo o lado, nos campos e cidades de Portugal. Que não existia liberdade de expressão, nem de associação, e que a imprensa era vigiada por um férreo, mesmo que estúpido, regime de censura. Que as relações de trabalho eram ainda mais injustas e opressivas do que podem parecervos aquelas que hoje enfrentais. Que não havia direito à greve. Que não havia nenhum tipo de protecção social, nem era reconhecido o direito de acesso ao ensino, à saúde ou à habitação. Que os jovens com dezoito anos estavam impedidos de votar. Que a polícia política do regime perseguia, aprisionava, espancava, torturava, e assassinava.

Sabei que, assim mesmo, nesse tempo marcado pelo obscurantismo e a opressão houve gente, muita gente, corajosa e determinada, que ousou resistir, e que mesmo em períodos de total desesperança, teve a coragem e a ousadia de acreditar, animar a luta, e seguir em frente. Que abdicou de tudo, de uma profissão, de um curso, de um emprego, do aconchego da família e dos amigos, que entregou toda a sua vida à causa da luta pela liberdade do povo português e o progresso e justiça social no país. Nos campos e nas fábricas, nas escolas, nas colectividades de cultura e recreio. Que lado a lado com muitos democratas e antifascistas, os militantes do Partido Comunista Português estiveram na primeira linha do combate pela liberdade e foram, por isso, os mais fustigados pela PIDE, que muitos foram barbaramente torturados, e alguns assassinados. Se vos disserem que o 25 de Abril foi um golpe de estado levado a cabo por um movimento militar, desconfiem. Estão a contarvos uma muito pequena parte da verdade. Desde logo, porque os militares eram, eles também, gente do povo que suportava na pele as consequências da ditadura que oprimia o país. Mas também, porque, sem a luta heróica e persistente daqueles homens e mulheres, humilde mas corajosa e determinada, a revolução do 25 de Abril não seria a jornada colectiva de luta e festa popular em que se transformou.

Se, por fim, vos interrogardes sobre o sentido que tem hoje a comemoração do 25 de Abril, trinta e seis anos depois, recordemse que os direitos que reclamamos, e em nome dos quais continuamos a baternos, foram conquistados com a revolução e por todos os que ao longo de décadas de lutas e sacrifícios para ela contribuíram. E que mesmo apesar do ímpeto violento de sucessivos governos, com cores variadas mas sempre orientadas pela mesma política de direita, essas conquistas sociais continuam a constituir a matriz do regime democrático instituído com a revolução de Abril, e consagrado na Constituição da República. Mas se
indagardes do significado que o 25 de Abril pode ter para vós, em particular, que trinta e seis anos decorridos, encaram este tempo frágil que vivemos, permitamme, então, que vos convide a escutar o murmúrio profundo que desde esses tempos vos interpela. Ele apelavos a que não se rendam, não desistam, nem desanimem. Para que lutem, mas lutem sempre. Para que nunca acreditem quando lhes disserem que há só um caminho, e que não é possível a mudança. Para que rejeitem os arautos do egoísmo e sejam solidários com quem sofre e com quem luta pela transformação social. Para que soltem a criatividade e vivam a liberdade por dentro e intensamente, porque essa é melhor forma de a defender e aprofundar. Para que não
dêem tréguas à injustiça, nem pactuem com as desigualdades sejam quais forem as suas formas. Para que recusem o individualismo e acreditem que a acção colectiva organizada é a mais poderosa força de progresso social.

Ponham os olhos no futuro e conquistemo-lo, como aquele jovem soldado, faz hoje trinta e seis anos.

Carlos Almeida - Grupo Municipal da Coligação Democrática Unitária

Sem comentários:

Enviar um comentário