Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

1 de maio de 2010

Imperialismo fase Superior do Capitalismo (6)

Trechos e Reflexões:
"sistema de participação"

«O dirigente controla a sociedade fundamental (literalmente, a "sociedade-mãe"); esta, por sua vez, exerce o domínio as sociedades que dependem dela ("sociedades-filhas"); estas ultimas, sobre as "sociedades-netas", etc.
É possível, deste modo, sem possuir um capital muito grande, dominar ramos gigantescos da produção. Com efeito, se a posse de 50% do capital é sempre suficiente para controlar uma sociedade anónima, basta que o dirigente possua apenas 1 milhão para estar em condições de controlar 8 milhões do capital das sociedades-netas. E se este entrelaçamento vai ainda mais longe, com 1 milhão podem controlar-se 16 milhões, 32 milhões, etc.»

Com efeito, a experiência demonstra que basta possuir 40% das acções para dirigir os negócios de uma sociedade anónima, pois uma certa parte dos pequenos accionistas, que se encontram dispersos, não têm na prática possibilidade alguma de assistir às assembleias gerais, etc.»

Sem comentários:

Enviar um comentário