Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

14 de março de 2010

Um mundo que não existe…

Cláudia Raposo
À medida que o tempo passa, vão surgindo novas tecnologias. De dia para dia, a tecnologia vai evoluindo, isto para fazer face ao crescimento populacional. Estas evoluções dão-se para que a distância entre as pessoas diminua. O surgimento dessas novas tecnologias, permite um maior contacto entre as pessoas, o que faz com que o comportamento humano seja alterado. 

Como tudo na vida, essa evolução não tem só aspectos positivos tem também aspectos negativos. 

Nos dias de hoje, e à distância de um clique, temos acesso imediato a todo o tipo de informação e em qualquer parte do mundo. A comunicação entre pessoas é cada vez mais facilitada. A Ciência também, graças às novas tecnologias, tem evoluído muito. Têm-se descoberto coisas incríveis através de novos aparelhos. A Medicina todos os dias dá um novo passo, descobrindo coisas que até então eram desconhecidas. O Homem usa também as novas tecnologias, para explorar o meio que o rodeia, permite-o explorar o Universo. 

Todavia, as novas tecnologias têm também os seus efeitos secundários. Estas quebram a relação física entre as pessoas. Faz com que as pessoas se isolem no seu mundo, que não tenham contacto com o mundo físico. O mundo virtual torna-as reféns, faz com que deixem de ter contacto com o mundo exterior. Talvez nos dias que decorrem, as crianças prefiram estar em casa a jogar computador, do que a brincar na rua. Eu, pessoalmente, noto muito isso, pois antigamente o silêncio da rua era “quebrado” com o riso das crianças a brincarem. Agora, ao caminhar num jardim existe um silêncio ensurdecedor. 

As novas tecnologias, influenciam cada vez mais as relações físicas, o que está na moda são as relações virtuais. Já ninguém prescinde de uma conversa no msn, de conhecer e fazer amigos na internet. As pessoas esquecem-se que, é muito raro, arranjar relações verdadeiras e sinceras utilizando estes meios. Aí, as pessoas podem criar personagens fictícias, podem criar um mundo imaginário. Eu nunca hei-de trocar uma boa relação de amizade física por uma virtual. Esta sim, é verdadeira, tem personagens reais que vivem num mundo real. 

Cada vez mais chegam-nos notícias de abusos, fraudes por intermédio da internet. Talvez se as pessoas se acomodassem um pouco menos, muitas dessas situações fossem evitadas. 

O mesmo se passa com a grande quantidade de informação recebida. De minuto a minuto, vai surgindo nova informação, cabe-nos saber distinguir qual é a verdadeira e qual é a falsa. Mas, por vezes, a informação é oferecida de tal maneira, que nos deixa completamente deslumbrados e com a nossa inocência, leva-nos a acreditar em tudo. 

Posso concluir, que o avanço da tecnologia é muito importante em campos relacionados com a Ciência, Medicina, Astronomia. Agora a nível de convívio, não a usem com esse fundamento. Saiam de casa, mantenham contacto com a Mãe Natureza. Usufruam de todas as belezas que o nosso planeta nos oferece. Não se deixem ficar reféns dum mundo virtual, de um mundo que não existe.

Sem comentários:

Enviar um comentário