Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

16 de março de 2010

A Pirâmide


Construa o seu próprio negócio, trabalhe a partir de casa, seja dono dos seus rendimentos, construa o seu futuro – são slogans utilizados, para aliciar o pacato cidadão a aderir a esquemas de Marketing bem montados. 

Quem lança o esquema está no topo a ganhar milhões e, quem está em baixo, a receber tostões. 

É a ideologia capitalista, a cultura americana a penetrarem no pacato cidadão e a transmitir-lhe a ideia que ,pode enriquecer de um dia par o outro, sem qualquer esforço. 

- Herbalife, Amway,Oriflame, Tapperware, ACN, e tantos outros mas, o esquema é sempre o mesmo. 

- O esquema é simples, arranjam um catálogo de produtos, que todos usamos, para venderem o sistema em que ,os que estão no topo vão enriquecendo cada vez mais à custa dos que estão por baixo a angariar novos clientes para entrarem no sistema. 

Uns apregoam umas pastilhas milagrosas, para o emagrecimento.Recomendam a ingestão desses produtos ,2 a 3 vezes por dia mas ,alertam para a necessidade de fazerem exercício diario e beberem 1 a 2 litros de água por dia. Milagre dos milagres… Qualquer cidadão sabe que, se fizer exercício e ingerir água em quantidade suficiente, acaba por emagrecer e por ter uma vida mais saudável. 

Outros ,vendem os produtos de beleza. Os melhores dos melhores, produtos naturais, fabricados a partir de plantas medicinais. Os preços são exorbitantes ( para pagar comissões a todos os participantes na cadeia). Por muito menos dinheiro, conseguem-se os mesmos produtos ou melhores em qualquer comércio tradicional. 

Agora, está na moda os video-telefones e a integração de todos os serviços num só ( internet, televisão, telefone portátil ou fixo). É a centralização em centros espalhados por vários países,, onde controlam todas as nossas conversas, o que vemos e o que fazemos. 

Por que razão, havemos de desembolsar 200 ou 300 euros por um telefone que não faz nada mais que, uma pequena câmara incorporada num computador e, através dela podemos ver e falar com familiares e outros amigos sem desembolsar um cêntimo? 

Em todas estas situações, efectuam-se reuniões, seminários, conferências, onde são apresentados os esquemas para angariar gente para entrar no sistema, raramente se fala dos produtos. 

Mostram filmes, com gente que tem grandes mansões, os chefes, com ferraris a entrarem nos palcos, férias em ilhas de sonho, etc.etc. 

As palestras caem no rídiculo, depois de grandes doses de optimismo, de apelo ao subsconsciente de cada um, empregam as perguntas fulcrais que levam a multidão ao rubro. 

“ se você tivesse que dançar nú, no cimo de uma mesa para ser rico dançava?” e a multidão responde em unissomo que “sim”. E tantas outras tão ridiculas como a anterior. 

Muita gente, levada pelo incentivo de uma vida fácil e faustosa, abandona empregos estáveis, e acaba por perder o que tinha e o que não tinha, para passar a viver miserávelmente. 

Por detrás destas empresas, para lhe dar credibilidade, há sempre um prémio nobel disto ou daquilo, pago a peso de ouro, para dar o nome em pról do objectivo a atingir. Milhões, para os de cima, a exploração dos que estão em baixo. 

É o capitalismo de porta em porta e a viver á custa dos que, investem no sistema a pensarem que um dia poderão ser ricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário