Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

23 de janeiro de 2010

Eu quero tirar o 12º ano!

Quando for grande também quero tirar o 9º ano e de seguida o canudo do 12º ano.

Vou ceder ao apelo dos vários cartazes que proliferam por esse país fora e inscrever-me num destes cursos tirados à pressa.
O Slogan é apelativo: Melhor qualificação para ter melhor emprego.
Os empregos escasseiam; há mais desempregados (cerca de 700 mil), não arranjam os jovens, verdadeiramente qualificados, não arranjam trabalho e o que conseguem é precário.
Qualificação em quê? – Basta escrever uma pequena história comentando os vários aspectos da vida profissional e familiar ou copiar um texto da revista “Maria”, do “jornal a Bola”, ou do livro de um clube qualquer; saber fazer “enter” e “delete” no computador e, já está…tens o 9º ano.
Para o 12º pouco mais é necessário, frequenta-se umas aulas, durante um ano, pede-se a alguém que faça uns trabalhitos e, pronto…cá com o diploma. Com direito a ser entregue pelo 1º ministro, com televisão a acompanhar.
Quem beneficia? – o governo que apresenta estatísticas com números elevados de formação; os que estão na engrenagem a receberem muitos euros por hora.
Porque não dar oportunidade a outros? Por exemplo a médicos que tanta falta fazem em Portugal.


Sugiro:
Um jovem com mais de 18 anos que saiba esfolar e abrir um coelho….Médico;
Outro que saiba mudar as fraldas e dar o beberão ao irmão…Educador de infância;
Ainda outro que feito um carrinho de rolamentos…Engenheiro; (por menos o nosso 1º Ministro é engenheiro).
E mais um que tenha feito uma casota para o cão…Arquitecto.
Todos ficamos a ganhar: os pais não pagavam propinas e os filhos não precisavam de andar tantos anos a estudar. O Estado poupava nas Universidades, as estatísticas subiam e podíamos ter a maior taxa de licenciados da Europa.

1 comentário:

  1. antónio carvalho24/01/10, 01:40

    Infelizmente é assim. Não há sitio, onde não exista um qualquer curso de novas oportunidades, tipo pacote "Omo lava mais branco".
    Conheço algumas pessoas que resolveram tirar o 12º. ano por razões de estatuto e conheço outras que o fizeram com a intenção de aprender alguma coisa, nomeadamente de conhecimento cientifico ou doutrinário. Estas últimas, só tiveram a oportunidade de perceber claramente o logro da chamada formação, pois o que se trata na verdade é de mera estatística e de dar cobertura a empresas e quadros na área da formação, distribuída para empregos ficticios.

    ResponderEliminar