Além!

Porque o silêncio é às vezes o caminho mais dificil, é preciso encontrar avenidas de tambores a rufar entre tantas mordaças, para construir a sempre inacabada e desejada felicidade, de viver sempre a juventude presente. Tempo de desejo é sempre tempo de Futuro.

15 de janeiro de 2010

«A retoma já chegou»!

«A retoma já chegou»!
Quem o diz é o Dr. Constâncio que, lá do alto do seuBanco, garante que «Portugal vai voltar a crescer este ano e crescerá ainda mais em 2011».

Quer isto dizer, então, que em 2010 a maioria dos portugueses vai viver melhor do que viveu em 2009?
Alto aí, nada de tirar conclusões precipitadas: quem vai viver viver melhor este ano do que viveu no ano passado é a minoria dos portugueses - porque como facilmente se compreende o «crescimento» não chega para todos...

Aliás, como o Banco do Dr. Constâncio, pertinentemente,fez questão de nos lembrar, 2009 foi o ano «do esmagamento dos lucros dos patrões» - a tal minoria... - e acabar com esse «esmagamento» é, naturalmente, a primeira prioridade.

Por isso, garante também o Dr. Constâncioos lucros dos patrões irão aumentar em 2010.
Como?
Dr. Constâncio explica: «através do aumento moderado de salários e de uma evolução favorável da produtividade».
Simples, como se vê: ganhando menos e trabalhando mais, os trabalhadores repararão essa tremenda injustiça que é «o esmagamento dos lucros dos patrões»...

Assim, disse o Dr. Constâncio, «os salários deverão aumentar 1%».
É pouco?
Bom, não é tão mau como à primeira vista pode parecer, já que, garante ainda o Dr. Constâncio«em 2010 os preços vão aumentar apenas 0,7%».
Além de que, isto digo eu, se o Dr. Constâncio for aumentado em 1%, o seu aumento será mais do dobro do salário mensal da maioria dos portugueses - por aqui se vê que 1% é um grande aumento...

Quanto ao desemprego... bem, aí as coisas não estão muito bem encaminhadas - mas também não se pode ter tudo, não é verdade?
É, é verdade: apesar da «retoma», do «crescimento» e de tantas outras coisas boas, «em 2010 o desemprego vai continuar a aumentar» - «prevendo-se, mesmo, que possa vir a bater novos recordes».
Mas, atenção, nada de alarmismos: mesmo que o número de desempregados venha a atingir o milhão, o mais importante está assegurado: em 2010 será posto termo definitivo ao «esmagamento dos lucros dos patrões».

(Entre parêntesis: segundo as contas do Banco do Dr. Constâncio«em 2009, os preços baixaram 0,9%» - coisa que me espanta tanto mais quanto sendo eu cliente do mesmo Pingo Doce onde se abastece o Dr. Constâncio, não dei por essa baixa de preços...)




Por Fernando Samuel em 13.01.2010 AQUI