Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

22 de março de 2010

Entrevista virtual ao Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

Sr. Presidente, o Sr. Foi um dos impulsionadores do movimento contra a passagem do TGV em Alcobaça.
Agora como presidente o que tem feito, não só, para continuar essa luta mas também para impedir que construam no corredor reservado á passagem do dito comboio.

Presidente:
Bem, as obras que estão a ser feitas já tinham sido aprovadas. Desde que estou na Câmara ainda não aprovamos nenhuma construção nesses locais.

Mas, SR. Presidente, não seria ético alertar as pessoas que estão a construir ou a comprar nessas zonas, para o perigo que correm de verem a s suas casas demolidas?


Presidente:
Eu não posso vedar o concelho em toda extensão do corredor do TGV para impedir que aí se construa.

Há sempre a possibilidade de colocar placas, nas entradas das localidades, solicitando às pessoas que se informem na Câmara ou nas Juntas de Freguesia dos riscos que estão a correr.


Presidente:
Bem, isso…Não tenho conhecimento de nenhuma situação em concreto.

Mas existem e se o Sr. quiser eu mostro-lhas…mas mudemos de assunto.

O Sr. Foi eleito há 5 meses, na campanha eleitoral prometeu que seria o presidente de todos os Alcobacenses e que trabalharia para o progresso e o bem-estar da população de Alcobaça.
Como explica a recente aprovação do PDM, na última Assembleia Municipal e que vai contra os interesses da população?

Presidente:
O PROT-OVT é uma resolução do Conselho de Ministros que determina a elaboração do Plano de Ordenamento do Território para a Região do Oeste e Vale do Tejo.

Deixe-me interrompê-lo, mas na Assembleia Municipal anterior o Sr. Presidente tinha todos os Presidentes de Junta, incluindo os do seu partido, contra este plano e, agora acabaram por aprová-lo, o que se alterou desde essa data?

Presidente:
Nós reunimos com os Presidentes de Junta e com os deputados do PSD, antes de cada Assembleia Municipal e esclarecemos algumas dúvidas que levaram à mudança de opinião.

Mas reuniu com todos ou só com os do PSD?

Presidente:
Só reunimos com os do PSD, é prática que sempre utilizamos desde que o PSD é poder na Câmara de Alcobaça.

Mas o SR. É Presidente da Câmara de Alcobaça e não apenas dos eleitos do PSD.

Presidente:
Eu não discriminei ninguém, volto a referir que é uma prática de há muitos anos os deputados do PSD reunirem antes de cada Assembleia Municipal.

Mas há gente no seu partido a discordar, apesar de terem votado favoravelmente, este plano entretanto aprovado.

Presidente:
Sim é verdade, mas não tínhamos alternativa, a não aprovação impediria o município de ter acesso a algumas verbas do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) isto é, fundos comunitários de políticas de coesão económica e social.

Então votaram sob Chantagem do Governo, tal como fizeram anteriormente com os Centro escolares e a Nova Carta Educativa?

Presidente:
Não se trata de chantagem, trata-se apenas de adequar os planos locais às directivas Nacionais e da UE.

Chame-lhe o que quiser, a verdade é que é de chantagem que se trata, se não aprovarem cortam-lhes os subsídios…então onde está a independência do poder local democrático?
Para ir de encontro aos caprichos dos governantes e dos grandes interesses da União Europeia os senhores prejudicam toda a população do Concelho.

Presidente:
Não, eu não prejudiquei ninguém, apenas me limito a adequar os planos locais às directivas do Governo e da UE.

Como não prejudica ninguém? Então se aumenta a área para 4 hectares (40.000 m2) para se poder construir – o Sr. Sabe bem que no Concelho há um reduzido número de parcelas com essa área, logo serão poucos os que vão poder construir nas aldeias.
Primeiro retiraram as escolas e concentram-nas em grandes centros urbanos, entretanto acabam os postos de correios, vão fechando os postos médicos, não permitem que as pessoas construam – é a desertificação completa do mundo rural.

Presidente:
Bem, as casas continuam a existir e as pessoas continuam a residir nelas, ninguém as vai obrigar a virem para a cidade.

Sim, ninguém as obriga, mas se deixam de ter serviços essenciais à sua permanência, acabam por abandonar as aldeias, principalmente as novas gerações.

Esta entrevista é virtual, não aconteceu mas reflecte a realidade.


A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, no passado dia 11 de Março, a adesão do Plano Director Municipal (PDM) às regras do (PROT-OVT) com 27 votos favoráveis (PSD, CDS e a maior parte dos Presidentes de Junta), 4 votos contra da (CDU e BE) e com as abstenções 5 ( PS e o Presidente da Junta de Alpedriz).

A abstenção acaba por ser uma concordância encapotada e não um voto de protesto contra o que está em causa.

Sem comentários:

Enviar um comentário