Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

3 de abril de 2010

Este mundo e o outro


Qual a função dos media, nomeadamente a TV? A TVI, que tem andado nas bocas do mundo pela alegada tentativa de ser arregimentada para o PS e José Sócrates, vai apresentar um programa em que se vão estabelecer “contactos com algumas almas geralmente designadas como sendo «do outro mundo»”. Digaa TVI disser, ele “constituirá mais um reforço, provavelmente não deliberado nem sequer inteiramente consciente, da ofensiva em curso desde há muitas décadas contra a Razão e o racionalismo em nome de outras supostas formas de conhecimento.Sinais dos tempos…


E por um pesado motivo: é que o racionalismo conduz ao lúcido conhecimento das sociedades, à identificação das iniquidades, à indignação, ao combate pela transformação. Ao passo que o irracionalismo, complementado com o descrédito da Razão, transporta boa parte das questões, se não todas elas, para as penumbras da secundarização ou mesmo do esquecimento.

Não direi que esse objectivo esteja em quem se lembrou de promover a participação de «almas do outro mundo» nas emissões da TVI: por vezes as motivações são mais que remotas, até estão apenas no que dantes se diria ser o «air du temps».

Mas, como diria o outro, lá que as há, há.

1 comentário:

  1. É mais uma prestimosa contribuição para a estupidificação das pessoas. Dir-se-à que só vê quem quer, mas sabe-se como este é um assunto que apela aos instintos primários de uma população crente, facilmente manipulável.
    Por outro lado, dá-me um gozo danado ver um combatente do "rigor e objectividade", como se apelida Moita Flores, envolvido nesta trapaça. Ou tem muita lata, ou não tem pingo de vergonha - aliás, as duas complementam-se -.

    ResponderEliminar