Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

14 de janeiro de 2010

"Crédito mal parado..."

Ao ouvir ontem as noticias, confesso que fiquei emocionado e até pensei em dar algum do meu pobre salário para ajudar os banqueiros e seus lacaios.
“O crédito mal parado das empresas e particulares sobe, diariamente, aos milhões de euros” – mencionava a referida notícia numa dessas televisões sempre aplicadas a “informar-nos convenientemente”.
No entanto não informam sobre os milhões de euros ganhos, diariamente, pela banca e dos chorudos ordenados auferidos pelos respectivos administradores.
Como é possível que em tempo de crise os bancos e as grandes empresas, privadas, continuem a arrecadar milhões de lucros quando a maioria das pequenas e médias empresas estão a falir e os trabalhadores passam fome?
É fácil perceber, nos bancos tudo se paga, os cheques são caríssimos, os extractos pagam-se, as fotocópias pagam-se, as anuidades dos cartões e juros elevadíssimos pela sua utilização, reduzem o número de trabalhadores e os que ficam são obrigados a trabalhar mais horas.
Recebem milhões do estado, dos nossos impostos, tudo fruto do nosso trabalho, para manterem os níveis de lucro o mais alto possível.
Pagam menos imposto ao fisco que um trabalhador que vive apenas do salário.
Para que serva esta campanha? – Argumentos para pagarem menos impostos e exigirem mais ajudas do Estado e como já estão a fazer, apelar para uma grande contenção salarial?
Sim, é isso e muito mais. Querem a privatização do que ainda continua estatal: caixa Geral de Depósitos, TAP, ANA, REN, Segurança Social, Sistema de Saúde e tudo o que lhes possa continuar a encher os bolsos.