Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

8 de janeiro de 2010

O trabalho de Sísifo

Por desprezar os deuses gregos, Sísifo foi por estes condenado, após a sua morte, a um trabalho eterno que consistia em rolar um enorme penedo até ao cimo da montanha, despenhando-o novamente para a base e recomeçando o ciclo, permanentemente.
Lembrei-me desta história a propósito do "sacríficio" que o PSD está a fazer para acordar com o governo/PS a aprovação do Orçamento/2010 e encontrar a solução para a redução do "déficit".
Sabendo que têem sido estes mesmos PS/PSD a "governar/se" o país há 35 anos, com todas as consequências que estão há vista, o que tal acordo promete é um agravamento da situação social e laboral da população em geral e dos trabalhadores em particular, um aumento ainda maior dos custos de produção das micro, pequenas e médias empresas e obrigá-los, a todos, a contribuir para mais um ciclo de acumulação capitalista, até à próxima crise, onde tudo será desbaratado.
Depois, recomeça tudo de novo, tal como na história de Sísifo.
Com um senão: Sísifo faz parte da mitologia grega, não incomoda ninguém.
Os trabalhadores, esses estão aí, com as suas organizações de classe, aprendendo com o passado, melhorando o presente e construindo o Futuro, que será quando os de cima não puderem e os de baixo não quiserem.