Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

17 de março de 2010

«ABENÇOADOS»

original aqui 
A próxima visita a Portugal do Papa Bento XVI continua a ter lugar de destaque nos noticiários. 

A visita ocorre num momento em que o Papa está a braços com vários casos de pedofilia vindos a público recentemente - casos que envolvem padres e bispos na Alemanha, naÁustria, na Holanda e na Suíça e que vêm juntar-se aos ocorridos nos EUA (4 400 padres pedófilos e 11 mil crianças abusadas); Irlanda (14 500 crianças abusadas); Austrália;Canadá; França... 

Mas não é disto que o Papa vem falar na visita a Portugal. 
E hoje ficámos a saber que se prevê que «cerca de 1 milhão de pessoas» assista às três missas que Bento XVIvai dizer, nos dias 11, 13 e 14 de Maio, respectivamente, em Lisboa, Fátima e Porto - missas nas quais, certamente, iráabençoar Portugal e os portugueses, como fizeram os seus antecessores quando por cá passaram. 

Bento XVI é o terceiro Papa a visitar Portugal. 
E vale a pena relembrar as anteriores visitas papais, todas, insisto, carregadas de bênçãos para Portugal e para os portugueses. 
Relembrar e agradecer, não obstante as referidas bênçãosnão terem tido quaisquer efeitos positivos nas condições de trabalho e de vida da imensa maioria dos portugueses... 

O primeiro a visitar-nos foi Paulo VI, em Maio de 1967. 
Tratava-se, segundo foi anunciado, de uma «visita de carácter particular, para orar pela paz em geral e pela paz no Vietname, em particular». 
Feito o balanço, constatou-se que, afinal, o Papa faloupouco da paz e falou nada da paz no Vietname - e acabou por «abençoar-nos» à sua maneira: recebeu o ditador Salazar; recebeu o palhaço Américo Tomás; e recebeu e condecorou o Director da PIDE - tudo para maior glória de Deus e do fascismo... 

Quinze anos depois foi a vez de João Paulo II. 
Veio em Maio de 1982, com o objectivo expresso de - para além de «abençoar Portugal e os portugueses» - oferecer a Nossa Senhora de Fátima a bala que, cerca de um ano antes, só não o matou, a ele Papa, porque Ela Senhora, não deixou, desviando a dita bala. 

Recorde-se que essa visita de João Paulo II coincidiu com aGreve Geral convocada pela CGTP-IN, em protesto contra oassassinato de dois jovens trabalhadores, no Porto, na noite de 30 de Abril desse ano, na sequência de uma provocação montada pelos amarelos da UGT em serviço combinado com o Governo AD/ Balsemão/ Freitas. 

Dois jovens trabalhadores assassinados que aqui se recordam: Mário Gonçalves, de 17 anos, vendedor; Pedro Vieira, de 24 anos, operário têxtil.

No entanto, tal acontecimento não despertou a atenção doSumo Pontífice. 
É certo que não condecorou os assassinos dos dois jovens - talvez porque os assassinos nunca foram identificados... - mas fartou-se de «abençoar Portugal e os portugueses»... 
João Paulo II passou por cá mais quatro vezes - e sempre, sempre, sempre a «abençoar Portugal e os portugueses». 

Em Maio chegará aí Bento XVI. 
E uma coisa é certa: a primeira coisa que Sua Santidadefará, mal ponha o pé em território lusitano, é «abençoar Portugal e os portugueses». 
Depois, ditas as missas, partirá: a resolução dos casos de pedofilia que envolvem a sua gente espera por ele. 

E «Portugal e os portugueses» ficarão. 
«Abençoados»...
imagem colocada por mim

Sem comentários:

Enviar um comentário