Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

13 de março de 2010

A comunicação social ao serviço dos poderosos.

Cláudia Raposo
De dia para dia, vamos dando cada vez mais importância à comunicação social. Já faz parte da rotina diária seguir atentamente os telejornais, bem como ler o jornal. Somos constantemente bombardeados com inúmeras publicidades e informações, vindas de todo o lado. Através da comunicação social, limitamo-nos a estarmos sentados no sofá enquanto viajamos por esse mundo fora. Estamos sempre a par de tudo o que se passa no exterior, temos conhecimento do que é de bom e de tudo o que é de mau fora das nossas quatro paredes. Tudo isso pode enriquecer muito o nosso conhecimento, pois conhecemos culturas novas, pessoas novas, ficamos até a saber o que se passa no espaço, algo que para nós (pessoas comuns) é inatingível. 

Mas por vezes, a comunicação para lucrar ainda mais, aproveita-se das coisas menos boas, tornando-as em desgraças, pois é o que vende mais. 

A comunicação social, como tudo, tem os seus benefícios como também tem os seus malefícios. Por exemplo, através desta temos conhecimento de, além do que já referi anteriormente, avanços da ciência, avisos importantes que visam o nosso bem-estar, eventos importantes, entre outros. Mas, a comunicação tornou-se de tal maneira poderosa que, controlada por grandes grupos financeiros, é capaz de alterar mentalidades e incutir a sua própria ideologia. Esta por vezes, direcciona-nos para o “local” que eles pretendem. O capital utiliza a comunicação social para nos tornar maleáveis, para nos tornar tolerantes e moldar nossas as consciências. Os seres humanos tornaram-se inocentes de mais, para conseguir lidar com algo tão poderoso, esta faz-nos mudar de opinião com uma facilidade impressionante. O seu poder de persuasão é tão enorme, que nos leva a acreditar em certos valores, ideologias que até então não faziam parte da nossa própria ideologia. 

Na minha opinião, a comunicação social deveria estar ao serviço do Povo e do País, ter mais cuidado na maneira como comunica, usando para isso, um vocabulário mais assertivo para cada assunto. Acima de tudo, darem mais importância à cultura, a informar com honestidade e transparência. Deviam também dar mais importância ao que de bom acontece, não só em Portugal como por esse mundo fora. 

Sem comentários:

Enviar um comentário